Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ESTUDO EVANGÉLICO

APRESENTAÇÃO, OBJETIVOS E EXORTAÇÃO

1. NOTÍCIAS DO LIVRO: Palavras de Vida Eterna

O livro Palavras da Vida Eterna é uma obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito Emmanuel. É uma edição CEC – Comunhão Espírita Cristã de Uberaba, Minas Gerais. É a 83ª obra psicografada por Francisco Cândido Xavier. A primeira edição saiu do prelo em 1964, sendo oferecidos na ocasião aos leitores 15.000 exemplares. No presente momento está na sua 25a edição, com a publicação de 145.500 livros desde a sua 1a edição. O livro é iniciado com uma mensagem de Emmanuel Ante o Divino Mestre, dada em Uberaba em 14 de setembro de 1964 e em seguida desenvolvem-se 180 temas evangélicos e ainda traz um quadro de referências bíblicas.

2. O Título:< >Palavras de Vida Eterna

As palavras contidas neste livro não são quaisquer palavras – se existem palavras que ferem, deprimem, estimulam guerras, há as portadoras de paz, de estímulo, de compreensão. Estas agrupadas nestas páginas, onde se procurou o sentido dos ensinamentos de Jesus com as chaves da Doutrina Espírita, são as palavras de Vida Imortal que lenificam, iluminam, sustentam e plasmam novas diretrizes que, impressas no homem, fazem-no novo para a própria vida.

Palavras de Vida Eterna – mensagem cristã revivida pela Doutrina Espírita, roteiro luminoso, alimento, água refrescante, a beneficio dos corações humanos.

3. Objetivo

Cristo é nosso guia e modelo, o médico de nossas almas. Por isso, no limiar deste estudo sistematizado do livro “Palavras de Vida Eterna” convidamos a todos para que nos unamos em torno de Cristo buscando com Ele e N’Ele a lição da mente purificada, do coração aberto à verdadeira fraternidade, das mãos ativas na prática do bem. Certamente suas “Palavras de Vida Eterna” ensinarão a encontrar na Doutrina dos Espíritos amor e luz para a construção do bem e da felicidade humana para todo o sempre.

4. Exortação

ANTE O DIVINO MESTRE

Senhor!

No dia de Pentecoste, quando quiseste reafirmar as boas novas do intercâmbio, entre o Mundo dos Homens e o Mundo dos Espíritos, deliberaste agir de público, sem que ministros ou líderes humanos estivessem superintendendo a reunião.

Pedro e os companheiros oravam, depois de providências para que alguém ocupasse o lugar vazio de Judas, quando (1) “todos ficaram repletos do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

Com isso não desejamos dizer que desprestigiavas a autoridade e a organização que honorificas com o teu apreço, e sim que podes administrar os teus dons inefáveis sem a intervenção de ninguém.

O narrador evangélico vai mais longe. Conta-nos, ainda, que a multidão te escutou o verbo renovador, tomada de assombro, porquanto, fizeste com que cada um dos circunstantes te ouvisse o comunicado “em seu próprio idioma” (2).

Rememoramos semelhante passagem dos primeiros dias apostólicos, para rogar-te apoio no limiar deste livro.

Estamos agrupados nestas páginas, - os leitores amigos e nós outros, - procurando o sentido de teus ensinamentos com as chaves da Doutrina Espírita, que nos legaste pelas mãos de Allan Kardec.

Aqui entrelaçamos atenção e pensamento, sem outras credenciais que não sejam as nossas necessidades do coração.

Respeitamos, Senhor, todos os templos que te reverenciam o nome e todos os poderes religiosos que te dignificam no mundo, mas temos sede das tuas palavras de vida eterna, escoimadas de qualquer suplementação.
Viajores de longos e escabrosos caminhos, trazemos a alma fatigada de supremacias e domínios, pretensões e contendas estéreis!...

Reunidos, pois, a fim de ouvir-te as lições claras e simples, nós te pedimos entendimento. E, lembrando-te a presença no monte, à frente da turba sequiosa de consolo e esperança, nós te suplicamos, ainda, inspiração e bênção, para que te possamos compreender e aproveitar o exemplo de amor e a mensagem de luz.

EMMANUEL

Uberaba, 14 de setembro de 1964.

(1) Atos, 2:4

(1) Atos, 2:6 – Notas do autor espiritual.

Francisco Cândido Xavier. Ante o Divino Mestre. In: Palavras de Vida Eterna. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Edição Comunhão Espírita Cristã. 17a Edição. 1992.
Francisco Cândido Xavier. Definindo Rumos. In: Roteiro. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Federação Espírita Brasileira. 8a Edição. 1952. p. 10.
Divaldo P. Franco. Palavra. In: Repositório de Sabedoria. Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Livraria Espírita Alvorada. 2o Volume. 1a Edição. 1980. p. 131-134.

Iracema Linhares Giorgini

Nenhum comentário:

Postar um comentário