Entre a
Terra e o Céu_30_Luta por renascer
Um mês correra célere sobre os acontecimentos
que vimos de narrar, quando Odila nos procurou, suplicando ajuda.
Vinha triste, atormentada.
Zulmira, incompreensivelmente para ela, havia
contraído perigosa amigdalite.
Sofria muito.
(...)
Desolada, induzira Amaro a trazer um médico,
no que foi obedecida, mas o facultativo não atinava com a causa íntima da
enfermidade e, ignorando a verdadeira posição da cliente, poderia ameaçar-lhe a
tarefa maternal com a aplicação de recursos impróprios.
Rogava-nos, por isso, socorro imediato.
Clarência não se delongou na assistência
precisa.
Era noite, quando demandamos o ninho
doméstico que já se nos fizera familiar.
Zulmira, no leito, demorava-se em aflitiva
prostração. Cabelos em desalinho, olheiras arroxeadas e faces rubras de febre,
parecia aguardar a chegada de alguém que a auxiliasse na debelação da crise.
(...)
O esposo e a filha desdobravam-se em carinho,
procurando reanimá-la, mas Zulmira, que deixáramos, trinta dias antes, corada e
bem disposta, revelava-se agora profundamente abatida.
Drogas variadas alinhavam-se em prateleira
próxima.
Nosso instrutor examinou-as, cuidadosamente,
e, percebendo-nos a admiração, disse comovido:
- Zulmira reclama nosso concurso diligente.
Precisamos garantir-lhe o êxito na missão esposada.
Carinhosamente, aplicou-lhe recursos
magnéticos, detendo-se de modo particular na região do cérebro e na fenda
glótica.
A doente acusou melhoras imediatas.
Reabilitou-se o movimento circulatório.
A febre decresceu, propiciando-lhe repouso, e
o sono reparador surgiu por fim, favorecendo-lhe a recuperação.
Hilário indagou sobre a causa da moléstia
insidiosa, que tão violenta se apresentara, ao que Clarêncio respondeu seguro:
- A questão é sutil. A mulher grávida, além
da prestação de serviço orgânico à entidade que se reencarna, é igualmente
constrangida a suportar-lhe o contacto espiritual, que sempre constitui um
sacrifício quando se trata de alguém com escuros débitos de consciência. A organização
feminina, durante a gestação, sofre verdadeira enxertia mental. Os pensamentos
do ser que se acolhe ao santuário íntimo, envolvem-na totalmente, determinando
significativas alterações em cosmo biológico. Se o filho é senhor de larga
evolução e dono de elogiáveis qualidades morais, consegue auxiliar o campo
materno, prodigalizando-lhe sublimadas emoções e convertendo a maternidade, habitualmente
dolorosa, em estação de esperanças e alegrias intraduzíveis, mas no processo de
Júlio observamos duas almas que se ajustam nas mesmas dívidas e na mesma posição
evolutiva.
Influenciam-se, mutuamente.
- Se Zulmira atua, de maneira decisiva, na
formação do novo veículo do menino, o menino atua vigorosamente nela,
estabelecendo fenômenos perturbadores em sua constituição de mulher. A permuta
de impressões entre ambos é inevitável e os padecimentos que Júlio trazia na
garganta foram impressos na mente maternal, que os reproduz no corpo em que se manifesta.
A corrente de troca entre mãe e filho não se circunscreve à alimentação de
natureza material; estende-se ao intercâmbio constante das sensações diversas.
Os pensamentos de Zulmira guardam imensa força sobre Júlio, tanto quanto os de
Júlio revelam expressivo poder sobre a nova mãezinha. As mentes de um de outro
como que se justapõem, mantendo-se em permanente comunhão, até que a Natureza
complete o serviço que lhe cabe no tempo. De semelhante associação, procedem os
chamados sinais de nascença. Certos estados íntimos da mulher alcançam, de
algum modo, o princípio fetal, marcando-o para a existência inteira. É que o
trabalho da maternidade assemelha-se a delicado processo de modelagem,
requisitando, por isso, muita cautela e harmonia para que a tarefa seja
perfeita.
Em seguida, o Ministro, com devoção paternal,
levou a efeito diversas operações magnéticas de auxilio à cavidade pélvica,
afirmando a necessidade de socorro ao útero, em vista do complicado e difícil desenvolvimento
de Júlio reencarnante.
