Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2018

17. O pensamento de João


**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**


A fé sem obras está morta


**17. O pensamento de João**

Iniciamos a análise do pensamento de João, com os comentários dos que aceitam a graça pela fé apenas que “a sua primeira carta já mostra a quem são as exortações às boas obras. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos”. Citam ainda os que aceitam a graça pela fé apenas que: “Se alguém é tido como filho de Deus, como diz João, não ama de palavra, mas de obras e em verdade (I Jo 3:18)”. Concordamos, pois não somente pela fé, mas ao texto aludido que apresentamos de I Jo 3:17-18 encontramos que não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. Com efeito, se é através das boas obras que devemos amar verdadeiramente, nem é preciso dizer mais nada, João Evangelista já encerrou o princípio de que a fé sem obras é morta e os demais apóstolos e o próprio Jesus institui o caráter de julgamento como sendo “a cada um segundo as suas obras”. De tudo isso, não há como fugir.

**Considerações Finais**

Caro Leitor, pudemos apresentar-vos e entendemos que conseguimos firmar a tese em bases profundas na pedra angular de que verdadeiramente “a fé sem obras é morta”, que o caráter de julgamento é “a cada um segundo as suas obras”, e somente se pegarmos versículos isolados de seu contexto, poderemos provar que a fé somente é suficiente. Todavia, faz-se necessário buscar a essência dos ensinamentos do Mestre e dos demais apóstolos em conjunto de que será através da prática das boas obras de “amor ao próximo” que iremos alcançar a perfeição e o nosso galardão para com o Pai.

Esta é a conclusão que chegamos, os que aceitam a graça pela fé apenas chegam à seguinte conclusão de que a “fé sem obras é morta, mas apenas as obras não são suficientes para termos a Salvação”. E a fé sem obras é suficiente para angariarmos a salvação? Enfim, o que efetivamente nos salva? A resposta é sintomática: A PRÁTICA DOS ENSINAMENTOS DE JESUS.

Entretanto, ainda encerram os que aceitam a graça pela fé apenas em dizer que: “não adianta pinçar da Bíblia mandamentos de Cristo para que façamos boas obras como se elas nos garantissem a salvação”. E se não praticarmos as boas obras, a nossa fé será viva? Cremos que não, muitos que aceitam a graça pela fé apenas se furtam do direito de fundamentar algo sobre tal ensinamento (Mt 25:31-46), se desviou para o dogma das penas eternas. Resumindo, a fé sem obras está morta, e o que fundamentamos é que seremos julgados pelas obras, e não pela fé. Se sem fé é impossível agradar a Deus, mas se esta fé não tiver as boas obras, será morta. Ou seja, é preciso crer em Jesus, mas só provaremos a nossa crença Nele através de nossas atitudes (boas obras). Assim como nos disse Ele: Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. (Mt 16:27). Não serei eu que vou contestar Jesus, pois estou com Ele e não abro, creio que será dado “a cada um segundo as suas obras”. A separação que haverá, não será através da fé, mas sobre justos e injustos (Mt 25:31-46).


________________________

Referências bibliográficas:

Bíblia Sagrada, São Paulo: SBB, 2000.

Bíblia Sagrada, Editora Ave Maria, São Paulo, SP, 68ª edição, 1989.

Bíblia de Jerusalém, nova edição. São Paulo: Paulus, 2002.

Bíblia Sagrada, Edição Pastoral, Paulus, São Paulo, SP, 43ª edição, 2001.

KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo, São Paulo: PETIT, 2004.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos, São Paulo: PETIT, 2004.

KARDEC, A. A Gênese, Editora, São Paulo: PETIT, 2004.

PALHANO JR, L. Aos Gálatas – a carta da redenção. Niterói, RJ: Lachâtre, 1999.

SOBRINHO, P. S. N. O que efetivamente nos salva? Belo Horizonte, 2003,
http://www.apologiaespirita.org/apologia/artigos/025_O_que_efetivamente_nos_salva.pdf, acesso em 04.2006.

Internet:

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/95_teses_de_Lutero, consultada julho 2006.         


Thiago Toscano Ferrari


GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário