Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2018

A DOR DOS ANIMAIS*

👉🏿 *INFORMAÇÃO ESPÍRITA*



JUVENTUDE

O JOVEM E SEUS PROBLEMAS


*A DOR DOS ANIMAIS*

"Eu tive um cachorro que morreu de câncer, depois de sofrer muito. Um ser humano com câncer demonstra que ele está pagando dívidas do passado e, por isso, sofre. Mas, como é que isso pode acontecer com um animal? Será que ele também tem dívida para pagar como nós? (IZAURA MENDONÇA DA SILVA - Campos Novos Paulista - SP)

Não. O animal não tem nada a pagar, simplesmente porque ele não é um ser moral, não tem consciência, mérito ou culpa de seus "atos". Segue apenas o curso da natureza, agindo por impulso do instinto ou por simples adestramento.

Resgate, pagamento, ressarcimento, expiação, só acontece com os humanos, que são inteligentes e conscientes em suas ações: estes têm mérito e culpa, porque têm livre-arbítrio, isto é, sabem diferenciar o bem do mal.

Os espíritas, devemos tomar cuidado para não generalizarmos conceitos, como é costume acontecer, quando afirmamos que todo sofrimento decorre de um resgate ou de um pagamento de dívida do passado. Não é bem assim. A idéia de que há uma relação direta entre o erro e o sofrimento é correta e deve ser sempre lembrada. Mas disso não resulta que todo sofrimento é resgate. Há várias causas para o sofrimento, e uma delas é a que decorre de nossas necessidades evolutivas. A esse tipo de sofrimento André Luiz chama de dor-evolução. Os animais, que nada têm a "pagar", sofrem em decorrência de sua evolução, aceitam naturalmente a morte, e sua dor é muito menor que a dor humana, porque eles não são atormentados pelos sofrimentos morais ou problemas conscienciais, os que mais nos torturam aqui e no além.



😄👇🏽
GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA 
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário