Sonia
Theodoro da Silva
“A educação, baseada numa concepção exata da
vida, transformaria a face do mundo. Suponhamos cada família iniciada nas crenças espiritualistas sancionadas pelos fatos e incutindo-as aos filhos (...): uma rápida transformação
social operar-se-ia então sob a força dessa dupla corrente." (Depois
da Morte, Léon Denis, cap. 54)
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Não é outro o propósito da Doutrina
Espírita: sua tese, a filosofia que propõe, esclarece, elucida, pois está
intrinsecamente unida aos fatos comprovados pelo seu método investigativo em
bases científicas; sua antítese, a aparente impossibilidade de conciliar seus
conteúdos ético-morais, sem resvalar no pieguismo ou no dogmatismo das religiões;
sua síntese, Jesus, pois Ele, Espírito plenificado em bases sequer imagináveis
pelos seres humanos, aproxima-se da dimensão evolutiva da Terra, e traz,
pessoalmente, aos homens, a Sua mensagem, por meio de metáforas e parábolas,
absolutamente compreensíveis por todas as culturas e raças de todos os tempos,
se faz o homem, e próximo aos homens sofre com e como eles, legando-nos o consolo do conhecimento das causas das
dores humanas; elucida que a verdadeira religiosidade não se faz às custas de
bens materiais ou do sacrifício de vidas humanas, mas da doação de si, num
exercício constante de fraternidade e de paz, retrato das Leis Divinas,
presença de Deus em nós. E, ao despedir-se, lega à posteridade a sua herança: a
vinda de um Consolador, que acompanharia os homens já amadurecidos pelo tempo,
na transição de sua escala moral.
Há
exatos 152 anos, um dos fiéis servidores de Sua Causa retoma a roupagem carnal,
e, partícipe da Falange do Espírito da Verdade, vem referendar, nesta fase da
evolução, humana, os ensinos de Jesus,
porém desta vez, com o acompanhamento direto
de diversos Espíritos, reencarnados ou não, mas todos condutores da realização
de um projeto educacional ele
próprio, Rivail ou Allan Kardec, educador,
que elucidaria, em bases seguras e inquestionáveis, os aspectos da existência humana relegados à abordagem
místico-religiosa de todos os tempos, e absolutamente apartados do
desenvolvimento científico realizado pelo homem, em sua eterna busca pelo
saber.
Temas como Deus, natureza, imortalidade da
alma, vida após a morte, o porquê da existência humana, dos sofrimentos e das
dores, a desigualdade na distribuição dos bens materiais, as penas e o vazio
existencial, e, nos dias atuais, o fundamentalismo religioso que estimula
guerras em nome de um deus vingador que pensa suprir a necessidade intrínseca
de justiça equânime nas relações humanas, levando ao suicídio como alternativa de
solução dessas questões, as fugas espetaculares por meio do autocídio lento
pelo álcool e drogas que entorpecem a razão e a emoção, sempre foram temas
segmentados e departamentalizados pelas religiões e pelas filosofias, na
tentativa de responder ou encaminhar o ser
humano às respostas cabíveis.
Contudo, as religiões fecharam-se no ensino daquilo que mais sabem
fazer: religião.
Não
encaminham o ser humano à sua espiritualidade, mas à perpetuidade repetitiva e
exaustiva dos ritos e rituais que, vazios, emudecem o raciocínio, criando
obstáculos à realização dos anseios humanos. Por outro lado, as filosofias
fecharam-se no niilismo existencialista e as ciências no positivismo
materialista.
Mas eis que surgem, no dizer de Arnold
Toynbee, as minorias criativas, e, o Espiritismo elucida, dizendo-as preparadas
para o advento da Nova Educação com bases no conhecimento da real identidade do Espírito, imortal e interexistente em
dimensões aparentemente opostas, porém, que se completam, pois ambas são parte da Escola do Espírito, essas minorias
se espalham pelo planeta, e iluminam a Ciência com a dose necessária de ética e
espiritualidade, a Filosofia
para a elucidação das questões
referentes ao Ser metafísico interexistente,
a Religião que conduz o Ser ao amor a si mesmo e ao próximo, através do Amor
de Deus latente em ambos e na Natureza.
O Livro dos Espíritos é a Filosofia que traz ressignificação para
a existência humana, colocando o Espírito em sua verdadeira estatura, como o
Ser que, na linha do tempo, se auto-educa, desenvolve as suas potencialidades
latentes, aprende com a Vida e com as dores, que são como instrumentos de despertamento para a realização daquele desiderato.
O Livro dos Espíritos é a Ciência que decodifica os fenômenos à luz da
razão, do empenho intelectual que busca a origem de todas as coisas, e
descobre, o Princípio Inteligente do Universo, presente por trás do véu
material que o enclausura na prisão dos sentidos.
O Livro dos Espíritos é a Religião em espírito e verdade, que desmistifica
e desmitifica a Jesus como divindade de um panteão mitológico inatingível porque
inexistente, e o traz, a Ele, exemplo maior de Vida e Amor e aos que lhe seguiram os passos, para a nossa convivência,
para a nossa razão e para os nossos sentimentos, concedendo-nos a fé que pensa,
que raciocina, que é indestrutível, porque construída com sabedoria.
O Livro dos Espíritos, portanto, é a Educação por
excelência, porque reconduz
o Ser ao autoconhecimento, sem metalinguagens, sem sistemas, remodelando-o à
luz do discernimento, conscientizando-o da grande responsabilidade que lhe cabe
diante da Vida, da própria existência, e do outro, seu semelhante, seu irmão.
Sonia
Theodoro da Silva
é tradutora e graduanda
em Filosofia, residente em São
Paulo, Brasil, colabora
na FEESP, Casas André
Luiz e escreve para revistas e
jornais espíritas.
Jornal de Estudos Psicológicos
Ano II N° 3 Março e Abril 2009
The Spiritist Psychological Society
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