O LIVRO DOS MÉDIUNS
(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)
SEGUNDA PARTE
DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS
CAPITULO XVI
MÉDIUNS ESPECIAIS
Estudo 75 - 190. Médiuns especiais para efeitos intelectuais. Aptidões diversas.
Médiuns extáticos: os que, em estado de êxtase, recebem revelações da parte dos Espíritos. "Muitos extáticos são joguetes da própria imaginação e de Espíritos zombeteiros que se aproveitam da exaltação deles. São raríssimos os que mereçam inteira confiança."
Médiuns pintores ou desenhistas: os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante.
O trabalho considerado sério terá como característica a fidelidade ao estilo peculiar de cada artista. Pode ser sucessivo e algumas vezes simultâneo com escolas distintas, não raro antagônicas; haverá a maneira não convencional de grafar ou pintar, a rapidez, a elaboração com ou sem pincéis, espátulas, uso de ambas as mãos, pés, olhos abertos ou fechados, claridade ou obscuridade, luz solar ou noite, tudo realizado em minutos ou segundos.
Revista Espírita de 1858 – Agosto: Os Espíritos levianos se comprazem em imitar. Na época em que apareceram os notáveis desenhos de Júpiter, surgiu grande número de pretensos médiuns desenhistas, que Espíritos levianos induziram a fazer as coisas mais ridículas. Um deles, entre outros, querendo eclipsar os desenhos de Júpiter, ao menos nas dimensões, quando não fosse na qualidade, fez que um médium desenhasse um monumento que ocupava muitas folhas de papel para chegar à altura de dois andares. Muitos outros se divertiram fazendo que os médiuns pintassem supostos retratos, que eram verdadeiras caricaturas.
Médiuns músicos: os que executam, compõem, ou escrevem músicas, sob a influência dos Espíritos. Podem ser mecânicos, semimecânicos, intuitivos e inspirados, como os há para as comunicações literárias. Há também os médiuns de efeitos musicais que são aqueles que provocam a execução de composições em certos instrumentos musicais, sem contato com os mesmos.
Complementando nosso estudo, transcrevemos a questão 74 item 24, já estudada:
Cap IV – 76-24: Dizes que o Espírito não usa as mãos para mover a mesa, mas em certas manifestações aparecerem mãos a dedilharem teclados, movimentando as teclas e produzindo sons. Não parecia, nesse caso, que as teclas eram movimentadas pelos dedos? E a pressão dos dedos não é também direta e real, quando a sentimos em nós mesmos, quando essas mãos deixam marcas na pele?
— Não poderias compreender a natureza dos Espíritos e sua maneira de agir por meio dessas comparações, que dão apenas uma ideia incompleta. É um erro querer sempre assemelhar às vossas, as maneiras deles procederem. Os processos dos Espíritos devem estar sempre em relação com a sua organização. Já não dissemos que o fluido do perispírito penetra na matéria e se identifica com ela, dando-lhe uma vida factícia? Pois bem, quando o Espírito movimenta as teclas com os dedos, ele o faz realmente. Mas não é pela força muscular que faz a pressão. Ele anima a tecla, como faz com a mesa, e a tecla obedece à sua vontade e vibra a corda. Neste caso, ocorre um caso de difícil compreensão para vós. É que certos Espíritos são ainda tão atrasados e de tal forma materiais em comparação com os Espíritos elevados, que conservam as ilusões da vida terrena e julgam agir como quando estavam no corpo. Não percebem a verdadeira causa dos efeitos que produzem, como um pobre homem não compreende a teoria dos sons que pronuncia. Se perguntares como tocam o piano, dirão que com os dedos, pois assim creem fazer. Produzem o efeito de maneira instintiva, sem o saberem, e não obstante pela sua vontade. Quando falam e se fazem ouvir, é a mesma coisa, da mesma maneira que a mímica substitui, nos mudos, a palavra que lhes falta.
Bibliografia:
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap XVI - 2ª Parte – item 190
BIGHETTI, Leda Marques – Educação Mediúnica – Teoria e Prática-1º volume: 1.ed. Ribeirão Preto: BELE, 2005 - pág 206 - 207
Tereza Cristina D'Alessandro
Janeiro 2008
Centro Espírita Batuíra
cebatuira@cebatuira.org.br
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