Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 22 de setembro de 2018

Família, Vida e Paz


INFORMAÇÃO ESPÍRITA

Família, Vida e Paz

Fundamentação doutrinária das campanhas

Os expositores da USE levarão às casas espíritas o tema “Campanha Família, Vida e Paz”. O objetivo é tratar no conjunto as campanhas “Viver em família”, “Em defesa da vida” e “Construamos a paz, promovendo o bem”. A implantação e fortalecimento da campanha teve o seu tratamento na reunião do Conselho Federativo da FEB, sob a coordenação de Marta Antunes de Moura, que assim expõe sobre a sua fundamentação doutrinária:

O tratamento conjunto das três Campanhas é coerente com o raciocínio desenvolvido em O Livro dos Espíritos1: [...] Os laços sociais são necessários ao progresso e os laços de família tornam mais apertados os laços sociais: eis por que os laços de família são uma Lei da Natureza. Quis Deus que os homens aprendessem a amar-se como irmãos. (q. 774).

A obra de Allan Kardec reforça a família como fundamento da sociedade e em seguida, apresenta a sua organização em bases morais como antídoto ao egoísmo na q. 775: “Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família?”. A resposta dos Espíritos é clara e objetiva, sem margem para qualquer dúvida: “Uma recrudescência do egoísmo”.

A vida corpórea e o lar são oportunidades para o aprimoramento do Espírito.

Esse entendimento se reforça com a ideia de que o primeiro de todos os direitos naturais do homem é o de viver. Por isso ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer a sua existência corpórea (Op. cit., q. 880).

A Doutrina Espírita, trazendo em seu bojo os fundamentos da certeza da continuidade da vida após a existência física, e o entendimento da inter-relação entre as diferentes dimensões de vida, a corpórea e a espiritual, destaca a importância de valorizar e respeitar a vida física, evitando-se tudo o que possa comprometê-la ou abreviá-la. Amplia-se, desta forma, a compreensão da assertiva do Mestre Jesus: “[...] Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João, 10:10).

A Doutrina Espírita é um perene convite à educação do Espírito. A esse respeito, Allan Kardec, em O livro dos espíritos, estabelece como parâmetros: “O progresso da Humanidade tem seu princípio na aplicação da Lei de Justiça, Amor e Caridade”.

1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. 3. imp. Brasília. FEB, 2016.”

Convidamos os leitores a acompanharem as palestras e, inteirados e motivados, estarão aptos para auxiliar na tarefa, promovendo na casa espírita ações que facilitem o contato do público com os temas e assuntos.

Assim, a campanha será cotidiana e decisiva na harmonia dos ambientes em que vivemos, no lar, no trabalho e na religião.

Setembro “Espiritismo e Evangelho”

Outubro “O Espiritismo na Sociedade”

Novembro “Vida Futura”

Dezembro “Jesus, Esperança e Consolação”


Campanha Família, Vida e Paz

Objetivos da Campanha Família, Vida e Paz

VIVER EM FAMÍLIA

Destacar a importância da função educadora e regeneradora da família, valorizando-a no processo de edificação moral do homem no seu esforço para construir um mundo melhor.

PROMOVA O BEM E CONSTRUA A PAZ!

Oferecer caminhos de construção da paz. Construção, sim, e responsabilidade de cada ser humano em se empenhar no cumprimento das Leis de Deus, considerando que a paz no mundo começa imprescindivelmente pela paz interior.

EM DEFESA DA VIDA

Refletir que o primeiro de todos os direitos do homem é o de viver e, com base nos princípios da Doutrina Espírita, demonstrar a necessidade de se reforçar ações que valorizem a vida e que sirvam de profilaxia para atitudes, conflitos e vícios comprometedores da existência física e espiritual.

Estou grávida. No entanto, não quero este filho e pretendo abortá-lo. O que o Espiritismo acha disso?

Aborto

A vida corporal é bendita oportunidade concedida por Deus para o engrandecimento da alma.

Ao contrário do que muitos imaginam, desde a concepção o Espírito reencarnante já se encontra vinculado ao corpo em formação e, em especial, à mãe. As afirmações espíritas nesse sentido foram corroboradas por psiquiatras e psicólogos, nas experiências de regressão da memória, mediante indução ou hipnose, pelas quais diversas pessoas deram relatos de vida intrauterina, destacando-se o trabalho feito pela Dra. Welen Wambach, psicóloga americana, publicado no livro “Life Before Live” ou “Vida antes da Vida”!

Estabelecida a gravidez, querendo ou não, assume a mulher a sagrada condição de depositária de uma vida, da qual não poderá dispor, sob pena de graves consequências, a serem reparadas de imediato ou num futuro próximo ou remoto. Aliás, não temos o direito de dispor nem mesmo das nossas próprias vidas, sendo o suicídio igualmente considerado violação das leis de Deus.

Complicações de parto, causando a morte da mulher ou a extração do útero; impossibilidade física de engravidar ou gestação difícil; e cânceres ginecológicos são algumas das consequências desastrosas para a mãe abortista, ainda nesta encarnação ou em encarnações vindouras. E todos aqueles que de alguma forma concorreram conscientemente para o aborto também sofrerão os reveses do ato insano, seja na companhia da mulher que enjeitou a criança ou isoladamente.

Quanto ao Espírito cuja reencarnação foi interrompida, se for compreensivo, aguardará uma nova oportunidade; mas se rebelde poderá revoltar-se contra aqueles que lhe impediram o nascimento, iniciando um processo de perseguição espiritual, que se denomina obsessão, o qual poderá gerar desequilíbrios mentais e enfermidades variadas e complexas.

Nada acontece por acaso na Lei Divina. Na maioria das vezes, o Espírito reencarnante tem com os pais, ou só com a mãe, laços espirituais de outras vidas, de amizade ou inimizade, constituindo a nova vida concessão do Criador para o amparo mútuo ou necessário reajuste.

O aborto, assim, ressalvada a hipótese de perigo para a vida da mulher, será sempre considerado grave crime perante as leis de Deus, convertendo-se em motivo de grandes dores aos infratores, mesmo que a legislação humana ainda muito ajustada aos interesses egoísticos do homem, a torne lícita.

Donizete Pinheiro


VERDADE E LUZ
Órgão de Divulgação do Movimento Espírita de Ribeirão Preto e região.


USE INTERMUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

FREQUENTE UMA CASA ESPÍRITA,
QUER RESPOSTAS?
ENCONTRE-AS NO LIVRO DOS ESPIRITOS .

LEIA, DIVULGUE INFORMAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário