EVANGELIZAÇÃO INFANTIL Aula preparada para turma de 05-06 anos.
Tema: Reencarnação.
Objetivo: entender a importância da Reencarnação.
Incentivação: (dramatização feita pela evangelizadora) Evangelizadora grávida arrumando o quarto do futuro bebê (berço, roupinhas, mamadeira, sabonete, toalha, etc).
Desenvolvimento: (diálogo com as crianças).
- é bom chegar gente nova em casa?
- como vocês gostariam de ser recebidos?
- vivência rápida de como cuidar de um bebê
- explicar o que significa reencarnar, por
quê os Espíritos precisam reencarnar na Terra e a importância de serem bem recebidos. Fixação: o evangelizador pede que alguém conte como foi a chegada de um novo Espírito na sua casa. Avaliação: as crianças contam como é a convivência delas com os irmãos mais novos. Bibliografia: O Melhor é Viver em Família – no 8 – páginas 45 a 49, 68 a 70. Série: Evangelização no Lar CELD – RJ-1996 Texto de apoio ao Evangelizador (anexo, gravuras - fixação)
A Doutrina Espírita, além de educadora e libertadora, é também evolutiva. Traz em seus postulados básicos a imortalidade da alma, apresentando um novo cenário para que possamos conhecer, abordar e conviver com este estágio transitório da vida. Mostra a Doutrina Espírita que, criados à imagem do Pai, simples e ignorantes, possuímos o livre-arbítrio que nos permite decidir em determinadas circunstâncias o caminho a ser seguido; e é o exercício desta faculdade que dosará o nosso grau de evolução nas diversas encarnações Portanto, nosso mundo natural não é a Terra; daí a necessidade primeira de encararmos a transitoriedade da nossa vida presente. Enquanto desencarnados, refazemos nossas forças na erraticidade, trabalhando e recuperando das mazelas cometidas na última encarnação, aguardando nova chamada – oportunidade concedida pela extensão da misericórdia de Deus – para prosseguirmos nosso planejamento individual de evolução. Chegada a hora, haveremos de voltar ao corpo de carne, com suas limitações, gozando da dose de liberdade que fizemos por onde merecer e com um planejamento claro a ser cumprido. Neste instante, o Espírito começa a se preparar para uma nova viagem que dará início com a fecundação, ligando-se através do perispírito – molécula a molécula – no novo corpo que está sendo gerado e preparado para servir de sua moradia. Estaremos novamente frente a frente com nossos amigos e inimigos do passado, procurando reconstruir nossa longa trajetória, desfrutando de chances proporcionadas por nossos méritos e pela bondade do Pai Celestial. Deveremos, então, aproveitar cada oportunidade concedida para nossa evolução moral. Trecho extraído do artigo “Somos Seres Eternos” da Revista Internacional de Espiritismo.
Beatriz de Almeida Rezende Junho de 2001 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário