Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Evanise M Zwirtes

O que vem a ser a felicidade? Como conquistá-la? São indagações relevantes no processo da realização pessoal.
    A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, e não como um caminho. Talvez por isso, ela pareça tão difícil de ser alcançada. Somente quando compreendermos que o mundo não é para ser disputado, mas compartilhado, passaremos a perceber e a entender que a humildade é privilégio dos grandes e é a rota certa para alcançarmos a felicidade.
    Ser humilde e tratar o outro de igual para igual nos faz melhorar como pessoa. A recompensa? Receber a mesma consideração e experimentar o sabor da alegria dia após dia.
    A felicidade é uma sucessão de momentos no presente. Origina-se da nossa força interior, da força vital, da nossa fé.
É a capacidade de encarar a vida de maneira positiva.
   Não se trata de fazer apenas o que se quer, mas de fazer com alegria o que tem de ser feito.
    Portanto, felicidade é um caminho que se descortina, é a esperança crescente, é a coragem de renovar-se, é amar, amar totalmente os momentos da vida. É a realização com equilíbrio num convite à harmonia, é sentir com serenidade a certeza de que a verdade, perseverante, vencerá a maldade na reconstrução do bem, pela paz.
    As causas da felicidade não se acham em lugares determinados do espaço. Elas estão em nós, nas profundezas da alma. "O reino dos céus está dentro de vós", disse o Cristo.
   Assim, por exemplo, sorrir inúmeras vezes, procurar o lado bom de tudo, esquecer os erros do passado, cair, mas levantar sempre, repudiar a inveja e a ingratidão são atitudes que tornam nossa vida muito melhor. Talvez não sejam fáceis, mas tudo é questão de aprendizado.
   É na vida íntima, no desabrochar de nossas faculdades, de nossas virtudes, que está o manancial da felicidade presente e futura.
    Em síntese, podemos dizer que a felicidade é uma atividade da alma.

Evanise M Zwirtes é Psicoterapeuta e Coordenadora  do  The  Spiritist Psychological Society, Londres-UK.

Jornal de Estudos Psicológicos
Ano II N° 5 Julho e Agosto 2009
The Spiritist Psychological Society 

Nenhum comentário:

Postar um comentário