Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2018

Doutrina Espírita e Allan Kardec


**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**

 NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA

**Doutrina Espírita e Allan Kardec**

**O Espiritismo: Terceira Revelação**

“O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo.”
Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo

“O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil.”
Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo

“O Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível.”
Allan Kardec – O Livro dos Espíritos

**Os Três Aspectos da Doutrina Espírita**

Religião = Ciência = Filosofia

• Religião: De suas conclusões científicas e filosóficas resulta o conhecimento da Paternidade Divina e da irmandade universal, tendo como lei maior o amor a Deus e ao próximo.

• Filosofia: cogita, induz e deduz idéias e fatos lógicos sobre as causas primeiras e seus efeitos naturais; estuda, discerne e define motivos e conseqüências, comos e porquês de fenômenos relativos à vida e à morte.

• Ciência: Investiga, experimenta, comprova, sistematiza e conceitua leis e fatos, forças a fenômenos da vida, da natureza, dos pensamentos e dos sentimentos humanos.

**Características da Doutrina Espírita**

É revelação divina e obra de cooperação dos Espíritos encarnados e desencarnados.

Impessoal: não é fruto da revelação de um só espírito e nem trabalho de um só homem.

Complementar: complementa as duas primeiras

Progressiva: ela jamais dirá a última palavra.

Áureo – Universo e Vida

Os termos Espírita e Espiritismo foram criados por Allan Kardec.

Espírita ou Espiritista é nome dado aos adeptos do Espiritismo ou Doutrina Espírita.

**O Consolador Prometido**

“Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco; - O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente não o conhece.”
Jesus (João, 14: 15-17)

“O Espiritismo evangélico é o Consolador prometido por Jesus, que, pela voz dos seres redimidos, espalham as luzes divinas por toda a Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos na sua feição de Cristianismo redivivo, a fim de que os homens despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo.” Emmanuel - O Consolador

**Do que Trata o Espiritismo**

Quem é você?

Antes de nascer, o que você era?

Depois da morte física, o que você será?

Por que você está neste mundo?

Por que algumas pessoas sofrem mais que outras?

Por que a riqueza e a pobreza?

Por que a saúde e a doença?

De onde vêm as nossas tendências, boas ou más?

Por que os vícios?

De onde vim, por que estou aqui e para onde vou?

**Allan Kardec**

Convençamo-nos de que é necessário:

sentir Kardec;

estudar Kardec;

anotar Kardec;

meditar Kardec;

analisar Kardec;

comentar Kardec;

interpretar Kardec;

cultivar Kardec;

ensinar Kardec;

divulgar Kardec

...“Emmanuel - Caminho Espírita”

**Sinopse da Vida de Allan Kardec**

03.10.1804 - Nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail, em Lion, França.

25.03.1856 – Primeira manifestação do Espírito de Verdade.

30.04.1856 – Primeira revelação da missão que lhe estava reservada.

18.04.1857 – Primeira edição de “O Livro dos Espíritos”.

1.1.1858 – Início da publicação da Revista Espírita.

1.1.1861 – Publicação de “O Livro dos Médiuns”.

1865 – Publicação de “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

1865 – Publicação de “O Céu e o Inferno”.

1868 – Publicação de “A Gênese”.

31.3.1869 – Desencarnou com a ruptura de um aneurisma.

**Obras Básicas da Doutrina Espírita**

“O Evangelho segundo o Espiritismo” é um dos cinco livros que constituem o corpo doutrinário do Espiritismo. “O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec. Se o leitor é cristão, leia com aplicação o ensino moral do Mestre Jesus para a Humanidade sofredora e dê-se conta de conteúdos que talvez nunca antes tenha percebido, ou compreendido plenamente. Se não é cristão, mas um espírito indagador, leia com respeito a orientação desse Espírito divino, dada há dois mil anos e sempre atual, em seu caráter educativo, motivador e consolador.

“O Livro dos Espíritos” Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.

“O Livro dos Médiuns” é uma das cinco obras que constituem a Codificação da Doutrina Espírita. Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. Apresenta ainda, na parte final, precioso vocabulário básico espírita. De leitura e consulta indispensável para os espíritas, será sempre uma preciosa fonte de conhecimento também para qualquer pessoa indagadora e atenta ao fenômeno mediúnico, que se manifesta crescentemente no mundo inteiro, dentro ou fora das atividades espíritas. Sendo os homens parte integrante do intercâmbio entre os dois planos da vida o material e o espiritual, o melhor é que conheçamos, e bem, os mecanismos desse relacionamento. “O Livro dos Médiuns” é o manual mais seguro para todos os que se dedicam às atividades de comunicação com o Mundo Espiritual.

“O Céu e o Infeno” Esta é uma das cinco obras básicas que compõem a Codificação do Espiritismo. Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. Divide-se em duas partes: A primeira, estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta, também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas. A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre. Livros da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868.

“A Gênese” É uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo. É um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; Em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; Na terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no Mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade. Os assuntos apresentados nos dezoito capítulos desta obra têm como base a imutabilidade das grandiosas Leis Divinas.

**Obras que complementam o Pentateuco da Doutrina Espírita**

“Obras Póstumas” Obra publicada após a desencarnação de Allan Kardec, apresenta, no começo, bem escrita biografia do Codificador, seguida do discurso que Camille Flammarion pronunciou quando do seu sepultamento. Reunindo importantes registros deixados por Allan Kardec, acerca de pontos doutrinários e fundamentação do Espiritismo, divide-se este trabalho em duas grandes partes. A primeira aborda assuntos como: caráter e conseqüências religiosas das manifestações dos Espíritos; as cinco alternativas da Humanidade; questões e problemas; as expiações coletivas; liberdade, igualdade, fraternidade; música espírita; a morte espiritual; a vida futura A segunda inclui apontamentos em torno da iniciação espírita e o roteiro missionário de Kardec, assim como uma “exposição de motivos”, apresentada na “Constituição do Espiritismo”, como precioso legado do mestre lionês às sociedades espíritas do futuro.

“O Que É O Espiritismo” Obra sempre atual, útil aos adeptos da Doutrina Espírita, como também àqueles que desejam conhecer a natureza do Espiritismo e a definição de seus pontos fundamentais. A lógica e o bom senso de Allan Kardec aí se evidenciam, desconcertando os negativistas e clareando as indagações dos que acreditam e aspiram à vida superior. Divide-se em 3 capítulos: O primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores. O segundo capítulo, expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de O Livro dos Médiuns. No terceiro capítulo, é publicado o resumo de O Livro dos Espíritos, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica. Contém também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

**A Federação Espírita Brasileira**

Fundada em 1884.

Tem como lema: Deus, Cristo e Caridade.

Possui a elevada tarefa de coordenar dentro das sadias expressões da Doutrina os grupos espíritas de todo o país.

É a depositária e diretora de todas as atividades angélicas da Pátria do Cruzeiro.

Todos somos a ela ligados por laços indissolúveis no mundo espiritual.

Humberto de Campos – Brasil: Coração do Mundo, Pátria do Evangelho


EDITORA AUTA DE SOUZA


FREQUENTE UMA CASA ESPÍRITA,

 QUER RESPOSTAS?

ENCONTRE-AS NO LIVRO DOS ESPIRITOS .




GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM





Nenhum comentário:

Postar um comentário