Meu colega, avançando mais longe, talvez
tentando converter aquela hora de fraternidade tanto quanto possível em hora de
estudo, recordou algumas de suas experiências médicas, acrescentando:
- É comum a verificação de exagerada
sensibilidade na mulher que engravida. A transformação do sistema nervoso,
nessas circunstâncias, é indiscutível. Muitas vezes, a gestante revela
decréscimo de vivacidade mental e, não raro, enuncia propósitos da mais
rematada extravagância.
Há mulheres que adquirem antipatias súbitas,
outras se recolhem a fantasias tão inesperadas quanto injustificáveis. Em
muitas ocasiões na Terra, perguntei a mim mesmo se a gravidez, na maioria dos
casos, não acarreta temporária loucura...
O orientador sorriu e obtemperou:
- A explicação é muito clara. A gestante é
uma criatura hipnotizada alongo prazo. Tem o campo psíquico invadido pelas
impressões e vibrações do Espírito que lhe ocupa as possibilidades para o
serviço de reincorporação no mundo. Quando o futuro filho não se encontra suficientemente
equilibrado diante da Lei, e isso acontece quase sempre, a mente maternal é
suscetível de registrar os mais estranhos desequilíbrios, porque, à maneira de
um médium, estará transmitindo opiniões e sensações da entidade que a empolga.
- Afligia-me observar lembrou Hilário com interesse a inopinada aversão
de muitas gestantes contra os próprios maridos ...
- Sim, isso ocorre sempre que um inimigo do
pretérito volta à carne, a fim de resgatar débitos contraídos para com aquele
que lhe servirá de pai.
- Temos, contudo, os casos ponderei, curioso,
em que na ribalta do mundo vemos filhas que foram evidentemente fortes
desafetos das mães em passado remoto ou próximo, tal a animosidade que lhes
caracteriza as relações. Reparamos que, em tais ocorrências, as filhas são
muito mais afins com os pais, vivendo psiquicamente em harmoniosa associação
com eles e distanciadas espiritualmente das mãezinhas que, por vezes, tudo fazem
debalde para quebrar as barreiras da separação. Em ligações dessa natureza,
surgirão obstáculos à reencarnação?
Clarêncio fitou-me de maneira significativa e
respondeu:
- De modo algum. A esposa, por devotamento ao
companheiro, cede facilmente à necessidade da alma que volta ao reduto
doméstico para fins regeneradores e, em se tratando de alguém com intensa
afinidade junto ao chefe do lar, vê-se o marido docemente impulsionado a oferecer
maior coeficiente afetivo à companheira, de vez que se sente envolvido por
forças duplas de atração. Sob dobrada carga de simpatia, dá muito mais de si
mesmo em atenção e carinho, facilitando a tarefa maternal da mulher.
(...)
Regressamos, edificados, ao nosso círculo de
trabalho comum, no entanto, depois de alguns dias, a primeira esposa do
ferroviário tornou até nós, solicitando nova intervenção.
Zulmira informou aflita, atravessava
estarrecedora crise orgânica.
(...)
O médico agia baldadamente, visto que o
estômago da enferma zombava de todos os recursos.
Não nos delongamos para a execução do
trabalho assistencial.
Revelava-se a gestante, efetivamente, em
condições ameaçadoras.
As náuseas repetidas provocavam a gradativa
incursão da anemia.
Clarêncio, porém, submeteu-a a passes
magnéticos de longo curso, prometendo que a medida se faria seguir das
melhorias necessárias.
Deveres diversos convocavam-nos a presença,
em outros setores.
Ainda assim, depois das despedidas, Hilário
perguntou pelo motivo de semelhante fenômeno, que declarou ele, em toda a sua
experiência médica na Terra não conseguira explicar.
- Estamos certos de que a ciência do porvir
ajudará a mulher na defesa contra essa espécie de aborrecimento orgânico asseverou
o Ministro, com segurança, encontrando definições de ordem fisiológica para
tais conflitos, mas no fundo, o desequilíbrio é de essência espiritual. O organismo
materno, absorvendo as emanações da entidade reencarnante, funciona como um
exaustor de fluidos em desintegração, fluidos esses que nem sempre são
aprazíveis ou facilmente suportáveis pela sensibilidade feminina. Daí a razão
dos engulhos frequentes, de tratamento até agora muito difícil.
Semelhante nota oferecia-nos valioso
material de meditação.
O tempo desdobrou-se semana após semana.
Insistimos na visitação à residência de
Amaro, de quando em quando, convocados ou não para o trabalho, até que, certa
manhã, Odila veio até nós com o júbilo de uma criança feliz, anunciando que o
menino tornara à luz terrestre.
De conformidade com a aprovação da pequena
família, chamar-se-ia novamente Júlio.
Comungamos da sua profunda alegria e, com a
solidariedade dos amigos sinceros, voltamos a abraçá-lo.
Questões para estudo:
1) Reparamos que atitude de Odila foi
decisiva e nos faz lembrar o que chamamos de anjo da guarda. Como a doutrina
dos Espíritos explica esta atitude? De que forma acontece esse tipo de atuação?
Quais os critérios para a escolha de alguém que nos acompanhará no cotidiano?
2) Comente as frases:
a. A organização feminina, durante a
gestação, sofre verdadeira enxertia mental. Os pensamentos do ser que se acolhe
ao santuário íntimo, envolvem-na totalmente, determinando significativas
alterações em cosmo biológico.
b. A
corrente de troca entre mãe e filho não se circunscreve à alimentação de
natureza material; estende-se ao intercâmbio constante das sensações diversas.
Os pensamentos de Zulmira guardam imensa força sobre Júlio, tanto quanto os de
Júlio revelam expressivo poder sobre a nova mãezinha.
3) Neste capítulo verificamos a forma pela
qual certas incompatibilidades ocorrem. Como você entendeu este processo?
4) Apesar dos recursos da ciência atual, não
se consegue resultados convincentes, na maioria dos casos. Por que? De que
forma podemos minimizar efeitos colaterais sob a luz espiritual?
Conclusão:
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO
1) Reparamos que atitude de Odila foi
decisiva e nos faz lembrar o que chamamos de "anjo
da guarda". Como a Doutrina dos Espíritos explica esta
atitude? De que forma acontece esse tipo de atuação? Quais os critérios para a escolha
de alguém que nos acompanhará no cotidiano?
Ensinam-nos os Espíritos que todos temos um
espírito protetor, também conhecido como "anjo de guarda" ou
"anjo guardião". Esse espírito pertencerá sempre a uma ordem elevada,
encontrando-se num nível de evolução em que já terá se despojado de grande
parte das imperfeições que ainda nos afligem.
Não é bem essa a situação de Odila. Como
temos visto Odila ainda tinha muitos equívocos a retificar.
Ainda se encontrava distante da evolução que a permitisse tornar-se um espírito protetor.
Todavia, avançara, ultimamente, transformando-se da implacável
obsessora que vimos no início do estudo em espírito dedicado ao auxílio do
próximo necessitado. O papel que desempenhava podemos definir como de
intercessão, que é a auxílio prestado em favor de alguém, encarnado ou
desencarnado, que esteja passando pelo sofrimento. Consiste na busca de ajuda
dos espíritos benfeitores que estão em níveis mais elevados e que atuam como
socorristas, que procurarão esclarecer e reequilibrar as forças do que passa
pela provação, prestando-lhe atendimento fraterno, aplicando-lhe passes
magnéticos e outras formas de ajuda.
2)
Comente as frases:
a)
"A organização feminina, durante a gestação, sofre verdadeira enxertia
mental. Os pensamentos do ser que se acolhe ao santuário íntimo
envolvem-na totalmente, determinando significativas alterações em seu cosmo
biológico."
Segundo explicou o instrutor Clarêncio,
durante a gestação, a mulher, além de emprestar seu organismo físico para servir
como o terreno natural sobre o qual se edificará o novo corpo, assume também os
efeitos da simbiose espiritual que se estabelece com o espírito reencarnante. O
psiquismo do espírito que retorna interage com o seu, numa troca incessante de
influências com que terá de conviver durante o período de gravidez. Essa
influência recebida envolve seu psiquismo, provocando as naturais reações de
ordem fisiológicas.
Quando o espírito reencarnante já se tornou
senhor de algumas conquistas evolutivas - morais e intelectuais, contribui para
que o período gestatório transcorra sem que a futura mãe passe por maiores
transtornos físicos e psicológicos.
