*Evangelho Redivivo*
INJÚRIAS
E VIOLÊNCIAS
Injúria – do lat. injuria – significa ação que ofende a outrem; agravo, vitupério, afronta. Violência - do lat. violentia -, o
que se exerce com uma força impetuosa. Diz-se do sentimento ou da afeição,
quando supera a vontade.
Para
os antigos gregos, cada ser tinha um lugar destinado e tudo se
resumia a manter a hierarquia dos valores de
cada um na totalidad
e. Essa
concepção não implica luta e
violência. No entanto, mesmo
entre os próprios gregos surgiu a
concepção de mundo como luta de contrários. O mundo
"faz-se" precisamente no
conflito entre as forças contrárias, do qual brota o novo.
O segundo esquema impôs-se nos tempos
modernos. Hobbes formula essa idéia dizendo que "o homem
é lobo do próprio homem". Darwin
fala em seleção dos mais aptos, na sua
teoria sobre a evolução das espécies. Hegel traça as linhas
da dialética, como superação dos
contrários. Marx quer atingir a igualdade através da luta de classes.
Como vemos, tudo gira em torno da força para manter
a ordem.
Contudo, o mestre Jesus dizia: "Bem-aventurados
aqueles que são brandos, porque
eles possuirão a
Terra";
"Bem-aventurados os
pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus". Acrescenta "que todo aquele que se encolerizar contra o seu
irmão merecerá ser condenado pelo
julgamento; que aquele que disser ao seu irmão Racca, merecerá ser condenado pelo conselho”. Por essas máximas, Jesus fez da doçura, da moderação,
da mansuetude, da afabilidade e da
paciência uma lei; condena, por conseguinte, a violência, a cólera
e mesmo toda a
expressão descortês com
respeito ao semelhante.
Na interpretação de Kardec, no cap. IX de O Evangelho Segundo o Espiritismo, os textos evangélicos denotam a idéia de que,
até esse dia, os bens da terra estão açambarcados pelos violentos em prejuízo
daqueles que são brandos e pacíficos. Porém, quando
a lei de amor e caridade for a
lei da Humanidade, não haverá mais
egoísmo; o fraco e o pacífico não serão mais
explorados pelo forte e pelo
violento.
O
mundo é violento porque somos violentos. Se
optarmos pela afabilidade e pela
doçura, estaremos auxiliando a
construir o mundo ditoso do
terceiro milênio.
*SÉRGIO BIAGI GREGÓRIO*
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