*PALESTRA VIRTUAL*
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
*Tema: Comunicação Direta*
*Palestrante: Ângela Coutinho*
Rio de Janeiro
*Organizadores da Palestra:*
*Moderador:* "Luno" (nick: [Moderador])
*"Médium digitador":* "Jailton" (nick: Angela_Coutinho)
*Oração Inicial:*
*Que possamos estar abertos ao aprendizado, aos ensinamentos que nos chegam pela generosidade de nossa querida palestrante e dos amigos espirituais. Inspira-nos a todos para fazer deste momento mais um instante feliz de nossa vida. Permanece conosco, agora e sempre. Que assim seja. (t)
*Apresentação do Palestrante:*
Nesse momento, participo da coordenação de Grupo de Comunicação Espiritual e que foi criado pela espiritualidade há quase dez anos. Sou professora, avó, mãe e amiga de muitas almas e pela tarefa que me cabe, médium, clarividente, psicógrafa, psicopictográfica. Efetivamos um trabalho de comunicação direta por meio da espiritualidade superior, tendo como coordenador nosso irmão Emmanuel e como dirigente dos trabalhos Henrique Karroiz.
Este trabalho objetiva a divulgação da doutrina cristã através da
prática do Evangelho no exercício diário às almas em necessidade
de ajuda ao corpo e a alma. (t)
*Considerações Iniciais do Palestrante:*
trazida por Jesus e ampliada por Kardec. Visando o aprimoramento de cada criatura, visando o alastramento da ciência diante do progresso da atualidade, os espíritos superiores vêm se sentindo, Há algum tempo, cerceados em suas comunicações. Ora, estas almas já conviveram conosco em várias vidas, participaram das mesmas problemáticas que passamos hoje, portanto, a vontade de ajudar, a necessidade de se fazerem presentes e atuantes se fez premente.
Este trabalho, elaborado há quase duzentos anos em plano espiritual, surgiu pelas necessidades acima dilatadas, numa comunicação direta de espíritos iluminados em proposta de desmistificação da mediunidade. (t)
*Perguntas/Respostas:*
<[moderador]> [1] - Em que consiste o trabalho de comunicação direta? Conhecemos, de O Livro dos Médiuns, o tipo de comunicação chamada pneumatografia ou escrita direta, que "é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem Intermediário algum; difere da psicografia, por ser esta a transmissão do pensamento do Espírito, mediante a escrita feita com a mão do médium." É definida também, na mesma obra, a pneumatofonia como sendo a capacidade dos Espíritos de fazer que "se ouçam gritos de toda espécie e sons vocais que imitam a voz humana, assim ao nosso lado como nos ares." Além destes dois tipos de comunicação comentados por Kardec em O Livro dos Médiuns, existe alguma outra modalidade de comunicação também poderia ser
chamada de Comunicação Direta? (t)
<[moderador]> [2] - O que é o grupo de comunicação espiritual? Com que objetivo o grupo foi fundado?
<[moderador]> [3] - Em que a Comunicação Direta difere da psicopraxia (vulgarmente conhecida por "incorporação")?
<[moderador]> [4] - Henrique Karroiz utiliza a Comunicação Direta objetivando levar às pessoas mais esclarecimento ou consolação?
<[moderador]> [5] - Gostaria de saber mais sobre Henrique Karroiz.
genro de Emmanuel, na Galiléia. (t)
<[moderador]> [6] - Angela, você disse que era médium psicopictográfica. Poderia nos explicar o que é a psicopictografia? Existe algum tipo de relação entre a psicografia a psicopictografia, ou seja, qualquer médium psicógrafo pode tornar-se psicopictográfica?
<[moderador]> [7] - Gostaria que você explicasse mais detalhadamente a aplicabilidade da pintura mediúnica e da terapia musical dentro da comunicação direta.
<Ângela_Coutinho> Henrique Karroiz usa a sua versatilidade de pintura e musicalidade para tocar as almas em suas necessidades mais profundas, fazendo-as se colocarem realmente naquilo que são e possibilitando um diálogo mais franco, para que as dúvidas sejam afastadas, para que as lacunas sejam preenchidas. O irmão, acima de tudo, é um psicólogo e espírito amoroso, que envolve a todos com muito carinho e muita compreensão. (t)
<[moderador]> [8] - A que se deve o "cerceamento" das comunicações dos Espíritos Superiores aos encarnados? Segundo nosso irmão Emmanuel, o bloqueio à fala da espiritualidade se deve, na atualidade, à falta de percepção e estagnação de idéias.
Bem, podemos sentir, não em todos os pontos do país, uma certa relutância em se permitir a voz da espiritualidade numa orientação direta às casas espíritas. Voltando à Kardec, o que nos trouxe a comunicação dos espíritos e que nos deu oportunidade de hoje
estarmos com uma bagagem básica, para que nós, médiuns, principalmente, e também almas sensíveis, pudéssemos hoje ter adquirido maior conhecimento, compreensão acerca de nós mesmos e da vida eterna?
<Ângela_Coutinho> Por meio da palavra amiga e de grande sabedoria podemos hoje estar neste diálogo franco sobre a doutrina que os espíritos nos trouxeram. Pergunto eu: Será que a espiritualidade já disse tudo? Será que já progredimos o suficiente para que nada mais precise ser dito? É lógico que não. Somos ainda muito primários, pequenos, precisando de maior conhecimento, ajuda e dilatação da ciência do viver. Por isso, meus amigos, os dirigentes dos trabalhos do Grupo de Comunicação Espiritual enfatizam o alastramento da doutrina espírita-cristã. (t)
<[moderador]> [9] - Qual o papel dos perispíritos do encarnado e do desencarnado nos trabalhos de comunicação direta?
<[moderador]> Duas perguntas relacionadas: [10] - Considerando o CUEE, poderia nos dizer onde mais está sendo difundida a comunicação direta? Este trabalho de Comunicação direta é feito em algum outro lugar?
<[moderador]> [11] - Angela, veja se entendi bem.
Comunicação Direta é um termo para se designar reuniões mediúnicas onde o público conversa diretamente com os Espíritos, ou seja, qualquer freqüentador da casa espírita pode participar das reuniões mediúnicas (como na Umbanda, por exemplo)?
Atenção!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
*A partir daqui foi o próprio Karroiz que respondeu às perguntas (inclusive fez as considerações finais)!*
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
<[moderador]> [12] - Karroiz: a sua encarnação como Henri de Toulouse Lautrec foi sofrida em diversos aspectos. Qual a principal lição aprendida naquela existência? Todo aquele sofrimento te deixou mais sensível aos dramas dos outros seres?
A impressão da personalidade vivenciada por mim, na França, foi de uma tristeza diante das defasagens espirituais, da falta de amor entre as almas e dos valores totalmente defasados entre criaturas que expressavam virtudes tão falsas.
A principal lição aprendida por mim foi a tristeza de ver o neglicenciamento de criaturas irmãs por não terem o abastecimento material valorizado e que era a coisa principal naquela época. (t)
<[moderador]> [13] - Toulouse foi portador de doença óssea que trouxe uma marca de rebeldia a seus trabalhos. O trabalho atual tem algum aspecto terapêutico em doenças degenerativas na infância?
<[moderador]> [14] - A espiritualidade está vendo bons resultados neste trabalho de comunicação direta no GCE?
<[moderador]> [15] - Pergunta para Karroiz (ou Angela): A médium não teria condições de passar a mesma mensagem ao público, caso não estivesse em transe (ou seja, caso estivesse apenas inspirada)?
<[moderador]> [16] - A arte terá papel mais destacado neste milênio que se inicia?
Por quê? Porque as almas sensíveis e aptas a dilatar condições extra-sensoriais e vibracionais estarão envolvidas por irmãos espirituais em afinidade de adestramento e quanto mais estes artistas se evangelizarem, souberem aliar o corpo e a alma numa transfiguração de sentimentos, de emoções e naturezas, a arte espírita se alastrará com objetivos mais amplos. (t)
<[moderador]> [17] - Sobre a resposta à pergunta 14 ("não vamos parar aí"), quais os passos seguintes a esse projeto da Comunicação Direta, planejados pela espiritualidade?
<[moderador]> Duas perguntas relacionadas: [18] - De que forma a pintura mediúnica pode ser usada como terapia? Qual o seu efeito? [19] - Pergunta: Você pode falar como a música ajuda no trabalho durante as reuniões?
<[moderador]> [20] - Como os encarnados estudam arte, em suas horas de sono? Há locais e horários especiais para isso no mundo dos espíritos?
apenas uma composição cármica necessária à alma encarnada, no seu desdobramento natural esta aptidão não estará atrelada às suas ânsias espirituais. (t)
<[[Moderador]]> [21] - Na comunicação direta, quando os médiuns não descrevem o que é solicitado por você, como se sente?
capacidade perceptiva, em condição espiritual e em estágio emocional. Estas divergências são razões mais do que suficientes para que o médium evite uma dilatação total ou parcial daquilo que está captando. (t)
*Considerações finais do palestrante:*
amigo. Que Deus nos acompanhe! Buenas noches! (Henrique Karroiz) (t)
*Oração Final:*
Agradecemos ao Pai Celestial, por nos dotar de vida e inteligência, capaz de nos conduzir passo a passo pelos caminhos da evolução espiritual. Agradecemos aos amigos espirituais, que nos revelaram a doutrina consoladora há um século e meio, e desde então não medem esforços em ajudar a humanidade a crescer. Que o Senhor da Vida nos abençoe com a possibilidade de prosseguirmos em nossas atividades de estudo e auxílio mútuo. Que Deus nos ilumine o caminho! Assim seja! (t)
Nenhum comentário:
Postar um comentário