A gravidez transcorre, então, num clima de
serenidade e de muita esperança no futuro. A gravidez de Maria, mãe de Jesus,
por exemplo, deve ter ocorrido, sob o aspecto físico e psicológico, sem nenhum
tipo de sofrimento para ela, pois gerava um futuro corpo para um espírito
que já atingira a perfeição, somente podendo ter recebido dele influências positivas.
No caso que estamos estudando, contudo, não
apenas Júlio, que retornava, mas, igualmente, a própria Zulmira, sua mãe, eram
espíritos que se encontravam num mesmo patamar de evolução, carregando, ainda,
as conseqüências de muitos equívocos praticados em experiências passadas.
Dependiam de reajustes entre si, para retificarem esses erros.
Por essa razão, as influências psíquicas
emanadas do reencarnante não contribuíam muito para a normalidade do
processo.
b)
"A corrente de troca entre mãe e filho não se circunscreve à alimentação
de natureza material; estende-se ao intercâmbio constante das sensações
diversas. Os pensamentos de Zulmira guardam imensa força sobre Júlio, tanto quanto
os de Júlio revelam expressivo poder sobre a nova mãezinha."
Clarêncio explicava a André Luiz e demais
espíritos que buscavam auxiliar no renascimento de Júlio as causas por que
Zulmira padecia de enfermidade na zona laríngea, a mesma região danificada pelo
reencarnante, devido aos suicídios cometidos em passagens anteriores pela
carne. Como temos visto em outros capítulos, o psiquismo é que comanda o
perispírito, que, por sua vez, reflete no órgão físico as reações que sofre em decorrência
dos atos e pensamentos do espírito. Recebendo em seu veículo físico
a presença do espírito reencarnante e ocorrendo uma verdadeira simbiose
entre ambos, como vimos acima, suas mentes se justapõem e permanecem em
comunhão de pensamentos até a vinda à luz do novo corpo.
Por essa razão, Zulmira sofria a conseqüência
do campo mental de Júlio, sendo atingida por doença da mesma
natureza que ele. Como explicou Clarêncio, o intercâmbio entre mãe e filho não
se restringe ao alimento material que o novo corpo requer para se desenvolver.
Há, também, uma troca de sensações diversas, que podem ser positivas ou negativas,
conforme o nível evolutivo de ambos.
3) Neste
capítulo, verificamos a forma pela qual certas "incompatibilidades"
ocorrem. Como você entendeu este processo?
Num
planeta de provas e expiações, cuja destinação é receber espíritos em processo
de reajustes, o relacionamento entre pais e filhos está sempre pautado pelas
necessidades regeneradoras da cada um dos envolvidos na relação. A maioria das
reencarnações objetivam dar oportunidade a esses espíritos, reciprocamente
devedores e credores, de buscarem a retomada do caminho da
evolução, através da restauração da harmonia entre ambos. Sendo assim,
as incompatibilidades que comumente encontramos nas famílias são
naturais, no nosso atual momento evolutivo. Mas, geralmente, um dos genitores
tem a missão de contribuir para que esse processo de reajustamento tenha êxito.
Será aquele que irá exercer o papel de "moderador", o elo que
oferecerá afetividade aos espíritos que precisam
se harmonizarem, motivando-os e renovando-lhes as forças.
4) Apesar
dos recursos da ciência atual, não se consegue resultados convincentes, na
maioria dos casos. Por quê?
De que forma podemos minimizar "efeitos
colaterais" sob a luz espiritual?
Os efeitos colaterais da gravidez, ensinou o
Ministro Clarêncio, são de natureza espiritual. São provocados pela
influência que exerce o psiquismo do reencarnante no organismo físico da futura
mãe. É claro que a ciência poderá sempre encontrar paliativos que minorem esses
efeitos, que deverão se tornar cada vez mais eficientes, à medida que os
conhecimentos científicos avancem. No entanto, os efeitos não poderão ser
eliminados, pois os cientistas buscam soluções apenas sob a ótica material,
quando a gênese do problema é de ordem espiritual. Conforme esclareceu o benfeitor,
o organismo físico materno "funciona como um exaustor de fluidos em
desintegração, fluidos esses que nem sempre são aprazíveis ou facilmente
suportáveis pela sensibilidade feminina". São fluidos que o espírito
reencarnante elimina para poder retornar à vida física livre da sua
influenciação negativa e em condições de enfrentar as provas para sua
regeneração.
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