Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2018

4. A Porta Estreita como analogia as Virtudes


**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**


 A fé sem obras está morta


**4. A Porta Estreita como analogia as Virtudes**

Sobre este assunto da Porta Estreita como alusão as virtudes, iremos enfatizar esta passagem com mais profundidade no texto “Seremos salvos ou temos que nos salvar?”. Todavia, iremos apenas comentar a ideia central de alguns que aceitam a graça pela fé apenas que entendem um outro entendimento, que nem mesmo Jesus mencionou, na passagem de Lc 13:22-30. Vejamos a passagem:

“(22) Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava. (23) Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os homens que se salvam? Ele respondeu: (24) Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão. (25) Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos, ele responderá: Digo-vos que não sei de onde sois. (26) Direis então: Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças. (27) Ele, porém, vos dirá: Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores. (28) Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora. (29) Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus. (30) Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos”. (Lc 13:22-30)

Em consonância com os ensinos de Jesus sobre a importância de nossa dedicação e esforço em adquirirmos as virtudes, segundo o entendimento da parábola da porta estreita, os que aceitam a graça pela fé apenas terminam por não concordar com este posicionamento de Jesus. Dizem ainda os aceitam a graça pela fé apenas que nossa análise faz “alusão ao ‘esforço’ mencionado por Jesus, pois vos digo que muitos procurarão entrar, mas se esquece de fazer a mesma alusão, até porque não conseguirá, de que muitos destes que se ‘esforçarem’ não poderão entrar (verso 24), num claro e grave contraste com a doutrina espírita, que não prega condenação eterna”.

Realmente não é pregada a condenação eterna na doutrina espírita. Entretanto, acreditamos que ao redigimos o verso 24 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”. O que nos cabe aqui é esclarecer que não há no texto a seguinte frase dita pelos que aceitam a graça pela fé apenas: “de que muitos destes que se ‘esforçarem’ não poderão entrar (verso 24)”. O que há no princípio do texto (v 24) é de que devemos nos esforçar em adentrar a Porta Estreita e na segunda parte deste verso, vemos que muitos procurarão entrar, e não poderão. Ou seja, muitos procurarão entrar sem nenhum esforço e não poderão, já que Jesus não poderia condenar os que praticaram a Sua própria recomendação de “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”.

No desfecho desta passagem, os que aceitam a graça pela fé apenas, nos asseveram que “se alguém se encontra em falhas, pela doutrina espírita, terá que sofrer novas encarnações (é ou não é?)”. Novas encarnações implicam em novas chances de aperfeiçoamento e correção. A punição divina é sempre corretiva e visa sempre a um restabelecimento do infrator. Até que ele se ajuste às leis divinas, o sofrimento é inevitável. Isto é mais animador do que pensar que um indivíduo tenha que sofrer eternamente por faltas cometidas numa breve existência, na maioria das vezes interrompida por causas adversas, fora de seu controle, e sem que ele tenha a chance ou tempo de se arrepender e reparar todas as faltas. Acreditamos que se nos encontramos com defeitos, não possuindo a plenitude das virtudes, como ficaria então para o dogmatismo essas nossas falhas? Seriam transformadas em virtudes sem nenhum esforço? Pois, se não temos a possibilidade de voltarmos e persistirmos na prática do Evangelho, a fim de angariar estas mesmas virtudes, como ficaríamos para as adquirir em apenas uma vida? Impossível, sem a reencarnação não há o entendimento acerca da justiça Divina.

Os que aceitam a graça pela fé apenas concluem ao contexto de Lucas 13 da maneira de “sustentar sua teoria do ‘esforço’ de entrar pela porta estreita, algo terá que mudar em sua resposta para englobar estes que ficarão de fora, nas palavras de Jesus, lançados fora, pois pela tal porta estreita não poderão entrar de jeito nenhum (v. 24 e 25)”. Entendemos que os que ficarão de fora foram justamente os que procuraram entrar pela porta estreita, porém, sem nenhum esforço, por este motivo é que ficaram de fora. Todavia, assim como na parábola do filho pródigo, o problema reside na pessoa, mas o Senhor sempre estará de braços abertos ao regresso do filho arrependido.

 Thiago Toscano Ferrari



GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM



Nenhum comentário:

Postar um comentário