Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2018

16. O pensamento de Pedro


**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**


A fé sem obras está morta

**16. O pensamento de Pedro**

Partindo da premissa dos esclarecimentos que realizamos sobre o pensamento de Paulo, separamos o conceito que este apóstolo dava às obras da legalidade judaica e às boas obras de amor ao próximo, pregadas pelo Mestre Jesus. Assim como realizamos as explanações acima, enfatizamos que os que aceitam a graça pela fé apenas afirmaram o pensamento de Paulo voltados apenas a fé que outorga a salvação, entretanto, aponta para uma séria advertência do apóstolo Pedro:

É o que, aliás, ele ensina em todas as suas cartas. Nelas existem passagens de difícil compreensão; e existem pessoas ignorantes e inconstantes que lhes deformam o sentido, como aliás o fazem com outras partes das Escrituras, para a sua própria ruína. (II Pe 3, 26).

Dizem os que aceitam a graça pela fé apenas que as duas epístolas de Pedro são universais e que são dirigidas aos primeiros cristãos. Não há como negar tal evidência textual, porém, como aos primeiros cristãos que foram dirigidas tais epístolas, este apóstolo não poderia deixar de exortá-los a prática da caridade e ratificar o caráter de julgamento, sendo que Deus julga segundo a obra de cada um. Mesmo estes primeiros cristãos que alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e salvador Jesus Cristo, porém, vemos que ainda era necessário acrescentar à vossa fé a virtude que é o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade, provando que a “fé sem obras está morta” e que, porventura nada gera, nem muito menos a salvação, já que sem as boas obras, ela é morta. Deixaremos para tratar da Transubstanciação para análise no texto “Seremos salvos ou temos que nos salvar?”, subseqüente a nossa argumentação sobre aspersão do sangue de Jesus Cristo e o sangue de Cristo com o seu real significado simbólico e não literal.

Partindo para a análise dos que aceitam a graça pela fé apenas, acerca do pensamento de Pedro, assim o vemos em escrutínio a passagem de I Pe 1:17, com os seguintes comentários de que “o termo “Deus não faz acepção de pessoas” não é um termo que designe ‘salvação pelas obras’, muito pelo contrário, apenas denota que Deus aceita e aceitará a todos aqueles que vierem ao conhecimento de Cristo e O aceitarem como Salvador”. Todavia, tal passagem distorcida pelos que aceitam a graça pela fé apenas não se resume apenas em que “Deus não faz acepção de pessoas”. Em sentido de que seja “salvação pelas obras”. Ocorre que para Deus todos nós somos iguais perante a sua lei, portanto, todos nós seremos julgados por ela e segundo a obra de cada um. Tendo suprimido este princípio de julgamento através das obras, inverteu-se o entendimento, corrompendo o sentido deste caráter de julgamento. Destarte, a passagem prossegue em testificar este princípio:

E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação. (I Pe 1:17).

Após fundamentarmos, segundo Pedro, o caráter de julgamento ser segundo a obra de cada um, mesmo não tendo nenhum comentário acerca deste princípio, ainda alegam os que aceitam a graça pela fé apenas que: “segundo o Pedro, este próprio apóstolo ensina, assim como Paulo, a fé para a Salvação, conforme vemos no versículo 5: ... que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; e 9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”. Entretanto, fica claro que acreditar em Jesus somente não era suficiente, pois, segundo o Mestre é necessário em colocar todos os Seus ensinamentos em prática através das boas obras de amor ao próximo, já que a fé sem obras está morta, tão logo não poderá gerar a salvação e por este motivo que o Pai julga segundo a obra de cada um. Destarte, segundo os que aceitam a graça pela fé apenas, “as obras como resultado desta mesma fé, no versículo 15 do mesmo capítulo: sede vós também santos em todo o vosso procedimento”. Mas a fé sem obras está morta e não havendo este procedimento para as boas obras de amor ao próximo, certamente não estará sobre a rocha.

Sobre o texto aludido de I Pe 3:8-12 e segundo os que aceitam a graça pela fé apenas este “não altera em nada o entendimento fartamente exposto sobre as boas obras como resultado de alguém já salvo”, ou seja, não está implícito a exortação de obras de um já salvo, por que o Pai julga segundo a obra de cada um? É pelo simples fato de que qualquer um, crendo ou não em Jesus é capaz de realizar o mal e assim sendo, todos iremos ser pesados pelas nossas atitudes expressas em nossas obras.

Certamente que se a fé sem obras está morta, tão logo, vemos que todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, através das obras e não da fé somente. Com efeito, chegamos a conclusão à mesma conclusão de Pedro, de que “A caridade cobre uma multidão de pecados”, é por isso que o lema do Espiritismo é: “Fora da caridade não há salvação”.

Para finalizar o pensamento de Pedro, as que aceitam a graça pela fé apenas citam o texto de II Pe 1:2-10, onde também acreditamos que é precioso, tanto que realmente é mais uma exortação aos crentes. Se Pedro foi é duro com aqueles que se dizem salvos e não agem como tal como este recomenda:

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, (II Pe 1:2-10)

Encerram ainda os que aceitam a graça pela fé apenas em salientar que “vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados”, onde infelizmente, distorcem o sentido e não frisaram em enfatizar: “ociosos e estéreis no conhecimento de Cristo”. Ou seja, segundo Pedro é necessário acrescentar à vossa fé a virtude que é o amor fraternal a caridade, já que a fé sem obras está morta.

Thiago Toscano Ferrari




GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário