*Espiritismo Comparado*
*EDUCAÇÃO E ESPIRITISMO*
Educação – etimologicamente a palavra
deriva de duas raízes: 1) educare,
criar, alimentar; 2) educare, direção
para fora (mais antigo). Esta definição implica na seguinte contradição: o ensino
deve ser de fora para dentro (magister
dixit) ou de dentro para fora (posição liberal)?
A finalidade
da educação e o aperfeiçoamento da personalidade humana. Embora o conceito de
educação esteja impregnado de idéias filosóficas e religiosas dos diversos
povos, o desenvolvimento e perfeição, permanecem comuns em todas as definições,
tanto as antigas como as modernas. Diante desta noção, pergunta-se: que tipo de
subsídios o Espiritismo pode oferece para auxiliar a evolução dos indivíduos?
Na educação formal,
os professores transmitem a instrução. Porém, ensinar uma técnica não é educar,
segundo o verdadeiro sentido que o conceito expressa. No livro O Consolador, psicografado por Francisco
Cândido Xavier, Emmanuel esclarece-nos que somente o instituto da família pode
educar, pois é onde a criatura recebe as bases do sentimento e do caráter.
Afirma, ainda, que sem noções religiosas, não se pode edificar solidamente as
almas.
A educação,
segundo o Espiritismo, deveria começar no ato da concepção, intensificar-se até
os sete anos e continuar, moderadamente, até o resto da existência. Explica-se:
é no ato da concepção que se inicia a ligação entre o Espírito e a matéria. Do
nascimento aos sete anos, como o corpo
físico ainda em formação se mostra
frágil, é o período mais favorável para os pais modificarem o caráter e a
personalidade do Espírito reencarnante.
A
reencarnação, um dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita, é em si
mesma um processo educacional. Ela tem relação com a lei de causa e efeito.
Essas duas leis permitem-nos conhecer melhor a realidade que nos envolve. Desta
forma, uma dificuldade sem explicação no presente pode ser solucionada pela
simples cogitação do passado. Muitas vezes, a causa dos problemas que nos
afligem na atualidade, encontra-se numa vivência anterior, que pode ser nesta
mesma existência ou numa vida passada.
Este estudo
mostra que a compreensão dos processos educacionais extrapola técnica e razão.
O elemento chave é o sentimento. Cuidemos, pois, de sentir plenamente o momento
que estamos vivendo.
Fonte de Consulta
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São
Paulo, FEESP, 1995.
SANTOS, T. M.
Noções de Pedagogia Científica. São Paulo, Editora Nacional, 1963.
XAVIER, F. C.
O Consolador (pelo Espírito Emmanuel). 7. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.
*ARTIGOS DE SÉRGIO BIAGI
GREGÓRIO*
Nenhum comentário:
Postar um comentário