ESTUDO
EVANGÉLICO
Livro: Palavras
de Vida Eterna
Francisco
Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel
- ESTUDO 38
SALVAR-SE
"Palavra fiel é
esta e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os
pecadores...¨ - Paulo. (I Timóteo, 1:15.)
Esta epístola a Timóteo foi escrita na Macedônia; é
a primeira das chamadas Pastorais - duas a Timóteo e uma a Tito - porque se
destinam a pastores de almas. Nela o apóstolo orienta Timóteo sobre suas
obrigações.
Falando da própria conversão e da eficácia do Evangelho
em sua vida, lembra do objetivo da vinda de Jesus ao Planeta: "Palavra
fiel é esta e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para
salvar os pecadores... ¨ - Paulo. (I Timóteo, 1:15.)
A afirmativa apostólica merece cuidadosa ponderação
uma vez que, a inferioridade humana, de modo geral, só interpreta a palavra “salvação”
por benefício, por vantagem imediata.
Assim como no versículo em estudo, outros trechos
do Velho e do Novo Testamento afirmam que Jesus veio ao mundo a fim de
imolar-se pelos nossos pecados.
* Porque as iniqüidades deles levará sobre si.
(Isaias, 53:11)
* Cristo morreu por nossos pecados, segundo as
escrituras. (I Cor. 15:3)
* O qual se deu a si mesmo por nossos pecados para
nos livrar do presente século mau. (Gálatas, 1:4)
* Havendo feito por si mesmo a purificação dos
nossos pecados. (Hebreus, 1:3)
* Assim também Cristo oferecendo-se uma vez para
tirar o pecado de muitos (Hebreus, 9:28
* Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo. (João, 1:29)
A interpretação apressada e superficial dessas
assertivas tem conduzido a muitos equívocos, o que levou P. A. Godoy refletir
que: “Caso tivesse Jesus sido investido da prerrogativa de salvar os homens de
seus pecados, duas situações teriam ocorrido: a humanidade teria ficado livre
de todos os males, uma vez que a maior parte deles é herança do pecado e as
religiões não poderiam falar mais em pecado original, uma vez que o Cristo
teria removido dos ombros dos homens esse tremendo fardo (...)”.
Corroborando com esses raciocínios, Hermínio C.
Miranda questiona, referindo-se em especial aos textos do apóstolo Paulo, que
se assim fosse porque ele insiste na prática das boas obras, no procedimento
correto, na caridade, no amor ao próximo? “Se Cristo nos salvou para sempre com
sua dor, nada disso faz sentido e o que seria simplesmente inaceitável,
primeiro porque o inocente não é destinado a assumir a responsabilidade pela
falta alheia, lavando-lhe a mancha do erro. Onde ficaria o preceito de que a cada um (é dado) segundo suas obras?
Que mérito ou necessidade teriam as obras ou a fé se estivéssemos já resgatado
pelo sofrimento do Cristo? E que sentido teria o próprio pecado, como falta
pessoal, se alguém acaba resgatando-o por nós? ¨.
Pondera Emmanuel que “após a passagem do Mestre no
mundo, a fisionomia íntima dos homens, (...) era a mesma do tempo que lhe
antecedera (...)”:
* Os romanos mantinham-se na conquista do poder;
* Os judeus permaneciam algemados a racismo
infeliz;
* Os egípcios desciam à decadência;
* Os gregos demoravam-se sorridentes e impassíveis,
em sua filosofia recamada de dúvidas e prazeres;
* Os senhores continuavam senhores, os escravos
prosseguiam escravos...
“Todavia o espírito humano sofrera profundas
alterações”.
As palavras e os exemplos do Mestre “acordavam para
a verdadeira fraternidade, e a redenção, (...) começava a clarear os obscuros
caminhos da Terra, renovando o semblante moral dos povos...”
“Jesus Cristo não veio como Salvador”, para tomar
sobre si os pecados da Humanidade. Ele veio na condição de Redentor da
Humanidade. Veio ensinar o caminho da libertação espiritual, pelo conhecimento
da verdade, no esforço pessoal de melhoria íntima, na vivência dos preceitos
evangélicos.
Isto não se realiza de forma miraculosa mas gradativamente
no curso eterno da vida, ou seja, “Deus nos concede todos os recursos para
realizarmos em nós o trabalho da redenção espiritual que acabou ficando com o
rótulo inadequado de salvação; não, porém, realizando-a por nós e sim conosco.
Possibilidades e potencialidades são colocadas a nossa disposição, mas o
trabalho é pessoal, intransferível”.
Jesus trouxe-nos a Verdade, ensinamentos que cabe a
cada um dinamizar, “fazer a sua parte, entrar na posse dessa verdade, dessa luz
que ilumina a mente, consolida o caráter e aperfeiçoa os sentimentos”. Cada um
há que agir, lutar, realizar, sem o que a redenção não acontece. “Ninguém tem
poder para salvar pecadores de forma indiscriminada”. Estes devem resgatar suas
infrações às leis divinas através do conhecimento da verdade, da iluminação
íntima, vivendo os ensinamentos evangélicos.
Eis porque Emmanuel, no texto em estudo, usa o
termo salvar-se reconhecendo que “salvar não significa arrebatar os filhos de
Deus à lama da Terra para que fulgure, de imediato, entre os anjos do Céu”.
Salvar-se é educar-se. Não é o batismo, a filiação
a qualquer escola religiosa, a observância de rituais e práticas exteriores que
redimem o Espírito mas, “o trabalho, longo e porfiado, de auto-educação” nas
vidas físicas e fora delas.
“A sentença de Jesus: a cada um será dado segundo
suas obras, (...), reflete a extensão do amor que Deus dispensa a todos (...),
anulando qualquer idéia de que um Espírito possa elevar-se aos paramos
sublimados da Espiritualidade, por caminhos dúbios, sem o esforço em favor do
aprimoramento próprio”.
Bibliografia:
Xavier, Francisco Cândido. "Palavras de Vida
Eterna: Salvar-se". Ditado pelo Espírito Emmanuel. 17a ed. Uberaba - MG - CEC.
1992.
Godoy, Paulo Alves. "Casos Controvertidos do
Evangelho: Redenção ou Salvação - Pela Graça ou Pelas Obras?” SP - FEESP. 1993.
Godoy, Paulo Alves. "Crônicas Evangélicas:
Salvador ou Redentor?". 3a ed. São Paulo - SP - FEESP. 1990.
Miranda, Hermínio Correa. “Cristianismo: A Mensagem
Esquecida: Salvação”. Matão - SP - Casa Editora O Clarim. 1988.
Iracema Linhares Giorgini
Agosto / 2005
Citações bíblicas
I TIMÓTEO 1
15 Fiel é esta palavra e
digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os
pecadores, dos quais sou eu o principal;
ISAÍAS 53
11 Ele verá o fruto do
trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo
justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.
I Corintios
3 Porque primeiramente vos
entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as
Escrituras;
GÁLATAS 1
4 o qual se deu a si mesmo
por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade
de nosso Deus e Pai,
3 sendo ele o resplendor
da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas
pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados,
assentou-se à direita da Majestade nas alturas,
HEBREUS 9
28 assim também Cristo,
oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda
vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
JOÃO 1
29 No dia seguinte João viu
a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo.
CENTRO
ESPÍRITA BATUÍRA
cebatuira@cebatuira.org.br
Ribeirão
Preto - SP
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