Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A divulgação espírita


INFORMAÇÃO ESPÍRITA

TRIBUNA DO ESPIRITISMO


Editorial

Justa referência

Jubilosos pelas importantes datas espíritas em 2018, referidas com abundância na edição anterior do TRIBUNA, reproduzimos ao lado, na íntegra, Editorial da RIE (Revista Internacional de Espiritismo) – A divulgação espírita –, edição de janeiro/18, para fazer nossas as palavras da magnífica síntese em referência às efemérides e seus desdobramentos.

No mesmo sentido iniciamos a partir da presente edição, participação da articulista Maroísa Baio, de Limeira (SP), e mensalmente até dezembro, com matérias exclusivas sobre a incomparável Revista Espírita, no ano em que se comemora seus 160 anos de publicação, a partir de 1858.

Num mês de outras datas importantes para a história do Espiritismo no planeta e que o leitor poderá localizar com facilidade na Internet, prossigamos na direção do bem.

O TRIBUNA conta com seu apoio de distribuição planejada e ao longo das edições o leitor encontrará vários motivos de entusiasmo com a divulgação espírita, ideal que nos move a todos. Afinal temos conosco as referências basilares do amor.

Editorial da RIE

Fazemos nossas as palavras daquele documento para as iniciativas em andamento.

RIE - janeiro de 2018, página 618

A divulgação espírita

Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação.”[1]

Iniciamos um ano especial para a Doutrina Espírita. Além da comemoração dos 150 anos de lançamento de A Gênese – a quinta obra básica da codificação espírita, já celebrada em janeiro e que deve ser motivo de discussões em congressos, seminários, palestras, bem como na imprensa espírita como um todo, de janeiro a dezembro –, 2018 reserva algumas datas marcantes para a Casa Editora O Clarim.

Em 30 de janeiro de 1938 desencarnava Cairbar de Souza Schutel, fundador desta editora e mente idealizadora de toda a obra decorrente, em quase 33 anos intensos e ininterruptos como trabalhador devotado à divulgação espírita. São, portanto, 80 anos de seu retorno à pátria espiritual.

Mais adiante, em setembro, precisamente no dia 22, serão comemorados 150 anos de seu nascimento, efeméride que merecerá homenagens durante o ano todo, como o lançamento de uma vinheta comemorativa e a publicação de uma coluna especial durante todo o ano na RIE, conforme explicado, respectivamente, em matérias nas páginas 631 e 642 desta edição.

Também merece atenção, e desde já a nossa lembrança, a realização do Encontro Anual Cairbar Schutel (EAC), promovido em Matão pelo Instituto Cairbar Schutel sempre no mês de setembro e que, em sua 8ª edição, terá uma programação especial totalmente voltada ao estudo da vida e da obra do Bandeirante do Espiritismo.

Coincidência do destino ou não, o evento se iniciará no dia 22, sábado, justamente o dia do 150º aniversário de Cairbar, finalizando as atividades no dia seguinte.

Estas datas comemorativas com certeza merecem a nossa recordação constante, assim como tantas outras que ainda virão, e são importantes para lembrar-nos do alerta que Emmanuel e André Luiz trouxeram. A Doutrina Espírita, sabidamente a terceira revelação, tem um caráter consolador por natureza, pois traz esclarecimento às mentes confusas e desamparadas. Este socorro oportuno não é privilégio nosso e não deve ser confinado como um tesouro indivisível; ao contrário, é preciso sempre alargar seus horizontes, fazendo com que se expanda ilimitadamente e atinja mais e mais corações ansiosos por receber uma palavra de esperança.

Este, pois, é o propósito do nosso trabalho e de tantos outros periódicos, federações, instituições e personalidades: divulgar a Doutrina Espírita! Mais importante que divulgar é internalizar a mensagem, aprender em conjunto, através de exemplos, de atitudes, numa caminhada lenta, mas gradual, em que empregamos nossos esforços para ser cada dia melhores.

Prossigamos, seguindo o exemplo desses nobres pioneiros e, principalmente, de Jesus!

1. XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. Estude e viva. Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz. 9.ed. “Socorro oportuno”. FEB.


Edição RIE, que surgiu
em 15 de fevereiro de 1925.
Para assinar acesse www.oclarim.com.br
ou pelo telefone (16) 3382-1066.

ESTUDE KARDEC
FREQUENTE UMA CASA ESPÍRITA,
QUER RESPOSTAS?
ENCONTRE-AS NO LIVRO DOS ESPIRITOS .

LEIA, DIVULGUE INFORMAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM





Nenhum comentário:

Postar um comentário