INFORMAÇÃO
ESPÍRITA
ABORDAGEM
ESPÍRITA E CIENTÍFICA
Nessa
secção procuraremos fazer uma abordagem da depressão à luz da
Doutrina Espírita e da ciência através de TEXTOS
PARA ESTUDO
Além
dessas abordagens abriremos também um espaço para MENSAGENS
DE CONFORTO E ESPERANÇA,
a fim de apaziguar os corações sofridos com a depressão e outras
dores da alma.
O
PROBLEMA DAS PSICOSES
Exigindo
uma anamnese mais cuidadosa, severa, o mapeamento das causas
psicóticas conduz o pesquisador a estudos mais profundos do que no
caso das neuroses, porquanto aquelas dizem respeito a problemáticas
menos graves que se repetem nos painéis do organismo físico e
mental em formas transitórias...
Não
obstante a demorada discussão em torno de as psicopatias
manifestarem-se no corpo ou na mente, já não resta dúvidas quanto
aos seus fatores causais, classificados como endógenos e enógenos,
que facultam a eclosão do terrível mal, responsável por torpes
alienações .
Essas
doenças mentais, genericamente classificadas como psicoses, impõem,
às vezes, desvios qualificativos, mesmo nos casos de aparente e puro
desvio quantitativo, nos valores de caráter do homem. Em face de
complexidade, multiplicidade de tais desvios, uma classificação
exata dos fenômenos psicóticos é sempre difícil.
Há,
sem dúvida, além dos fatores psicológicos, uma vasta gama de
incidentes sociais que conduzem a psicoses múltiplas, num emaranhado
causal relevante.
Nos
fatores enógenos, há causas externas (tóxicos, infecções) e
corpóreas (doenças de outros órgãos, distúrbios do metabolismo,
amências, estados crepusculares, delírios confusionais a se
expressarem não especificamente como derivados de várias
etiologias, mal de Basedow, do diabete, uremia), como, também, nos
de ordem endógena (a esquizofrenia, as perturbações mentais da
epilepsia, a psicose maníaco-depressiva), em que as psicoses se
expressam como um processo de auto-punição que o espírito se impõe
pelos malogros e os crimes cometidos em outras vidas, que não foram
alcançados pela legislação humana.
O
psicótico maníaco-depressivo, por exemplo, traz gravado nas
paisagens do inconsciente os hediondos desvios morais pregressos que
escaparam à justiça estabelecida nos códigos da humana legislação
e que ora expungem, como tendência à fuga ao dever e à
responsabilidade, pelo suicídio.
O
esquizofrênico, na sua múltipla classificação, é igualmente um
espírito revel, enredado nas malhas dos abusos que praticou noutra
vida e que, sem embargo, passaram desconsiderados quanto ignorados
pelos compares da existência anterior.
Não
nos desejando fixar, apenas nessas, constatamos que, mesmo as
psicoses de climatério, cujas causas são óbvias, fazem-se
escoadouro purificador, recurso de que se utilizam as Leis Divinas
para alcançar os infratores e relapsos que pretenderam ludibriar o
código de ética universal, inviolável.
Em
todo problema de psicoses, seja ele de natureza neurótica ou
psiconeurótica, tenha o gravame da psicopatia ou não, o ser
espiritual é sempre o responsável pela conjuntura que padece.
Aqui
se podem incluir as psicoses de guerra como instrumento da vida a fim
de justiçar arbitrários campeões do crime.
No
espírito, encontram-se latentes os valiosos recursos que o podem
incitar à liberação do carma pela importância da terapêutica
tradicional, quando o paciente resolve ajudar-se; pela técnica
fluidoterápica da Ciência Espírita, quando o alienado deseja
cooperar; mediante os recursos valiosos da psicoterapia através da
auto, da hetero-sugestão do otimismo, da oração, da edificação
em si mesmo, quando o enfermo deseja submeter-se espontaneamente.
Em
qualquer problema de ordem mental como psicológica, o terreno em que
se desbordam as enfermidades e distonias é o mesmo que agasalha os
sêmens de vida e saúde, aguardando que a primavera da boa vontade
do espírito, colhido pela impertérrita justiça de Deus, lhe faculte
o surgimento em forma de paz.
Nesse
sentido, a caridade fraternal junto aos psicóticos, a solidariedade
gentil diante deles, a paciência irrefragável para com eles, a
intercessão generosa a benefício deles são contribuições
inestimáveis que o espírita a todos tem o dever de oferecer,
particularmente em se tratando dos irmãos tombados no aturdimento
interior.
Simultaneamente,
a evangelização do enfermo, a disciplina que a si se deve impor, a
diretriz de reabilitação por meio de um roteiro de trabalho
renovador e produtivo são indispensáveis recursos utilizados para
que o ser espiritual abandone as províncias da sombra em que se acha
enjaulado, interiormente, e possa recompor os painéis mentais
desarticulados de que se utiliza para a andadura material na Terra.
Entretanto,
no caso das ulcerações dos tecidos orgânicos, das intoxicações
que deixam rastro de várias degenerescências, havendo já
insculpida, seja na paisagem mental, seja no organismo físico, a
presença do desequilíbrio, esta se revela como distonia
perturbante. A crença de que o “cérebro não pode adoecer” tem
cedido lugar ao conceito griesingeriano, após demoradas
investigações fisiológicas como psicológicas.
Mesmo
nas paralisias gerais, nas doenças encefálicas complexas,
decorrentes de causas sifilíticas, com alteração da personalidade
que padece demência, delírios, em cima de psicose perfeita, o
espírito se reajusta à ordem universal, resgatando gravames...
Não
há porque se desesperarem os que se atribuem o dever da enfermagem
fraternal. Máquina em desequilíbrio - dificuldade para o condutor.
Condução
irresponsável - maquinaria em desarticulação.
Sempre
se pode ajudar, mesmo não se esperando uma reabilitação imediata,
ao menos uma liberação do compromisso negativo, tendo em vista que
a vida não se circunscreve ao breve período da reencarnação,
dilatando-se além do desequilíbrio orgânico e da degeneração
celular, na direção da imortalidade.
E
como o procedimento orgânico e o moral, não raro, acompanham o
viandante da eternidade, ajudar alguém a desembaraçar-se de
psicoses com vistas a melhores dias espirituais, é também terapia
preventiva ou assistência curadora, que não pode ser relegada a
plano secundário.
A
saúde é um estado interior que nasce no espírito, mas a felicidade
deve ser a meta que todos almejam para agora, amanhã ou mais tarde,
devendo ser trabalhada desde hoje, mediante os atos de enobrecimento
e elevação que cada um se pode e deve impor, imediatamente.
Carneiro
Campos.
(Texto
extraído da obra Sementes de Vida Eterna, psicografia de Divaldo P.
Franco, ditada por diversos Espíritos, 1ª ed., págs. 55 a 59,
1978, LEAL.)
Estude
Kardec
FREQUENTE
UMA CASA ESPÍRITA,
QUER
RESPOSTAS?
ENCONTRE-AS
NO LIVRO DOS ESPIRITOS .
LEIA,
DIVULGUE INFORMAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
GRATUITA
GRUPOS
UNIVERSO ESPÍRITA
-
16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP
E TELEGRAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário