*13 NEDIUNIDADE DE CURA*
*Bibliografia Principal*
O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec) Capitulo
O Livro dos Espíritos – (Allan Kardec) Questões
*Bibliografia Complementar*
*TEMA*
*Mediunidade de cura - José Argemiro da Silveira*
Ribeirão Preto, SP
Temos observado que vários companheiros do movimento espírita reprovam
a mediunidade de cura, como se fosse uma atividade estranha à boa Doutrina.
Isto se deve, provavelmente, ao fato de que alguns médiuns dessa especialidade,
por não conhecerem, não procuram observar, no exercício da mediunidade, os
ensinamentos da Doutrina Espírita. Consequentemente, agem em desacordo com o
que ensina o Espiritismo, levando os menos avisados a reprovarem, em sua
totalidade, toda atividade desse campo. Porém, esta não é uma atitude correta.
O fato de alguns utilizarem mal suas faculdades, ou agirem em desacordo com os
princípios espíritas, não justifica a atitude de negar valor a todos que
trabalham nessa área. A mediunidade de cura é estudada no Espiritismo.
Portanto, neste, como em outros setores, é sempre necessário aprofundar o
conhecimento do assunto, para não emitir opiniões levianas, sem fundamento.
Necessário saber distinguir o certo do errado, não aprovar tudo, mas também não
reprovar, sem o devido conhecimento do assunto.
Allan Kardec no Livro dos Médiuns, 2.ª parte, cap. XVI, item 189,
registra: "Médiuns curadores - Os que têm o poder de curar ou de aliviar
os males pela imposição das mãos ou pela prece. Esta faculdade não é
essencialmente mediúnica pois todos os verdadeiros crentes a possuem, quer
sejam médiuns ou não. Frequentemente não é mais do que a exaltação da potência
magnética, fortalecida em caso de necessidade pelo concurso dos Espíritos
bons". No item 175, cap. 14, do mesmo livro: "Médiuns curadores - Somente
para mencioná-la, trataremos aqui desta variedade de médiuns, porque o assunto
exigiria demasiado desenvolvimento para o nosso esquema. Estamos, aliás,
informados de que um médico nosso amigo se propõe a tratá-la numa obra especial
sobre a medicina intuitiva". E no item 193, cap. 16, diz: "Médiuns
medicinais - sua especialidade é a de servirem mais facilmente aos Espíritos
que fazem prescrições médicas. Não se deve confundi-los com os médiuns
curadores, porque nada mais fazem do que transmitir o pensamento do Espírito, e
não exercem por si mesmos nenhuma influência. Muito comuns".
Allan Kardec considera "muito comuns" os médiuns medicinais,
"aqueles cuja especialidade é a de servirem mais facilmente os Espíritos
que fazem prescrições médicas". Quando trata dos "médiuns
curadores" coloca que "o assunto exigiria demasiado
desenvolvimento" para o esquema do livro (Livro dos Médiuns). Mas fica
claro a importância do tema.
Pergunta feita ao Divaldo P. Franco ("Diretrizes de
Segurança", item 21, cap. 1.°) - Qual a finalidade da existência de
médiuns curadores?" Resposta: "A prática do bem, do auxílio aos
doentes. O apóstolo Paulo já dizia: "Uns falam línguas estrangeiras,
outros profetizam, outros impõem as mãos". Como o Espiritismo é o Consolador,
a mediunidade, sendo o campo, a porta pelos quais os Espíritos Superiores
semeiam e agem, a faculdade curadora é o veículo da Misericórdia para atender a
quem padece, despertando-o para as realidades da Vida Maior, a Vida Verdadeira.
Após a recuperação da saúde, o paciente já não tem o direito de manter dúvidas
nem suposições negativas ante a realidade do que experimentou. O médium curador
é o intermediário para o chamamento aos que sofrem, para que mudem a direção do
pensamento e do comportamento, integrando-se na esfera do Bem".
As pessoas que condenam todo e qualquer tipo de atividade na
mediunidade de cura deveriam estudar a biografia de Eurípedes Barsanulfo,
Cairbar Schutel, e tantos outros. O próprio Francisco C. Xavier, durante muito
tempo, atendeu a essas tarefas. Os médicos desencarnados, especialmente Bezerra
de Menezes, por intermédio dele, respondia a centenas de consultas durante as
reuniões semanais. Da biografia do médium João Gonçalves do Nascimento, que
está no livro "Grandes Espíritas do Brasil", organizado por Zêus
Wantuil, e editado pela Federação Espírita Brasileira, consta o seguinte:
"Foi por volta de 1882 que o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, então deputado
geral na Corte do Rio de Janeiro, resolveu consultar o médium Nascimento sobre
uma dispepsia que havia cinco anos o torturava, não obstante haver ele
recorrido aos mais famosos facultativos. — Eu não acreditava nem deixava de
acreditar na medicina medianímica, e confesso que proprendia mais para a crença
de que o tal médium era um especulador - eis como Bezerra de Menezes julgava, a
princípio, o abnegado Nascimento. Servindo-se de um amigo de confiança, e em
circunstâncias que não permitissem qualquer espécie de fraude, o grande
político cearense obteve a receita solicitada, com a descrição de toda a sua
moléstia, seguiu o tratamento prescrito, e, o que a Medicina oficial não
conseguira em cinco anos, Nascimento o obteve em apenas três meses. Este e
outro fato posterior, agora com a segunda esposa de Bezerra, a qual tinha
erradamente sido tratada como tuberculosa por importantes médicos, ficara para
sempre curada com as receitas do famoso médium do Grupo Espírita Fraternidade.
"Nada me impressionou mais afirmou Bezerra - do que ver um homem, sem
conhecimentos médicos e até sem instrução regular, discorrer sobre moléstias,
com proficiência anatômica e fisiológica, sem claudicar, como bem poucos
médicos o podem fazer".
A biografia do médium Nascimento prossegue citando vários outros casos
extraordinários de diagnósticos corretos e curas, realizadas por seu
intermédio.
A mediunidade curadora deve ser tratada como qualquer outra modalidade
mediúnica. Não se pode aprovar tudo o que se faz nessa área, mas negar,
indiscriminadamente, como se toda atividade nesse campo fosse estranha à
Doutrina Espírita não é correto. O médium de cura deve orientar seu
procedimento, observando:
Vinculação a um Centro Espírita - A maior parte dos problemas
constatados reside no fato de o médium não se submeter aos regimes doutrinários
de um Centro Espírita;
Estudo Sistemático do Espiritismo - Não se pode separar a prática
mediúnica do estudo constante dos postulados espíritas;
Gratuidade absoluta - A Doutrina Espírita não se coaduna com qualquer
tipo de cobrança de prestação de serviço espiritual. Ainda que disfarçada sob a
forma de "presentes", ou de "doações para instituições";
Exercício Constante da Humildade - O médium de cura deve
conscientizar-se de que ele é apenas um elemento na complexa engrenagem
organizada pelo mundo maior, engrenagem esta que vai encontrar no Cristo o seu
condutor maior.
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