Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 24 de março de 2018

9. O segundo capítulo da epístola de Tiago e a exortação das boas obras


*INFORMAÇÃO ESPÍRITA*


A fé sem obras está morta



**9. O segundo capítulo da epístola de Tiago e a exortação das boas obras**

Sobre esta passagem, os que aceitam a graça pela fé apenas questionam: “se ele (Abraão) entregasse o filho por entregar, sem ter tido a fé, como muitos fazem hoje, tentam ser bons apenas para se mostrarem, sem ter fé em Deus?”, Prosseguem os que aceitam a graça pela fé apenas no seguinte questionamento: “assim como muitos oferecem ‘oferendas’ a deus sem ter fé no verdadeiro Deus?” Esta segunda pergunta é tão sem nexo quanto à primeira. Voltando à primeira pergunta e procurando aprofundar, respondemos novamente: Em Primeiro lugar, o apóstolo Tiago evidencia uma analogia a Abraão, realizando sacrifício de seu próprio filho Isaque, no altar a Deus, este acontecimento está em consonância com a passagem do amparo ao próximo, através das boas obras (Tg 2:14-26). Tiago vem a estabelecer dois princípios que tratam de "amor a Deus sobre todas as coisas", e a prova disso foi à oferta do próprio filho da parte de Abraão a Deus sobre o altar de sacrifícios, sendo o outro princípio o do "amar ao próximo como a si mesmo" abordado do verso 14 a 17, tendo em vista que o primeiro e maior mandamento deve vir primeiro, o que não discordamos. Todos estes dois princípios se baseiam no ensino do Mestre Jesus e que iremos demonstrar mais adiante.

Entendemos que se "toda a lei e os profetas dependem destes dois mandamentos", podemos dizer que as "boas obras" envolvem o dever do homem primeiro para com Deus e segundo para com o próximo. Vejamos a passagem abaixo para corroborar o que temos afirmado.

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão." (I Jo 4:20,21).

Caridade é amor e o amor é caridade. A verdadeira caridade ou verdadeiro amor se manifesta em boas obras, nas três direções: Deus, nós mesmos e o próximo. Para amarmos ao próximo como a si mesmo, devemos nos amar primeiro. Quem ama a Deus deve se amar e amar ao próximo. Não existe caridade sem estes requisitos acima.

A questão esclarecida acima e em conformidade com o que o apóstolo Tiago nos elucida no segundo capítulo de sua epístola, são dois princípios de "amor a Deus sobre todas as coisas" e "amar ao próximo como a si mesmo", sendo estes dois pilares toda a essência da Torah e dos ensinamentos de Jesus. É isto que está claramente na Bíblia e na passagem em análise, onde não procuramos inverter tal ordem, antes ao contrário aproximamos essa ideia ainda mais ao âmago da questão.

Ainda em análise, segundo os que aceitam a graça pela fé apenas: “foi à fé que moveu a obra, e não o contrário. A obra aperfeiçoou a fé (Tg 2:22), ou seja, já havia a fé em Deus, se não houvesse fé a obra iria aperfeiçoar o que?” Se acreditarmos que a fé por si só move as boas obras, como poderia algo que é inoperante, operar algo (Tg 2:20)? O que fica claro no texto é que a obra quem moveu e aperfeiçoou a fé, e não o inverso (Tg 2:22). Havia a fé em Deus, assim como até os “demônios” também acreditam, todavia, não havia o "amor a Deus sobre todas as coisas" e este se consumou através da obra de Abraão em oferecer o seu único filho (Tg 2:21).

Com efeito, elaboramos um terceiro questionamento: Diante do exposto, concordam que segundo Tiago a fé de Abraão, até aquele momento, era morta? Caros leitores, segundo alguns que aceitam a graça pela fé apenas: “o contexto que entram as exortações de Tiago para se identificar alguém que tem fé ou não, afinal, crer em Deus até os demônios crêem (Tg 2:19)”. Nesta passagem de Tiago, fica claro que se a fé sem obras realmente nos garantissem a salvação, até os demônios se salvariam, pois eles também acreditam em Deus. Contudo, concluem os que aceitam a graça pela fé apenas dizendo que “serão as nossas obras perante Deus, como afirmam que não são apenas as obras com intuito de ajuda ao próximo, a exemplo o caso de Abraão”. Como foi dito anteriormente, Tiago vem a estabelecer dois princípios que tratam de "amor a Deus sobre todas as coisas", e a prova disso foi à oferta do próprio filho da parte de Abraão, sendo o outro princípio o do "amar ao próximo como a si mesmo" abordado do verso 14 a 17, tendo em vista do que temos que realizar uns para com os outros. Todos estes dois princípios se baseiam no ensino do Mestre Jesus e neste contexto elucidado de Tiago.

Thiago Toscano Ferrari


GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário