Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Perdão


INFORMAÇÃO ESPÍRITA

TRIBUNA DO ESPIRITISMO



Perdão

Sentimento é conquista de progresso.

Hilário Nunes
hilarionunessilva@gmail.com

Palavra curta essa o perdão. A gente a lê com frequência em diversos tipos de livros e então num determinado momento da vida, com alguma frequência, já bordejando a maturidade resolvemos ruminar o passado e iniciamos a escalada do perdão. Relembramos aquela ou aquelas pessoas que tivemos alguma mágoa, algum rancor, tristeza ou algo parecido, quase que imediatamente a imagem da criatura vem à nossa mente e a gente tenta perdoá-la. Muitas vezes nós não conseguimos, eu mesmo tento frequentemente, perdoar os algozes do meu passado. Não são muitos, três ou quatro no máximo, mas todas as vezes que eles me vêm à lembrança, me dá um sentimento diferente, a gente fica nervoso, relembra o que fizeram, e como somos extremamente suscetíveis e melindrosos, as tentativas ficam momentaneamente estacionadas até a próxima investida. Perdoar não é fácil, é um exercício longo, complexo e demorado. Devemos saber, no entanto que perdoar nunca foi sinônimo de esquecer, até porque não somos insanos. Temos no cérebro uma memória que registra todos os fatos, por isto quem perdoa não tem que, necessariamente, esquecer do agravo sofrido. O que é preciso, na verdade, é esquecer no sentido de solver a mágoa, a raiva ou o ressentimento que o fato gerou, caso contrário o perdão é superficial ou até mesmo ilusório, devemos cicatrizar nossas dores, mesmo que as vezes elas ainda latejem, como disse Jesus “Não te digo que deves perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes (Mateus, XVIII 15, 21, 22).

Acredito que já evoluí muito, já melhorei demasiado, mas acredito ainda ter um longo caminho pela frente pois são forças antagônicas que se digladiam em nós. Sim eu sei existem frases lindas sobre o perdão. As redes sociais estão cheias delas, existem literaturas sobre isso, mas quando você se encontra com você mesmo e se lembra daquelas pessoas, aí a coisa muda de figura. Existem pessoas que perdoam facilmente que não guardam rancores, tenho certeza mais evoluídas, eu tento ser uma delas através de muita oração, muita leitura, acredito que a gente vai melhorando aos poucos. Pois quando nas minhas orações ou nas suas que me lê neste momento, quando a gente pede perdão consideramos que temos que primeiro perdoar nossos semelhantes, aí então pedir perdão a Deus pelos nossos erros, pois “como pedir perdão de nossas próprias faltas, se não perdoamos os outros?” Eu acredito que a vida material é muito curta para nós ficarmos com raiva de alguém, ela é um dom que Deus nos deu, e sabemos que da morte podemos até escapar, mas da vida nunca já que somos imortais.

Interessante que nós sempre achamos que estamos certos, somos brandos em nos julgar, não somos egoístas, não somos maus ... É como diz aquele velho e bom ditado “nos outros nós vemos o cisco, mas muitas vezes não vemos a trave que está em nossos olhos”. Poderia citar aqui muito mais dos Evangelhos ou diversas obras que falam e citam o perdão, mas o meu apelo, a minha vontade é que para você que ler este artigo que perdoe, por mais difícil que seja, por mais ruim que pareça a contenda eu tenho certeza que você vai viver melhor. Sim falar é mais fácil do que fazer, mas como disse no princípio, vá aos poucos, desarme-se devagar, eventualmente a pessoa já até esqueceu e pergunta o porquê você sumiu, afinal alguém tem que ceder, porque não você? Nós? Tenho certeza que é o “sacrifício” mais agradável que você fará, aos olhos da boa espiritualidade.










FREQUENTE UMA CASA ESPÍRITA,
QUER RESPOSTAS?
ENCONTRE-AS NO LIVRO DOS ESPIRITOS .

LEIA, DIVULGUE INFORMAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM





Nenhum comentário:

Postar um comentário