Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

34 - A GÊNESE

CAPÍTULO VI
URANOGRAFIA GERAL

OS COMETAS
Na concepção do Espírito Galileu os cometas são os viajores do espaço que como guias siderais levarão os homens a conhecer os limites do sistema ao qual a Terra pertence.

Ao longo da história os cometas foram considerados presságios de acontecimentos ruins. Em 1910 a passagem do cometa Halley, o mais famoso de todos, trouxe pânico porque as pessoas acreditavam que, por seus gazes, haveria um envenenamento global, destruindo todos os habitantes da Terra.
Os cometas são formados por gigantescas bolas de dióxido de carbono há temperaturas do zero absoluto. Quando se aproximam do Sol, no núcleo ocorre o fenômeno da sublimação (passagem do sólido direto para o gasoso) em virtude das tempestades solares, formando suas caudas.
Muitos cientistas acreditam que, há bilhões de anos, um cometa teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros. Será que sua massa gasosa causaria tamanho impacto?
Os cometas “(...) não tem o destino de servir de moradia às humanidades. Eles vão sucessivamente de um sol para outro, enriquecendo-se por vezes no caminho com fragmentos planetários reduzido ao estado de vapores, recebendo nos seus focos os princípios vivificantes e renovadores que derramam sobre os mundos terrestres.”1

Os cometas temidos pela humanidade por muitos séculos, pelas explicações do Espírito Galileu, como tudo na criação divina, têm um objetivo e uma razão de ser, contribuindo para a harmonia do universo.
Bibliografia:
1 - KARDEC, Allan. A Gênese. 19. ed., São Paulo, SP: LAKE, 1999, cap. VI, itens 28-31, p. 103-104


Adelino Alves Chaves Jr.
Novembro / 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário