Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mocidade Espírita Batuira - Alegria de Viver

"Exteriorizarás entusiasmo e alegria ,nas horas belas da estrada; todavia demonstrarás coragem e paciência ,nos dias amargos ,quando tudo pareça despedaçar-te os sonhos e aniquilar-te as esperanças ."

( Emmanuel )
Muitas vezes ,a falta de alegria na existência do indivíduo é justificada pela afirmativa evangélica de que a felicidade não é deste mundo ,o que é uma verdade ,porém não deve a criatura tomar um posicionamento pessimista perante a Vida .

O ser humano tem como destinação a perfeição relativa e a felicidade ,porém se não começar a exercitar desde agora um comportamento que lhe permita alcançar tal destinação através da exteriorização da alegria jamais conseguirá alcançar a felicidade ,visto que esta depende daquela para se desenvolver .

E como sentir alegria ,em um mundo de provas e expiações ,em que tudo parece conspirar para uma atitude contrária ?

Nas situações mais simples e singelas ,nos momentos agradáveis com as pessoas que amamos e estimamos, com aqueles que são motivo do nosso carinho e atenção. Oportunidades , dadas pela Providência Divina ,não faltam ,e é preciso aproveitá-las sempre que possível .

Seja nos momentos que reencontramos um afeto que a muito tempo não o víamos ou no abraço matinal a um familiar ou amigo ; seja na hora de uma boa leitura ou de uma refeição que alivia a fome ; nas reuniões familiares ou no Evangelho no lar ; seja em que situação for, se conseguimos tirar um ensinamento dela já deve ser motivo de alegria para nós ,por já possuirmos sensibilidade suficiente para percebermos que a Vida é cheia de ensinamentos.

A alegria ,pois ,de viver deve ser parte ativa do programa de construção pessoal da criatura inteligente ,permitindo-se assim conquistar um nível de consciência mais dilatado ,que se caracterizará pelo amadurecimento psicológico ,que sustentará o processo de iluminação .Pois será alegria a motivadora para buscarmos novas conquistas ,novos desafios ,novos empreendimentos.

É evidente que momentos de dor ,sofrimento ,angústia entre outros farão parte da caminhada evolutiva ,sobressaltando muitas vezes o desânimo ,o pessimismo ,a desesperança ,no entanto ,buscar não alimentar e sustentar tais situações torna-se imprescindível a qualquer pessoa que queira libertar-se das situações penosas que a Vida nos propõe afim de nós educarmos os sentimentos dolorosos para transformá -los em sentimentos felizes .

A alegria traz ainda alguns benefícios imediatos no campo físico ,como é caso da manutenção da saúde do organismo somático .A alegria proporciona ao cérebro maior contribuição de enzimas especiais ,encarregadas de produzir saúde ,facultando o riso ,que é um estimulante poderoso para a fabricação de imunoglobulina salivar (sIgA) ,portadora de fatores imunizantes ,que propiciam o constante equilíbrio orgânico ,evitado a invasão de vários vírus e bactérias perniciosos .

Quando se ri ,estimulam-se preciosos músculos faciais e gerais ,eliminando-se toxinas prejudiciais acumuladas ,que terminam por intoxicar o indivíduo .

A Vida é um convite constante para a reflexão e entendimento de nós mesmos ,quando os quadros que ora se apresentam no mundo parecem ao mais desoladores possíveis e imagináveis podemos dar a nossa contribuição sendo mais alegres e otimistas ,demonstrando desta forma a confiança que temos em nosso Pai ,que nos Ama ,e no Cristo ,que traçou um roteiro de luz e trabalho no bem para nós .
Bibliografia :
• Rumo Certo – Francisco C. Xavier /Emmanuel
• Vida: Desafios e Soluções – Divaldo P. Franco / Joanna de Ângelis
Hérin Andréas

Nenhum comentário:

Postar um comentário