Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2018

13. Seremos julgados pela fé, ou pelas obras?


**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**


A fé sem obras está morta


**13. Seremos julgados pela fé, ou pelas obras?**

Após as exposições que nos dispusemos a realizar até o momento, entendemos que é por meio das obras que confirmamos a fé. Depreendemos com o apóstolo Tiago pode nos elucidar:

Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. (Tg 2:18).

Tendo em vista a nossa ideia de seguir ao que nos propusemos, de acordo com as considerações iniciais, cremos que a fé sem obras está morta e não temos fé e, por isto, devemos fazer as obras, pois, temos obras e por isso confirmamos a nossa fé. Querer induzir aos leitores de que as boas obras de “amor ao próximo” são diferentes de boas obras de “amor ao próximo”, é o mesmo que forçar a barra em dizer que quem realizou todas as recomendações de Jesus será condenado (Mt 25:31-46), já que para o mesmo sofisma, temos que: “há muitos que fazem obras sem ter fé, e para estes a perdição eterna está reservada”, segundo alguns que aceitam a graça pela fé apenas afirmam. Seria como inverter o tema proposto em dizer que as obras dependem da fé e que “as obras sem a fé são mortas”, mas é a fé quem depende das boas obras para ser consumada, pois:

Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, (Tg 2:22).

Tanto que se não há boas obras, não haverá fé e se há boas obras, invariavelmente haverá a fé genuína e verdadeira. Alguns que aceitam a graça pela fé apenas na intenção em frisar que existem boas obras que levam a condenação, tenta distorcer mais uma vez os nossos argumentos e pior, inferir a um texto do evangelho de Mateus que os que tiveram boas obras serão condenados, vindo a citar:  

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente que edificou a casa sobre a rocha. (Mt 7:22-24).

Não poderíamos deixar de alertar aqueles que acreditam que as obras não nos levam a salvação, pois o mesmo Cristo atesta ser necessário colocar seus ensinos em prática. O que Jesus estava se referindo neste momento é para aqueles que profetizaram, expulsaram demônios e fizeram milagres em Seu nome através da fé, ou seja, ensinaram em Seu nome e em nada praticaram os Seus ensinamentos. Em outras palavras, tinham a fé, acreditavam em tudo o que pregavam e em nome de Jesus, mas não praticavam nada do que Ele havia ensinado, não edificavam "a casa sobre a rocha" e, portanto, concluímos que não se trata de condenação pelas boas obras, mas por falta da pratica delas e dos ensinamentos do Mestre Jesus.

Mais adiante, os que aceitam a graça pela fé apenas nos apresentam a parte posterior da passagem: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente que edificou a casa sobre a rocha. Após citá-la, concluem “que Cristo não está falando aqui apenas das boas obras, mas principalmente, o que motivou tais pessoas aos atos que praticaram. A fé para fazer obras de glorificação a Deus ou as obras para se mostrarem aos homens?” A nossa resposta é a mesma que Jesus enfatiza em dizer que tudo o que fizeram, foi em teu nome. Em nome de quem? De Jesus, e os que aceitam a graça pela fé apenas nos questionam se era para se mostrarem aos homens, sendo que realizavam tudo em nome de Jesus, mas não praticavam nada do que Ele ensinou. É isto que está no texto.

Uma abordagem do ESE, capítulo XVIII – itens 8 e 9, sendo que esta citação vem a esclarecer o que temos dito:

8. Aquele que violar um destes menores mandamentos e que ensinar os homens a violá-los, será considerado como último no reino dos céus; mas, será grande no reino dos céus aquele que os cumprir e ensinar. - (S. MATEUS, cap. V, v.19.)

9. Todos os que reconhecem a missão de Jesus dizem: Senhor! Senhor! - Mas, de que serve lhe chamarem Mestre ou Senhor, se não lhe seguem os preceitos? Serão cristãos os que o honram com exteriores atos de devoção e, ao mesmo tempo, sacrificam ao orgulho, ao egoísmo, à cupidez e a todas as suas paixões? Serão seus discípulos os que passam os dias em oração e não se mostram nem melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com seus semelhantes? Não, porquanto, do mesmo modo que os fariseus, eles têm a prece nos lábios e não no coração. Pela forma poderão impor-se aos homens; não, porém, a Deus. Em vão dirão eles a Jesus: "Senhor! não profetizamos, isto é, não ensinamos em teu nome; não expulsamos em teu nome os demônios; não comemos e bebemos contigo?" Ele lhes responderá: "Não sei quem sois; afastai-vos de mim, vós que cometeis iniqüidades, vós que desmentis com os atos o que dizeis com os lábios, que caluniais o vosso próximo, que espoliais as viúvas e cometeis adultério. Afastai-vos de mim, vós cujo coração destila ódio e fel, que derramais o sangue dos vossos irmãos em meu nome, que fazeis corram lágrimas, em vez de secá-las. Para vós, haverá prantos e ranger de dentes, porquanto o reino de Deus é para os que são brandos, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade das vossas palavras e das vossas genuflexões. O caminho único que vos está aberto, para achardes graça perante ele, é o da prática sincera da lei de amor e de caridade."

São eternas as palavras de Jesus, porque são a verdade. Constituem não só a salvaguarda da vida celeste, mas também o penhor da paz, da tranqüilidade e da estabilidade nas coisas da vida terrestre. Eis por que todas as instituições humanas, políticas, sociais e religiosas, que se apoiarem nessas palavras, serão estáveis como a casa construída sobre a rocha. Os homens as conservarão, porque se sentirão felizes nelas. As que, porém, forem uma violação daquelas palavras, serão como a casa edificada na areia. o vento das renovações e o rio do progresso as arrastarão. (KARDEC, A., O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XVIII, grifo nosso).

Vemos que a ideia de que "a fé sem obras está morta" está suficientemente embasada, o que nos conduz ao fato de que o caráter de julgamento permanece como sendo o mesmo de “a cada um segundo as suas obras” e de que não foi provado que “a cada um será dado segundo a fé”, sendo esta ideia como ensinamento de Jesus.

O que tentamos realizar foi toda a explanação sobre todos os ensinamentos do Mestre Jesus e a sua importância fundamental em colocar estes mesmos ensinamentos em prática. Sabermos que Jesus afirma que podemos fazer essas mesmas obras e até maiores. Com isso, nos dá a certeza de que as obras que fazemos serão também para cumprir a vontade de Deus. Mas quais são as obras de Jesus? No tempo que passou junto de nós, curou os enfermos, deu vista a cegos, curou os paralíticos, libertou pessoas de espíritos maus, enfim somente obras de amor, o amor operante de que já falamos por várias vezes. Em consonância com esta nossa abordagem, citamos:

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (Jo 14:10-12).

Finalizando esta análise, para os que aceitam a graça pela fé apenas: “já é salvo: ‘Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele’. E assim eles comentam que crer em Cristo em primeiro lugar, pois quem crê o ama, não há como crer em alguém sem amá-lo ou amá-lo sem crer e, como consequência, cumpre seus mandamentos, exteriorizando pelas obras que fazemos a Deus e ao próximo.” Todavia, é preciso ter e guardar os Seus mandamentos, já que é preciso colocá-los em prática, pois, sem a prática, não haverá como ser recompensado e muito menos como receber o galardão (Mt 25:31-46). Destarte, há evidências demais para fundamentarmos que “a fé sem obras está morta” e citaremos inúmeros outros exemplos que corroboram esta tese de que "A cada um segundo as suas obras", conforme abaixo:

Pois retribui ao homem segundo as suas obras e faz que a cada um toque segundo o seu caminho. (Jó 34:11)

Paga-lhes segundo as suas obras, segundo a malícia dos seus atos; dá-lhes conforme a obra de suas mãos, retribui-lhes o que merecem. (Sl 28:4)

e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras. (Sl 62:12)

Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras? (Pv 24:12)

O Senhor também com Judá tem contenda e castigará Jacó segundo o seu proceder; segundo as suas obras, o recompensará. (Os 12:2)

Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. (II Tm 4:14)

Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela. (Ap 18:6)

Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. (Ap 20:12)

Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. (Ap 20:13)

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. (Ap 22:12)

Thiago Toscano Ferrari


GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário