**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**
A
fé sem obras está morta
**12.
A fé está acima das obras?**
Esclarecemos acima o princípio
básico de “amar a Deus sobre todas as
coisas e ao próximo como a si mesmo”. Destarte, entendemos que este
princípio esteve ligado à mensagem, tanto de Paulo quanto de Tiago e
principalmente na mensagem do Mestre Jesus que instituiu este princípio no NT,
demonstrando que toda a lei e os profetas dependem desta moral universal.
Portanto, caro leitor, se para alguns que aceitam a graça pela fé apenas
dizerem que “sou salvo, e não me aplicar às boas obras, tanto as com amor ao
próximo como a Deus (exemplo de Abraão), revelarão que a minha fé é apenas
teórica” e, por conseguinte, uma fé
morta e incapaz de gerar frutos, conforme apresentamos, inclusive no
segundo capítulo da epístola de Tiago este princípio fundamental do grande
mandamento, somos impelidos a compreender que só poderemos “amar a Deus sobre todas as coisas e ao
próximo como a nós mesmos” através daquilo que se chama AÇÃO.
Com o fito de nos questionar
novamente, alguns que aceitam a graça pela fé apenas, tentando incutir a ideia
de a fé esta acima das obras, nos apresentam mais uma pergunta para meditar, conforme
havíamos dito que verdadeiramente a fé
sem obras é morta, nos questionam: “se, conforme dizem, o que seriam as
obras sem fé?” Assim sendo, nos convidam os que aceitam a graça pela fé apenas
a meditarmos em Hb 11:6 antes de respondermos. O mais curioso, na pergunta, é
querer enfatizar que possa haver efeito
sem causa e pior, se há obras, invariavelmente existe a fé interior em
algo superior e que se traduz nas obras de amor ao próximo.
O texto aludido pelos que aceitam
a graça pela fé apenas no contexto do capítulo 11 da epístola aos Hebreus, esta
passagem até o desfecho da epístola nos traz a fé em Deus como perseveraram os
patriarcas e os profetas; tendo em vista na consumação da obra pela vinda do
Messias, sendo este, Jesus que aperfeiçoou a Lei e suportou aos que O negaram e
lhe tiraram a própria vida, mesmo assim perseverou o Mestre em permanecer no
Amor por aqueles que o odiavam, sem esperar o retorno. É isto que depreendemos
do texto resumidamente, Hb 13:1-6. Não há nada no texto que dê a inferência de
que a fé está acima das obras.
Não há como fugir a questão de que a fé
sem obras está morta, pois, se a fé está acima das obras, segundo os que
aceitam a graça pela fé apenas e defensores da fé somente, por si só ela
subsistia e é isso não é verdade, portanto, nem uma e nem outra está acima,
ambas estão no mesmo patamar, mas que sem obras, a fé é morta e não há boas
obras sem a fé em algo transcendental – Deus.
Os que aceitam a graça pela fé
apenas, na tentativa de enfatizarem a ideia de que Cornélio, pelo relato em
Atos nos aponta para a fé como algo que era suficiente para que ele tivesse a
sua salvação, esquecem-se de que as orações e esmolas de Cornélio subiram a
Deus. Tendo em vista esta atitude de Cornélio, poderiam apenas as suas orações
subir a Deus? É claro que não, pois era necessária esta sua fé em algo
transcendental e à abnegação da prática das boas obras, simbolizadas pelas
esmolas, bem como podemos constatar:
eis que se apresentou diante de
mim um varão de vestes resplandecentes e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas,
lembradas na presença de Deus. (At 10:30-31).
Nesta passagem, ocorre que o
Cornélio tinha sido ouvido apenas pelo ouvir segundo o que defendem os que
aceitam a graça pela fé apenas, sem entrever o merecimento de Cornélio pelas
orações (fé) e esmolas (obras). Deixamos a simples pergunta: Se Cornélio fosse
apenas um homem que fizesse orações a Deus, ele teria a oportunidade de que
estas subissem até Ele e de que um Anjo lhe visitasse? Creio que não, este caso
também confirma que a fé sem obras é
morta.
O que enfatizamos, na resposta
anterior, é que se Cornélio não aperfeiçoasse a fé (orações) e obras (esmolas),
tão pouco seria recompensado. Em vista disso, não entendemos onde ele encontrou
que a fé está acima das obras, pois, se assim o fosse, a fé sem obras não estaria morta e seria como inverter a ordem
proposta na própria Escritura (Tg 2:26). Ademais, se para o apóstolo Pedro:
Acima
de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros,
porque o amor cobre multidão de pecados. (I Pe 4:8)
Não será nenhum que aceitam a
graça pela fé apenas que nos induzirá a crer de outro modo. Se a prática das
boas obras de amor para com o próximo está Acima de tudo, estaria a
fé acima das obras? Cremos que não!
Thiago Toscano Ferrari
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