Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Palestra
Virtual

Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
em conjunto com o Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br



Tema: Perda e Suspensão da Mediunidade

Palestrante: Joaquim Couto

Rio de Janeiro

Organizadores da palestra:

Moderador: "Brab" (nick: [Moderador])
"Médium digitador": Carlos Filipe (nick: Joaquim_Couto)

Oração Inicial:

Deus, nosso Criador, nosso Pai amoroso, estamos novamente reunidos virtualmente em torno da realização de mais uma edificante palestra espírita! Queremos te pedir que nos tranqüilize os corações, que nos providencie a presença dos irmão espirituais que nos amam para que reforçem nossa sabedoria e que possamos grudar os ensinamentos de hoje em nossos corações, pois queremos, desejamos ser médiuns a seu serviço e para tanto almejamos aprender mais e mais nesta senda, neste trabalho! Hoje é para nós um dia especial em que inicia-se mais um IRContro na cidade de Campinas - SP! Pedimos a tua proteção e as tuas bênçãos para aquele evento e para seus participantes e desejamos que, como aqui, possam eles aprenderem e crescerem para melhor servirmos na tua messe! Paz e luz! (t)

Apresentação do palestrante:

Trabalho no Centro Espírita Léon Denis desde 1971 como médium e palestrante. (t)

Considerações iniciais do palestrante:

A faculdade mediúnica está sujeita a intermitências e a suspensões temporárias, qualquer que seja o gênero da faculdade. Primeiramente, o médium deve interrogar a sua consciência e inquirir de si mesmo: Qual o uso que tem feito de sua faculdade? Qual o bem que dela tem resultado para os outros? Que proveito tem tirado dos conselhos que obtém das comunicações? Estamos abertos ás perguntas. (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> Duas perguntas correlatas: [1] Grande irmão, a paz do doce Mestre Jesus! Quais são as situações mais comuns, onde ocorrem a perda irreversível da Mediunidade? O mau uso dessa sublime faculdade seria uma delas? / [2] O que poderá fazer com que um médium perca a sua mediunidade?

O mau uso é uma das causas da perda da mediunidade. O médium deve buscar dentro de si a explicação para o afastamento ou a assistência dos bons espíritos nas suas tarefas mediúnicas. Muitas vezes encontramos médiuns que não perdem os dons mediúnicos pelo mau uso das suas faculdades, mas sim deixam de receber a assistência e proteção dos benfeitores espirituais designados por Deus para lhes assistirem nos trabalhos mediúnicos. Com esse comportamento passam a atrair espíritos inferiores que tomam o lugar dos benfeitores espirituais.(t)

<[Moderador]> [3] A suspensão da Mediunidade pode ser temporária? Se houver melhora do estado moral do medianeiro, este poderá recuperá-la? / [4] Tendo um determinado médium perdido sua mediunidade, poderá reave-la posteriormente?

A suspensão pode ser temporária, guardando relação com as causas que a motivaram. Caso o médium reconheça que uma das causas da suspensão sejam as suas imperfeições morais e esforça-se por vencê-las, procurando praticar as lições do Mestre Jesus no seu dia a dia, é claro que com isso passará novamente a atrair a atenção e proteção dos bons espíritos. (t)

<[Moderador]> [5] Por que vemos tantos e tantos médiuns transviados trabalhando no mundo de maneira equivocada e até mesmo errônea e maldosa? Não se enquadrariam em casos de perda e suspensão de sua faculdade mediúnica por mau uso?

Terra: mundo de provas e expiações aonde grande parte da humanidade ainda é muito imperfeita. Portanto, não nos admiremos de encontrarmos tantos médiuns transviados trabalhando de forma equivocada. A grande maioria deles ainda não tem acesso ao Espiritismo. Podemos dizer que são médiuns imperfeitos desconhecendo o valor da graça que lhes é concedida. Acreditamos que a divulgação maior das lições espíritas permitirá a esses companheiros um maior esclarecimento, permitindo-lhes um melhor uso de suas faculdades mediúnicas.(t)

<[Moderador]> [6] São comuns as ocorrências de perda ou suspensão da Mediunidade? Estariam relacionadas com a falência moral dos médiuns e/ou abandono dos compromissos anteriores à presente encarnação, dentro da mediunidade com Jesus?

Essas ocorrências são comuns. Os benfeitores espirituais nos informam que os médiuns, em geral, são aqueles espíritos que faliram junto à mediunidade em outras encarnações. Abusaram dos dons concedidos por Deus e retornam à nova existência na Terra para provar a sua renovação para o bem, servindo a Jesus. Serão testados e, se não mantiverem a sintonia constante com os seus guias espirituais, através da prece e trabalho no bem, poderão, novamente, sucumbir, agravando com novos débitos junto à mediunidade nas suas próximas reencarnações.(t)

<[Moderador]> [7] A perda da mediunidade com a idade avançada é comum? / [8] O Médium com uma idade avançada perde a mediunidade?

Todos reencarnamos com uma programação estabelecida pelos espíritos superiores. A mediunidade é uma atividade; quando orientada para o bem pode fazer com que trabalhemos junto dela até uma idade avançada. Temos o exemplo de Chico Xavier. Não teremos a mesma energia ou a mesma quantidade de fluidos, porém, a sintonia permanece permitindo que continuemos a ser instrumentos dos bons espíritos.(t)

<[Moderador]> [9] Uma vez perdida a Mediunidade, é para toda a encarnação? Pode haver retorno da faculdade mediúnica, conforme a melhora moral do médium?

Digo que para Deus nada é impossível. A Sua misericórdia e o Seu amor cobrem a multidão das nossas iniqüidades e Ele sempre concederá novas possibilidades de trabalhos no bem a todo aquele que o busca.(t)

<[Moderador]> [10] Com o retorno da mediunidade, os mesmos espíritos que se manifestavam antes retornam?

Isso poderá acontecer caso esses espíritos não tenham sido designados para outras missões. (t)

<[Moderador]> [11] A perda ou suspensão também pode ocorrer com fenômenos psíquicos puramente anímicos ou somente mediúnicos?

Estamos falando da perda ou suspensão da mediunidade. Porém encontramos muitos espíritos reencarnados que abusaram de suas faculdades anímicas, trajando atualmente corpos que lhes limitam o uso livre dessas faculdades. Isso acontece para que esses companheiros não venham a se endividar mais ainda diante da grande Lei de Deus. Portanto, qualquer um de nós pode abusar de seus dons anímicos, mas não ficará impune diante dessa Lei.(t)

<[Moderador]> [12] Um médium de repente pára de receber comunicações em uma reunião mediúnica, pode ser uma perda da mediunidade, ou uma intervenção do plano espiritual?

Caso seja possível, esse médium deve perguntar aos benfeitores espirituais dessa reunião acerca da causa da interrupção das comunicações. Ele próprio deverá também inquirir de sua consciência se não é a causa primária dessa suspensão. (t)

<[Moderador]> [13] Os maus espíritos se aproveitam da suspensão da mediunidade para se manifestarem?

Isso ocorrerá se o médium deixar de respeitar a orientação dada pelo seu guia espiritual acerca dessa suspensão. Caso ele, pelo seu Livre Arbítrio, resolva afastar-se dessa reunião mediúnica, contrariando a orientação recebida e buscando o contato com o plano espiritual que não lhe é habitual, podemos afirmar novamente que esse médium corre grande risco, pois não faltam espíritos que queiram se manifestar através dos médiuns na Terra.(t)

Considerações finais do palestrante:

Os médiuns são intérpretes dos espíritos com os homens. Para transmitir a mensagem do Bem aos homens, é preciso que os médiuns tenham sempre em mente a necessidade da sua reforma íntima e a maior identificação possível com a mensagem de Jesus, para facilitar a sua sintonia com os bons espíritos. (t)

Oração Final:

Elevando o pensamento a Deus nosso Pai e Criador, queremos agradecer por mais esta oportunidade de aprendizado, de estudos e esclarecimentos. Que possamos aproveitar as lições da noite, em nossos trabalhos, principalmente, se estivermos lidando que este tesouro que é o trabalho com a mediunidade. Que as luzes da espiritualidade superior estejam com todos nós e se espalhem em todos os recantos deste nosso planeta. Que assim seja!