Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2018

EDUCAÇÃO AFETIVA


*INFORMAÇÃO ESPÍRITA*


EDUCAÇÃO

*EDUCAÇÃO AFETIVA*

Os adultos se esquecem facilmente de que foram crianças porque se acham integrados num mundo diferente, o mundo da gente grande. Esse mundo dos adultos é geralmente feito de ambições, temores, ódios e violências. É um mundo hostil, muitas vezes brutal. Os adultos se tornam criaturas práticas, objetivas, eficientes - o que vale dizer egoístas, secas, frias e insensíveis. Se fizessem algum esforço para vencer essa frieza mortal, lembrando-se um pouco da infância, voltariam a viver e seriam capazes de amor e ternura.

A Educação é um ato de amor, é a ajuda das pessoas grandes para que as crianças também possam crescer. Os adultos sem amor não podem educar. Pelo contrário, deseducam. Às vezes a escola destrói a educação iniciada no lar, e às vezes é o lar destrói a educação dada na escola. Se os pais são insensíveis, a criança é infeliz, carente de amor. Se os mestres são estúpidos, a criança tem medo da escola.

Mas o pior de tudo é a indiferença, a frieza.

Pais e mestres que olham para as crianças com olhos de múmia, de rosto impassível, são carrascos executando vitimas inocentes.

Queimam essas plantinhas tenras, que são as crianças, como um sol ardente crestando semeaduras no campo. As crianças necessitam de afeto, de carinho, de atenção.

A natureza humana é diferente da natureza animal. Não se pode nem se deve querer domesticar uma criança como se fosse um cachorrinho, domá-la como se fosse um potro. Cada criança é uma inteligência despertando para a vida, e mais do que isso, é uma consciência que desabrocha. Essa inteligência e essa consciência precisam de aceitação e compreensão, pois do contrário se ressecam, tornam-se amargas, voltam-se para a rebeldia e a maldade. Os próprios animais não podem ser domesticados apenas com violência.



FONTE

J. Herculano Pires; PEDAGOGIA ESPIRITA; ed. EDICEL





GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário