Capítulo III 1ª parte
Evolução e Corpo Espiritual
Feto: nome comum a diversas plantas criptogâmicas, que são aquelas com órgãos reprodutivos imperceptíveis a olho nu.
Filamentoso: que é constituído de fibras muito delgadas.
Fisiopsicossomático: relativo ao que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do corpo psicossomático, sendo este o psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).
Flexuoso: que se move de maneira ondulante ou sinuosa.
Foraminífero: animal unicelular rizópode (prolongamentos semelhantes a raízes) com corpo dentro de uma carapaça contendo uma ou mais câmaras, com uma ou várias aberturas. A maior parte do grupo é constituída por animais marinhos, importantes indicadores de petróleo.
Ganóide: grupo de peixes providos de escamas rombóides, formadas por uma camada de osso, com ganoína, que é uma substância semelhante ao esmalte dos dentes. A forma rombóide é a do quadrilátero com lados opostos paralelos (paralelogramo) e lados contíguos diferentes, formando ângulos retos.
Geológico: referente a contaminação da Terra, quanto à sua composição química e estrutura litológica, esta relacionada com a natureza das rochas.
Globulina: composto de natureza protéica presente no plasma sangüíneo. É portadora de anticorpos e outros importantes substâncias, é, ainda, dos fatores de imunização e coagulação do sangue.
Hemoglobina: substância protéica dos glóbulos vermelhos do sangue, a qual contém ferro, e fixa temporariamente o oxigênio do ar inspirado, cedendo-o aos tecidos.
Imunológico: que se relaciona com os fenômenos da imunidade, isto é, das barreiras contra as infecções e a ação das substâncias patogênicas no organismo.
Jurássico Superior: referente a última das três fases em que se divide o período jurássico, durante o qual se deu o aparecimento dos animais de transição entre os répteis e as aves. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).
Labirintodonte: nome genérico de amfíbios fósseis, cuja dentina (marfim dos dentes) apresenta complicados repregos.
Lacertino: animal com características de lagarto.
Licopodiácea: designação das plantas providas de folhas diminutas, parecendo escamosas, e sem flores, sendo representadas pelas ervas rasteiras (licopódios).
Magnésio: elemento químico, metálico, sólido, com brilho de prata, dúctil, maleável, e inalterável ao ar seco. Está presente na clorofila.
Mamífero: designação dos animais vertebrados de corpo provido de pêlos e que possuem glândulas mamarias.
Mamute: elefante extinto e peludo que viveu na Europa e na Ásia no período quaternário. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).
Marsupial: designação do grupo de animais sem placenta, cujas fêmeas possuem marsúpio, que é uma bolsa formada pela pele do abdome. Ex.: gambás e cangurus.
Matéria Elementar: matéria, em sua forma mais simples, que constitui as partículas elementares da matéria (componentes do átomo).
Megatério: grande mamífero desdentado, fóssil, encontrado nos terrenos terciários e quaternários da América do Sul.
Metamorfose: mudança de forma ou de estrutura, como a mudança que ocorre durante as fases da vida de alguns animais, como os insetos e anfíbios.
Mioceno: período que se caracteriza pelo grande desenvolvimento dos antropóides. (Vide Antropóide acima, e Mioceno no quadro Idade da Terra no final desta obra).
Molécula: partícula que se constitui da menor porção de uma substância, capaz de existência independente sem perda das suas propriedades químicas.
Mônada: organismo muito simples, que se poderia tomar por uma unidade orgânica; qualquer microorganismo unicelular. O sistema filosófico de Leibiniz (1646 1716), unidade substâncial, simples, ativa, indivisível e impenetrável, elemento básico constituinte da realidade física.
Monocelular: referente ao organismo rudimentar com uma só célula.
Motilidade: faculdade de mover-se.
Nascituro: que está concebido e cujo nascimento é esperado como certo.
Nucleoproteína: proteína que figura entre os constituintes fundamentais do núcleo da célula, e se localiza principalmente na cromatina, que é uma substância facilmente corável.
Paleolítio: período do pleistoceno (quaternário), caracterizado pelo aparecimento dos mais antigos fósseis humanos e a presença de artefatos de osso e/ou de pedra fragmentada ou lascada, datando do final do período notáveis desenhos e pinturas rupestres (gravadas nas rochas), período ou idade da pedra lascada. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).
Paleozóico: relativo à era que se caracteriza, na fauna, pelo surgimento dos animais de organização celular rudimentar, pelo desenvolvimento dos invertebrados, e pelo aparecimento dos vermes, insetos, peixes, anfíbios e répteis. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).
Pigmentos: substância que dá coloração aos líquidos e aos tecidos vegetais ou animais que a contém.
Pitecantropóide: semelhante ao pitecantropo, que é um antropóide fóssil indicativo de um gênero intermediário entre o macaco e o homem.
Plasmar: dar forma a algo; modelar:
J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA
Nenhum comentário:
Postar um comentário