*Espiritismo
Comparado*
*FILOSOFIA E ESPIRITISMO*
Filosofia - do grego philos (amor) e sofia (sabedoria).
Tem o sentido etimológico de “amor à sabedoria”. Atualmente é
uma ciência que estuda as leis mais gerais do ser, do pensamento e
da ação. Divide-se em três partes fundamentais: 1ª) Gnosiologia
ou Teoria do Conhecimento; 2ª) Ontologia ou Teoria do Ser;
3ª) Axiologia ou Teoria dos Valores.
A Gnosiologia ou Teoria do Conhecimento estuda a origem, a
essência e a validade do conhecimento. Da Antigüidade aos nossos
dias, o problema do conhecimento, para a Filosofia, apresenta-se
contraditório: conhecemos pelo espírito ou pelos sentidos? Essa
dualidade, para a Filosofia Espírita, não existe, pois o homem é
essencialmente Espírito. Assim, segundo a Doutrina Espírita, a
percepção é faculdade geral do espírito, que abrange todo o seu
ser, isto é, o Espírito, o Perispírito e o Corpo
Físico.
A Ontologia ou Teoria do Ser estuda a origem, a essência e a
causa primária do cosmos, da vida e do pensamento. Para a Filosofia,
a dualidade persiste: é o ser que dá origem ao pensamento, ou este
àquele? Quem surgiu primeiro: a matéria ou o espírito? Para o
Espiritismo, Deus é causa primária de todas as coisas. Dele
vertem-se dois princípios: o princípio material e o princípio
espiritual. Diz-nos que a ligação entre ambos é feita através do
perispírito.
No conhecimento do perispírito está a solução para muitos de
nossos problemas, inclusive os filosóficos. Ele é o elo de ligação
entre o ser e o pensamento. Enquanto a Filosofia debate se a origem
está na matéria (materialismo filosófico) ou no espírito
(idealismo filosófico), o Espiritismo afirma que o ser é
essencialmente um Espírito, que deve ser visto no seu tríplice
aspecto, ou seja: Espírito, Perispírito e Corpo Físico.
A Axiologia ou Teoria dos Valores estuda a origem, a essência
e a evolução dos valores existenciais e indica os princípios da
ação. Um estudo pormenorizado das Aleis Morais e, especificamente,
a Lei de Justiça, Amor e Caridade, contidas em O Livro dos
Espíritos nos fornecerá os princípios da ação voltados para
o bem. Automatizando-os em nossos atos cotidianos, poderemos
construir uma sociedade mais justa e igualitária.
A atitude filosófica da dúvida, crítica, reflexão e contradição
aliada aos princípios codificados por Allan Kardec, fornecem-nos
subsídios valiosos para a compreensão de nós mesmos, do nosso
próximo, da natureza e do mundo que nos circunda.
Fonte de Consulta
BAZARIAN, J.. O
Problema da Verdade. São Paulo, Círculo do Livro, s/d.
KARDEC, A.. O Livro
dos Espíritos. São Paulo, FEESP, l972.
PIRES, J. H..
Introdução à Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo,
Paideia, l983.
*ARTIGOS DE SÉRGIO BIAGI
GREGÓRIO*
Nenhum comentário:
Postar um comentário