Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

*Estudo de: Eurípedes Kühl

PALAVRAS INICIAIS

Em Out/2003, fomos convidados pelos amigos do CECA - Centro Espírita Caminhos do Amor", de Ribeirão Preto/SP, para mensalmente elaborarmos texto de análise dos temas de "O Livro dos Espíritos".

O encargo, necessariamente, é superior à nossa capacidade.

Recusar, de pronto nos acorreu.

Contudo, simultaneamente, nos lembramos de Emmanuel:

"Nossa maior gratidão para com a Doutrina dos Espíritos (O Espiritismo) será divulgá-lo...".

Por isso aceitamos a honrosa quanto difícil incumbência, dentro do princípio de participar, o quanto possível, da divulgação do Espiritismo.

Assim, com o "nosso possível", aqui estamos.

LIVRO ESPÍRITA NÚMERO UM!

Nossos pensamentos volvem a 18/4/1857, no lançamento de "O Livro dos Espíritos", pedra angular da Doutrina dos Espíritos.

Tamanha e tanta é a luz que emana dessa obra, que dela, com gratidão profunda, reverenciamos seu autor fundamental: o Mestre Jesus, eis que nela recorda aquilo que já havia dito e exemplificado, derramando ensinamentos morais, cumprindo o prometido quanto ao Consolador espiritual dos tempos modernos.

Naturalmente, Jesus incumbiu prepostos de repassarem a Allan Kardec - investigador emérito - as respostas que iluminariam a dúvida humana, consubstanciada nas reflexões filosóficas de todos os tempos: de onde vim, a que estou, para onde irei?

A essas três perguntas fundamentais da existência humana, bem como a centenas de outras, O Livro dos Espíritos responde, com lógica irretorquível. É por isso que reafirmamos:

O Livro dos Espíritos: livro espírita número um!

Antes de realizar nosso rasteiro vôo sobre as páginas de tão abençoada obra, alicerce para todas as demais obras literárias espíritas, pedimos licença aos amigos internautas para lucubrarmos sobre o "pré-Espiritismo", o que, em linhas gerais, significa passarmos em revista o mundo "pré-Allan Kardec":

  Em Moisés, com a Bíblia, temos uma primeira revelação.

  Jesus, sol brilhante nas almas, nos trouxe o Evangelho, que podemos considerar como a segunda revelação. Deixou-nos uma promessa...

  Depois de Moisés e de Jesus, a História registra que a humanidade, conquanto o progresso material, mergulhou por várias vezes, em séculos que cobriram de trevas morais o progresso moral:

  martírio dos cristãos nas arenas romanas

  as "Cruzadas"

  a Inquisição.

Então... Soou a hora de um farol bendito iluminar a mente humana.

O CONSOLADOR

(Prometido por Jesus: João, Cap 14, v. 15 a 17 e 26)

O Espiritismo é o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, dessa forma, à Humanidade, as bases reais para sua espiritualização - estávamos na segunda metade do séc. XIX;

Para cumprir o que Jesus houvera prometido, o Espiritismo realiza:

  conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra;

 atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

Indubitavelmente, a Doutrina dos Espíritos é a terceira revelação!

ENSINAMENTOS ESPÍRITAS

Complementando essa rápida volta ao passado, apresentamos (á guisa de pequeno "trailler") breve sinopse dos assuntos abordados no O Livro dos Espíritos - primeiro livro da série denominada "Obras Básicas do Espiritismo".

Pontos Fundamentais:

DEUS: é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente bom e justo;

  O UNIVERSO: é criação de DEUS. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais;

  MUNDO ESPIRITUAL: além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados;

  OUTROS MUNDOS HABITADOS: No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos do que os homens;

  LEIS DIVINAS: todas as Leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Perfeitas, eternas, imutáveis, abrangem:

a. Leis físicas - minerais;

b. Leis naturais - vegetais;

c. Leis da conservação das espécies: animais;

d. Leis Morais: homens.

Reencarnação - Vidas sucessivas

"A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o Espírito muitas existências sucessivas:

a. É a única que corresponde à idéia que formamos da justiça de DEUS para com os homens que se acham em condição moral inferior;

b. É a única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações;

c. A razão no-la indica e os Espíritos a ensinam"

Jesus - Modelo e Guia

 Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade;

 A doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus - o Amor!

 A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens;

 A prática dos ensinamentos do Mestre Jesus é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade;

 Lei Áurea Cristã : "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

Livre-Arbítrio

O homem tem livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. A essa responsabilidade podemos denominar:

 Lei de Causa e Efeito

  Lei de Ação e Reação

 Choque de retorno

  Carma (expressão sânscrita) - bom ou mau.

Para auxiliar o homem a decidir, pelo bem ou pelo mal, quando o situou nas faixas inaugurais da razão, Deus dotou-o de:

 Inteligência: entendimento / análise / decisão

 Consciência: bússola infalível da direção moral a seguir

  Livre-arbítrio: atributo individual de decidir.

A Prece

  É um ato de adoração a Deus;

  Está na Lei Natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador;

  Torna melhor o homem: aquele que ora com fervor e confiança as faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo;

  A prece é um socorro que jamais a Providência Divina se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

Princípios Espíritas

  Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebeste";

  O Espiritismo não impõe os seus princípios: convida os interessados em conhecê-los, a submeter os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los;

  O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social;

O Espiritismo reconhece que "o verdadeiro homem de bem é do que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".


AOS AMIGOS INTERNAUTAS

"O Livro dos Espíritos" é composto de:

  INTRODUÇÃO

  PROLEGÔMENOS

  PARTE PRIMEIRA: 4 capítulos

  PARTE SEGUNDA: 11 capítulos

  PARTE TERCEIRA: 12 capítulos

  PARTE QUARTA: 2 capítulos

  CONCLUSÃO.

Assim, além desta primeira apresentação ("que começa pelo começo"), na próxima estaremos comentando aspectos biográficos de Allan Kardec, de forma sintética, para que já na terceira adentremos efetivamente a comentar as luzes desta sublime obra.

Nosso pensamento para assim proceder, prioriza um singelo alicerce, para que eventuais internautas não-espíritas, que eventualmente venham a navegar nas nossas páginas, encontrem notas iniciais, indicadoras do que se trata e do que virá adiante.

Ribeirão Preto/SP - Primavera de 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário