O Homem Integral
As enciclopédias definem o homem como um “animal racional, moral e social,
mamífero, bípede, bímano, capaz de linguagem articulada, que ocupa o primeiro
lugar na escala zoológica; ser humano...”
O momento mais eloquente do seu processo evolutivo deu-se quando adquiriu
a consciência para discernir o bem do mal, a verdade da impostura, o certo do errado,
prosseguindo na marcha ascensional que o conduzirá às culminâncias da angelitude.
Estudado largamente através dos séculos, Pitágoras afirmava que ele
(o homem) é a medida de todas as coisas, enquanto Sócrates elucidava ser o
objeto mais direto da preocupação filosófica.
Durante o estoicismo e o neoplatonismo houve uma preocupação para
que ocorresse a “dissolução do homem em a Natureza”, mesmo aí revelando a
grande preocupação de ambas as escolas com este ser admirável.
Na conceituação cristã ele “transcende o mundo”, em uma dimensão totalmente
diferente desta.
Já o racionalismo o considera, desde Descartes, como o “ser pensante
por excelência, como a razão que compreende e explica o mundo e a si mesma.”
No espiritualismo idealista o “espírito tem a primazia em tudo que
se relaciona com o mundo e a vida humana”, enquanto que para o materialismo o “espírito
não é mais que uma forma de atividade da matéria que, em determinada fase de
sua evolução, de formas simples para outras mais complexas, adquiriu consciência...”
Mivart, o célebre naturalista inglês, analisando, psicologicamente,
o homem, esclarece que ele “difere dos outros animais pelas características da abstração,
da percepção intelectual, da consciência de si mesmo, da reflexão, da memória
racional, do julgamento, da síntese e indução intelectual, do raciocínio, da intuição
intelectual, das emoções e sentimentos superiores, da linguagem racional, do
verdadeiro poder de vontade.”
Sócrates e Platão estabeleceram que o homem era o resultado do ser
ou Espírito imortal e do não ser ou sua matéria que, unidos, lhe facultavam o
processo de evolução.
Os filósofos atomistas reduziam-no ao capricho das partículas que,
em se desarticulando, aniquilavam se através do fenômeno biológico da morte.
Jesus, superando todos os limites do conhecimento, fez se o biótipo
do Homem Integral, por haver desenvolvido todas as aptidões herdadas de Deus,
na condição de ser mais perfeito de que se tem notícia. Toda a Sua vida é
modelar, tornando se o exemplo a ser seguido, para o logro da plenitude, de
quem deseja libertação real.
A Filosofia, mediante as suas diversas escolas, tem procurado
oferecer ao homem caminhos que o felicitem em contínuas tentativas de
interpretar a vida e entendê-lo.
A Psicologia, que inicialmente se confundia com a estrutura
filosófica, de passo em passo libertou-se de seu jugo e, buscando estudar a
psique, alcançou, na atualidade, expressão de relevo para a compreensão do
homem, dos seus problemas e seus desafios psicológicos.
A multiplicidade de tendências ora vigentes, nessa área, comprova o interesse
dos estudiosos desta e de outras disciplinas do conhecimento, buscando a libertação
do indivíduo em relação aos desafios e dificuldades que o afligem.
Algo recentemente (1966) surgiu, nos Estados Unidos, a quarta força
em Psicologia, que é a Transpessoal, ampliando o campo de investigação além do Behaviorismo,
da Psicanálise e da Psicologia Humanista, fornecendo mais amplos esclarecimentos
sobre o homem integral... Os seus pioneiros vieram dos quadros da Psicologia
Humanista, facultando a introdução de alguns ensinamentos e experiências
orientais, graças aos quais abrem espaços para uma visão espiritualista do ser
humano em maior profundidade.
O Espiritismo, por sua vez, sintetizando diversas correntes de
pensamento psicológico e estudando o homem na sua condição de Espírito eterno,
apresenta a proposta de um comportamento filosófico idealista, imortalista,
auxiliando-o na equação dos seus problemas, sem violência e com base na
reencarnação, apontando lhe os rumos felizes que deve seguir.
Na presente Obra fazemos um estudo de diversos fatores de
perturbação psicológica, procurando oferecer terapias de fácil aplicação,
fundamentadas na análise do homem à luz do Evangelho e do Espiritismo, de forma
a auxiliá-lo no equilíbrio e no amadurecimento emocional, tendo sempre como ser
ideal Jesus, o Homem Integral de todos os tempos.
Embora reconheçamos singela a nossa contribuição, esperamos de
alguma forma auxiliar aqueles que nos leiam com real desejo de renovação e de
aquisição de saúde psicológica, consciente de havermos feito o máximo ao nosso
alcance, neste grave momento da Humanidade.
Joanna de Ângelis
Salvador, 20 de fevereiro de 1990.
O Homem Integral
DIVALDO PEREIRA FRANCO
DITADO PELO ESPÍRITO JOANNA DE ÂNGELIS
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