Lígia Almeida
O fluido mental é formado por partículas que têm suas
características próprias, como sugere a ativação mental visibilizada pela tomografia
por emissão de positrões.
Em uma visão
global do Homem podemos resumidamente considerar uma interação em "via de mão
dupla" que vai do espírito para o perispírito, do perispírito para o
sistema nervoso, transmitidas às glândulas endócrinas, que, por fim, expressam
a vontade do espírito para todo o corpo físico. Já as sensações físicas
percorrem o caminho inverso,
impressionando, por sua vez, o princípio inteligente.
Essa é uma
visão abrangente, mas também reducionista da integração espírito-corpo, que deixa
claro o papel do sistema nervoso como receptor principal, em relação a matéria,
da vontade do espírito.
Na
codificação, encontramos a explicação de que o perispírito é ligado ao corpo
físico célula a célula, expressão essa lembrada e detalhada por André Luiz, na
sua obra. No entanto, apesar dessa total ligação perispírito-corpo, existem pontos
específicos de ligação para a
manifestação do espírito, e esses pontos
estão no sistema nervoso, traduzido pelo
neurônio que encerra, nos corpúsculos de Nissi, a energia nutritiva emanada do
plano espiritual; no pigmento ocre de lipofuscina, o fator de fixação
perispirítico, que liga o perispírito de forma mais ou menos intensa dependendo
do grau de evolução do espírito e sua relação mais ou menos intensa com o plano material;
e, finalmente, nas mitocôndrias neuronais, o canal receptor dos comandos espirituais.
Temos ainda,
nessa interface, a glândula epífise ou pineal como receptor capaz de detectar
informações do plano espiritual e as emanações magnéticas do plano material,
servindo de antena poderosa que informa o espírito encarnado do plano etérico.
Essa glândula está diretamente ligada ao centro de força coronário, que se
encontra no duplo etérico, formando assim a interface espírito-corpo.
O centro
coronário, por sua vez, utiliza-se do centro frontal, que está diretamente
relacionado com a glândula hipófise, e através dela transmite os avisos,
impulsos, ordens e sugestões mentais aos órgãos, tecidos e células.
Por esse
sistema, verte o fluído mental, secreção da mente, e não do cérebro, que se
difunde pelos caminhos neurais a todo o córtex, via glândula pineal, e
posteriormente a todo o corpo biológico por ação glandular e nervosa.
Quanto ao fluido mental, pode ser denominado
de "matéria-psí", visto que o pensamento é matéria, formado por
partículas que têm suas
características próprias, como
sugere a ativação mental visibilizada pela tomografia por emissão de pósitrons
(PET-Scan), demarcando áreas específicas do cérebro em funcionamento, conforme
a utilização da mente, seja para ouvir, ver ou raciocinar. São essas
características que organ-zam a psicosfera, ou halo psíquico, e
consequentemente o corpo físico, trazendo harmonia ou desequilíbrio de acordo
com o seu emprego.
As
partículas dessa "matéria-psi" são manipuláveis e compõem elementos
"vivos" de pensamento com comportamento e trajetória de acordo com os
sentimentos de inteligência que os conduz. E o pensamento influi e
comanda, modelado pela vontade do espírito, agindo sobre si mesmo, ou sobre
o objetivo ao qual se destina.
Concluindo,
podemos dizer que o corpo biológico reflete a psicosfera, que influi, sem
dúvida, na saúde física de forma positiva ou negativa, a depender da qualidade da
"matéria-psi" que venhamos a emanar. Logo, o aforismo" Mente sã
em corpo são" mais representativo seria se "Corpo são em mente
sã".
Médica especialista em Geriatria com subespecialização em
Cardiologia Geriátrica. Mestra em Bioquímica e Farmácia pela
Universidade de São Paulo, Brasil. Conferencista e Presidente da AME Porto.
Jornal de Estudos Psicológicos
Ano II N°
4 Maio e Junho 2009
The Spiritist Psychological Society
Nenhum comentário:
Postar um comentário