Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

ESTUDO 65 O LIVRO DOS MÉDIUNS - SEGUNDA PARTE DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS – CAPITULO XVI - MÉDIUNS ESPECIAIS - Item 189 Variedades especiais para os efeitos físicos - Médiuns tiptólogos

O LIVRO DOS MÉDIUNS

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)

Por
ALLAN KARDEC

Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.


SEGUNDA PARTE

DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS

CAPITULO XVI

MÉDIUNS ESPECIAIS 

Estudo 65 - Item 189 Variedades especiais para os efeitos físicos - Médiuns tiptólogos


Relembramos que a mediunidade apresenta infinitas variedades de expressão e que a divisão dos médiuns em médium de efeitos físicos e de efeitos inteligentes é aplicada para facilitar o nosso entendimento. Recordamos ainda, que a mediunidade de efeitos físicos se expressa através de médiuns considerados especiais, que são aptos a produzirem fenômenos que se traduzem por efeitos sensíveis aos órgãos dos sentidos, tais como, ruídos, movimentos, deslocamentos de corpos sólidos.


Para que tais efeitos se processem, é necessária a intervenção de uma ou mais pessoas dotadas da especial aptidão (médiuns especiais) que por efeito de sua constituição, possibilitam maior emanação de fluido animalizado, mais ou menos fácil de combinar-se com o fluido universal, com os fluidos próprios do plano dos Espíritos, com os quais, por ação da vontade dão vida factícia ou momentânea a determinados objetos, produzindo os fenômenos citados anteriormente.

Considerando esses aspectos, relembramos que as primeiras comunicações inteligentes foram obtidas por meio de pancadas ou tiptologia. Os recursos eram limitados e as comunicações se restringiam ao "sim" ou "não", mediante convencionado número de pancadas. O inconveniente está na brevidade das respostas e na dificuldade de formular perguntas de modo que a resposta seja sempre afirmativa ou não. Através do movimento de um objeto, o Espírito comunicante deve expressar suas emoções e se fazer entender. O método foi se aperfeiçoando, sendo enriquecido com o uso de um alfabeto que permitia a formação de palavras, para, posteriormente ser substituído pela escrita (psicografia).

Assim, são Médiuns tiptólogos, aqueles pela influência dos quais se produzem os ruídos, as pancadas.

Variedade muito comum, com ou sem intervenção da vontade do próprio médium.

Destacamos dois processos diferentes: - o primeiro é chamado de tiptologia por movimento e consiste em pancadas vibradas pela própria mesa (ou objeto utilizado) que responde sim ou não conforme o número de batidas combinadas; - o segundo, chamado tiptologia íntima, a mesa (ou objeto utilizado) permanece imóvel, mas as pancadas ressoam na própria substância do objeto. Aplicado o ouvido ou a mão, sente-se que vibra. Reconhecem-se nessas pancadas (raps) a intervenção de uma inteligência, por obedecerem a um pensamento.

Os médiuns tiptólogos podem ainda propiciar a tiptologia alfabética, na qual designam-se as letras do alfabeto por número de pancadas correspondentes e assim se formam palavras e frases, porém, é um meio lento e não se presta a assuntos extensos. 

Destacamos também a tiptologia especular, que se caracteriza por rápidos movimentos da mesa ou objeto em direção as palavras do alfabeto, porém escrevendo e formando palavras em sentido contrário, devendo ser lidas através de uso de um espelho, daí a palavra especular. O que é singular é que o Espírito dita a mensagem ao avesso começando pela última letra.

Há registros de mensagens psicografas por Francisco Candido Xavier e Divaldo Pereira Franco em que os Espíritos comunicantes usam a psicografia especular, e a mais recente é uma mensagem em francês, de Leon Denis, em 02 de outubro de 2004, quando da abertura das comemorações do bicentenário do nascimento de Allan Kardec (médium Divaldo P. Franco). 

Em nosso próximo estudo continuaremos estudando variedades especiais de médiuns para os efeitos físicos.

Bibliografia:

KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap XVI - 2ª Parte

BIGHETTI, Leda Marques - Educação Mediúnica "Teoria e Prática" 1º volume: 1.ed Ribeirão Preto: BELE, 2005 - pág 151 a 159


Tereza Cristina D'Alessandro 
Janeiro / 2007

Centro Espírita Batuíra
cebatuira@cebatuira.org.br
Ribeirão Preto - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário