CIÊNCIA
(2ª Parte)
Rubens Santini
“O médium precisa aprender também a dominar seus impulsos
emocionais, a fim de que a mensagem que passa por ele, vinda de alguém no Plano
Espiritual e destinada a alguém no plano da matéria, não se contamine com as
suas próprias paixões e desacertos íntimos. Ele terá de ser como o lápis bem
apontado, com o grafite na consistência própria, na cor certa, ou o aparelho de
som dotado de dispositivos de alta fidelidade para que a boa gravação não seja reproduzida
com distorções, zumbidos e estáticas que a tornem irreconhecível. Deve se esforçar
para que a mesma qualidade de som existente na gravação-fonte seja a que se reproduz
nos alto-falantes, com toda a fidelidade e autenticidade possíveis.
(...) Na mediunidade, não há disputa de campeonatos nem
medalhas de ouro ao vencedor, porque não há vencedores, no sentido de que um
médium possa suplantar outros. Na mediunidade, ganha aquele que serve na
obscuridade, modestamente, com devotamento e honestidade.
Quando ouço falar que alguém é um “grande médium”, fico
logo de pé no freio. Existem grandes médiuns? Mediunidade é grandeza? Muita
gente avalia os médiuns pelos fenômenos espetaculares que podem produzir ou
pela ampla variedade de faculdades que exibem. Quanto a mim, não é isso que
busco num médium. Ele, ou ela, pode até de dispor de ampla faixa de sensibilidades
- que isto não é defeito mas prefiro aquele que, embora dotado de faculdades várias,
dedica—se modestamente a uma ou duas, para exercer bem e com dedicação. (...)
Como instrumento de comunicação o médium tanto pode
veicular mensagens aceitáveis e autênticas, como inaceitáveis e falsas,
dependendo das condições que oferece. Não deve ser endeusado, no primeiro caso,
nem crucificado no segundo. Seria o mesmo que destruir o telefone porque
acabamos de receber, por ele, uma notícia falsa, ou elogiá-lo porque acaba de nos
trazer uma alegria.
Ao mesmo tempo, não há como perder de vista o fato de que
o médium é um Ser humano, que pode falhar por ser endeusado, e pode embotar-se
ou perder-se quando, em vez de socorrido, for arrasado porque a sua comunicação
é considerado inaceitável.”
A posição do médium
A mediunidade é dom generalizado em todas as criaturas a
espera de educação e disciplina. Sem certas regras orientadas pelo Cristo, ela
é apenas um instrumento de satisfação pessoal ou meio de vida na pauta dos
negócios...
A posição do sensitivo ante sua mediunidade é que sua
língua deve perder a força de ferir, suas mãos a força de revidar e suas idéias
a força de contrariar as Leis de Deus.
Todos os médiuns são testados por meios variados. Por onde
que não se espera é que o inimigo chega. O defeito que insistimos em apontar
nos outros é o que temos com mais saliência. Se tiveres que chorar por alguém que
errou, chora por ti mesmo. Se tiveres que alterar a voz com irmãos que julgaste
incursos em erro, altera a voz contigo mesmo. Se tiveres de anunciar alguma
virtude que não possuis, fala das qualidades dos companheiros e dos esforços
que eles fazem para melhorar.
A posição do médium no lugar em que for chamado a
trabalhar é a de servir de instrumento para o bem em todas as direções da
vida... Quando vamos trabalhar na caridade, recebemos de Deus uma cota de luz
divina, mas não podemos esquecer que tal cota é para ser doada, e se ela
transforma fielmente no que nós desejamos que ela seja, torna-se uma carta com
endereço certo.
Eis a posição do médium diante da consciência."
Educação Mediúnica
— “Médium algum se perderá nas vielas do desequilíbrio se
estabelecer para si mesmo um programa de renovação.
Exercício e renúncia.
Muita paciência ante as incompreensões que lhe surgem no caminho.
Capacidade de perdoar, por maior que seja a ofensa.”
— “O jugo é suave e o fardo é leve para o companheiro da
mediunidade que se apóie no estudo, no trabalho, na oração constante, na
humildade.”
— “Médiuns sérios atraem Espíritos sérios; médiuns
levianos atraem Espíritos levianos.
O medianeiro que se não ajusta aos princípios morais pode
ser vitimado pela ação do mundo espiritual inferior.
— “A falta de estudo, evangélico e doutrinário constitui
sério escolho na prática da mediunidade.
O médium deve ler, estudar, refletir, assimilar e viver as
edificantes lições do Evangelho e do Espiritismo, a fim de que possa oferecer aos
Espíritos comunicantes os elementos necessários a uma proveitosa comunicação.
O médium estudioso, além disso, é instrumento dócil,
maleável, acessível. Tem sempre uma boa roupagem para vestir a idéias a ele
transmitidas. O que não estuda, nem se renova, cria dificuldades à transmissão
da mensagem, favorecendo a desconexão. — “A educação mediúnica, por sinônimo de
desenvolvimento mediúnico, deve ser iniciada no devido tempo, na época apropriada,
isto é, ao se verificar a espontânea eclosão da faculdade. Não devemos “querer”
o desenvolvimento mediúnico, mas “amparar” a faculdade que surge, pelo estudo e
pelo trabalho, pela oração e pela prática do bem.
Forçar a eclosão da mediunidade, ou o seu desenvolvimento,
significa abrir as portas do animismo, com sérios inconvenientes para o equilíbrio,
a segurança e a produtividade do medianeiro. A educação mediúnica deve ser, em
qualquer circunstância, espontânea, natural, suave, sem qualquer tipo de
violência externa e interna.”
— “Educação mediúnica pede tempo e trabalho, estudo e
abnegação. Não acontece de um dia para outro.
Médium inquieto, apressado em transmitir boas comunicações
antes do necessário preparo, é candidato em potencial ao desequilíbrio.
O médium disciplinado obterá ótimos frutos em sua tarefa,
levando em consideração o seguinte:
— lugar e hora certos para o trabalho;
— assiduidade e pontualidade;
— respeito à codificação e apreço aos Instrutores
Espirituais.
O médium prudente analisa, examina sugestões dos
companheiros encarnados, aceitando—as se justas e sensatas O médium vaidoso
comporta—se como dono da verdade. É sistematicamente refratário a advertência e
conselhos.
A discrição é fator básico para o êxito fluídico conhecer
problemas pela mediunidade ou por relatos íntimos e revelá-los, é falta de caridade.”
— “A ausência de trabalho é grave escolho da mediunidade,
isso porque a ferramenta mediúnica exige utilização constante, ação contínua,
não somente pela necessidade de aprimoramento das antenas psíquicas, como também
pelo imperativo da conquista do sentimento do amor.
O trabalho assegura a assistência superior, protege o
médium contra o assédio e o domínio de Entidades menos felizes, constroem
preciosas amizades nos planos físicos e subjetivos.
Harmonia fluídica, amor e confiança, destreza psíquica e
apuro vibracional representam o somatório da atividade mediúnica exercida da disciplina
do trabalho.”
O hábito da prece
O hábito da prece mantém o médium em estado de vigilância,
imprescindível ao bom êxito de sua tarefa.
Através da oração isolamo—nos das influências negativas,
sintonizando—nos com as forças espirituais que iluminam.
A prece não nos isenta das provas, mas dá—nos forças para
suportá—las.
“Nos momentos de dificuldade e sacrifício, vamos lembrar
de orar para Nosso Pai.
A oração é um santo remédio para os nossos males. Não é só
nas horas de aflição é que devemos recorrer a esse recurso maravilhoso.
Ela deve ser feita todos os dias. Pela manhã, agradecendo
pelo descanso de nosso corpo físico, e pedir proteção para mais um dia de trabalho
aqui na Terra. Ao anoitecer, antes de dormir, agradecendo pelo dia que tivemos,
e pedindo para que nosso Espírito possa estar com nossos Amigos Espirituais,
buscando novos esclarecimentos para nosso aprimoramento espiritual. Lamentamos
que muitas pessoas Só recorrem à oração para pedir a conquista de bens
materiais.
Conquistas essas que são perecíveis com o tempo. Devemos
pedir sim, uma boa saúde para o nosso corpo físico, para que possamos ter a
força e a energia necessária para cumprir com grande sucesso o que nos foi
planejado pelo Plano Espiritual.
Devemos pedir a proteção os bons conselhos e a inspiração
de nossos Guias Protetores para a resolução de nossos problemas em que, por
ventura, estejamos atravessando.
Mas, devemos orar não só para pedir, mas também para
agradecer pelas nossas conquistas do dia—a—dia e pelas dádivas recebidas.
Podemos orar para emitir vibrações positivas para daqueles
entes queridos que estejam doentes ou em dificuldades.
Devemos orar, também, e isto mostra a nossa grandeza e
elevação de nossa alma, para os nossos inimigos e por todos aqueles que nos desejam
o mal. Vamos perdoar—lhes cada ato infeliz e impensado que tenha sido desferido
contra nós. Vamos mostrar—lhes o nosso carinho, o nosso Amor, a nossa tolerância
e pedir à Deus para que façam rever seus gestos, suas posturas. E que as Entidades
Benevolentes possam iluminá-los para a prática de atos mais elevados.
Lembrem—se: a oração é uma benção Divina.
Podemos recorrer a todos os instantes. A oração é um ato
de Amor, um elo de ligação entre o Plano Espiritual e o Terreno.
Para orar, não há necessidade de palavras decoradas ditas
sem nenhum sentimento.
Mais valem dez palavras expressas com amor e devoção...
Muitos falam que não sabem rezar. Basta humildemente, com
suas próprias palavras, com uma devoção muito grande, acreditando naquilo que
está sendo pedido, ser concretizado.
Vamos lembrar o que o Nosso Mestre Jesus nos disse:
“Pedi e se vos dará”.
Acima de tudo, devemos orar com muita
fé!”
“INFORMAÇÃO”:
REVISTA ESPÍRITA MENSAL
ANO XXX Nº351
Janeiro 2006
Publicada pelo Grupo Espírita “Casa do Caminho” -
Redação:
Rua Souza Caldas, 343 - Fone: (11) 2764-5700
Correspondência:
Cx. Postal: 45.307 - Ag. Vl. Mariana/São Paulo (SP)
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