NFORMAÇÃO
ESPÍRITA
Eixo
Temático: A Busca da Felicidade
Atitudes
(Victor
Hugo, psicografia de Divaldo Franco – do livro “Calvário de
libertação”)
Atitude,
aliás, desculpista, em que se estribam os frívolos e
irresponsáveis: a da mudança de comportamento mediante a conquista
deste ou daquele capricho. Aludem que lhes falta o estímulo adequado
para uma conduta sadia, de responsabilidade, escusando-se por meio da
acusação de que o mundo lhes é hostil ou de que não são
compreendidos.
Certamente
que a hostilidade não é da sociedade para com eles, porquanto,
deslocando-se do modus operandi comportamental a que todos se impõem,
são eles os que hostilizam o chamado status quo, rebelando-se. Têm
o direito de fazê-lo e fazem, não, porém, se devem propiciar a
curiosa fuga psicológica no arrimo de que a marcha dos
acontecimentos deveria mudar a rota, a fim de os seguir...
Outrossim,
a compreensão que insistem por merecer, resulta de um enfoque falso
da realidade.
O
homem, colocado no contexto social, se o descobre deficiente ou
incompleto, tem o dever de compreender a situação, empenhando-se
por modificar-lhe as estruturas, a expensas de esforços e atitudes
realmente válidos, com que motivará outros a segui-lo. O homem,
colocado no contexto social,
se o descobre deficiente ou incompleto, tem o dever de compreender a
situação, empenhando-se por modificar-lhe as estruturas, a expensas
de esforços e atitudes realmente válidos, com que motivará outros
a segui-lo. O homem, colocado no contexto social, se o descobre
deficiente ou incompleto, tem o dever de compreender a situação,
empenhando-se por modificar-lhe as estruturas, a expensas de esforços
e atitudes realmente válidos, com que motivará outros a segui-lo. O
homem, colocado no contexto social, se o descobre deficiente ou
incompleto, tem o dever de compreender a situação, empenhando-se
por modificar-lhe as estruturas, a expensas de esforços e atitudes
realmente válidos, com que motivará outros a segui-lo.
Eis
porque os que vivem na comodidade e na fuga aos compromissos
relevantes não merecem maior respeito, antes piedade, e, quando não,
a indiferença. O mesmo sucede em relação aos precipitados que se
utilizam da violência e do crime, apoiando-se em falsos conceitos
para a mudança da vigente ordem social - a qual se faz presente em
qualquer tempo, desde que o homem, por instinto, é um agressivo,
pela razão, um experimentador de mecanismos novos, esquecido de que
a máquina da destruição enfurece os que lhe padecem o espezinhar e
respondem através da repressão violenta, até que o ódio combura,
na mesma fornalha, os contendores, ambos celerados em desenfreada
alucinação egoísta.
Metodologia
eficaz para as mudanças que sempre se pretende, en passant, a
própria transformação moral do indivíduo, influenciando o seu
meio social, adquirindo valores éticos-culturais-profissionais com
que interfira positivamente no comportamento da comunidade,
armando-se de experiência para os graves cometimentos que a vida lhe
concederá, quando chamado ao exercício das posições que ora
combate, não se deixando anestesiar quando lá se encontre, ou
sucumbir sob a títere dominação dos grupos chamados de "primeira
linha"... Metodologia eficaz para as mudanças que sempre se
pretende, en passant, a própria transformação moral do indivíduo,
influenciando o seu meio social, adquirindo valores
éticos-culturais-profissionais com que interfira positivamente no
comportamento da comunidade, armando-se de experiência para os
graves cometimentos que a vida lhe concederá, quando chamado ao
exercício das posições que ora combate, não se deixando
anestesiar quando lá se encontre, ou sucumbir sob a títere
dominação dos grupos chamados de "primeira linha"...
O
problema da Humanidade, antes que. socioeconômico é sócio moral. O
homem, deslocado de um meio social corrupto ou primário, necessita
de educação para adquirir hábitos que o capacitem a uma vida
consentânea com o ambiente onde será colocado a viver. Mesmo quando
o índice monetário per capita é de alto nível, observam-se os
calamitosos resultados morais, se lhe faltam os valores espirituais
imprescindíveis para um padrão médio de vida em clima de
felicidade e de paz.
Observe-se,
por exemplo, ó alto índice de suicídios nos modernos países de
elevado nível econômico, gerador de frustrações e inutilidade nos
seus membros.
É
óbvio que os fatores criminológicos das favelas insalubres, dos
bairros da miséria, dos amontoados grupais, nos guetos da vergonha
mais facilmente proliferam na revolta, na agressividade, quando as
condições de sobrevivência infra-humana reduzem os seres a coisas
sem valor, desrespeitados na sua integridade de criaturas de Deus...
Os
promotores da miséria e os seus fomentadores, os que mantêm o
comércio da ilicitude, os pugnadores dos explorados "direitos
humanos" que se nutrem da humana carne das vítimas dos seus
establishments não se furtarão à amargura e ao açodar da
consciência em acrimoniosas acusações, embora se escudem na
aparência de poderosos e de gozadores.
O
olhar das criancinhas misérrimas e esfaimadas, a viuvez decorrente
da tuberculose e da escassez de pão, a farta multidão dos
desempregados e a dor dos mutilados do corpo, da mente e da alma
compõem uma patética que lhes cantará aos ouvidos da alma torpe a
litania lamentosa e acusadora da traição que praticam contra Deus,
o próximo, a humanidade e eles próprios... O olhar das
criancinhas misérrimas e esfaimadas, a viuvez decorrente da
tuberculose e da escassez de pão, a farta multidão dos
desempregados e a dor dos mutilados do corpo, da mente e da alma
compõem uma patética que lhes cantará aos ouvidos da alma torpe a
litania lamentosa e acusadora da traição que praticam contra Deus,
o próximo, a humanidade e eles próprios...
Por
isso, a importância do homem-espiritual, do homem-ético forjado no
Cristo, cuja mensagem, sempre atual e revolucionária, prossegue um
desafio gritante aos ouvidos moucos dos utilitaristas e hedonistas
gananciosos, esperando por ser atendida.
Claro
está que, a breve digressão, objetiva desjustificar as escusas e
promessas em que se estribam os fátuos como os levianos, a fim de
manterem a conduta irregular.
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