Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

ESTUDO 66 O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS – CAPITULO XVI - MÉDIUNS ESPECIAIS - Item 189 Variedades especiais para os efeitos físicos – Médiuns motores, para translação e suspensão.

O LIVRO DOS MÉDIUNS

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)

Por
ALLAN KARDEC

Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

SEGUNDA PARTE

DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS

CAPITULO XVI

MÉDIUNS ESPECIAIS 


Estudo 66 - Item 189 Variedades especiais para os efeitos físicos – Médiuns motores, para translação e suspensão.

Relembramos que a mediunidade apresenta infinitas variedades de expressão e que a divisão dos médiuns em médium de efeitos físicos e de efeitos inteligentes é aplicada para facilitar o nosso entendimento. Recordamos ainda, que a mediunidade de efeitos físicos se expressa através de médiuns considerados especiais, que são aptos a produzirem fenômenos que se traduzem por efeitos sensíveis aos órgãos dos sentidos, tais como, ruídos, movimentos, deslocamentos de corpos sólidos. Para que tais efeitos se processem, é necessária a intervenção de um ou mais médiuns especiais que por efeito de sua constituição, possibilitam maior emanação de fluido animalizado, mais ou menos fácil de combinar-se com o fluido universal, com os fluidos próprios do plano dos Espíritos, com os quais, por ação da vontade dão vida factícia ou momentânea a determinados objetos, produzindo os fenômenos citados anteriormente.

Mediunidade motora: a que produz movimentos dos corpos inertes. Sob sua ação os objetos se movem, se erguem, reviram dão saltos, giram com violência, oscilam e continuam a mover-se em todos os sentidos, sem contato. Às vezes o objeto retorna suavemente à posição inicial, outras vezes mantêm-se equilibrado no espaço sem nenhum ponto de apoio, eleva-se até o teto ou despenca violentamente e quebra-se, provando aos que presenciam a cena que não há ilusão. Recordemos o exemplo do sr Home que, para provar que não havia ilusão, enquanto suspenso fez marca de lápis no teto e pediu que pessoas passassem por baixo dele.

Mediunidade para translação e suspensão: os efeitos são exteriorizados por translação aérea, isto mudar de um lugar para outro, e a elevação de corpos inertes no espaço, sem ponto de apoio. Entre eles há os que podem elevar-se a si mesmos, Os primeiros são raros e os últimos raríssimos. Os livros Levitação e Levitação do corpo humano de Abert de Rochas aprofundam o assunto e o sr Home, acima citado, enquadra-se também nessa modalidade. Ver os itens de 75 s 80 de O Livro dos Médiuns.

Mediunidade para efeitos musicais: provoca a execução de composições em certos instrumentos de música sem contato com estes. Muito raros. As teclas se abaixam e tangem as cordas do piano, por exemplo, obedecendo-lhes a vontade. Transcrevemos texto de O Livro dos Médiuns, item 74 – 24: “(...) quando o Espírito movimenta as teclas com os dedos ele o faz realmente. Mas não é pela força muscular que ele faz a pressão. Ele anima a tecla, como faz com a mesa, e a tecla obedece à sua vontade e vibra a corda. Neste caso também ocorre um fato de difícil compreensão para vós. É que certos espíritos são ainda tão atrasados e de tal forma materiais, em comparação com os Espíritos elevados, que conservam as ilusões da vida terrena e julgam agir como quando estavam no corpo. Não percebem a verdadeira causa dos efeitos que produzem, como um pobre homem não compreende a teoria dos sons que pronuncia. Se perguntares como tocam piano, dirão que com os dedos, pois assim creem fazer. Produzem de maneira instintiva, sem o saberem, e não obstante pela sua vontade. Quando falam e se fazem ouvir é a mesma coisa.

Continuaremos estudando variedades especiais de médiuns para os efeitos físicos no próximo estudo.

Bibliografia:

KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap XVI - 2ª Parte

BIGHETTI, Leda Marques – Educação Mediúnica “Teoria e Prática” 1º volume: 1.ed Ribeirão Preto: BELE, 2005 – pág 160 e 161
             

Tereza Cristina D'Alessandro
Março / 2007


Centro Espírita Batuíra
cebatuira@cebatuira.org.br
Ribeirão Preto - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário