Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2016

VOCÊ SOFRE DE ANSIEDADE GENERALIZADA?

VOCÊ SOFRE DE ANSIEDADE GENERALIZADA? 

Dr. Cyro Masci

artigo gentilmente cedido para cópia pelo Dr. Cyro Masci URL: 

O que é ansiedade?

Como a ansiedade se forma?

Teste sua ansiedade Interpretação do teste

O QUE É ANSIEDADE?

A ansiedade é o sentimento que acompanha um sentido geral de perigo, ela nos adverte de que há algo há ser temido no futuro. Ao mesmo tempo, a ansiedade alimenta o planejamento de ações, buscando saídas, alternativas e ensaiando ações de enfrentamento ou fuga do perigo. Sua avaliação depende de sua proporcionalidade ao perigo que é apresentado e também em que grau provoca a paralisação da pessoa frente ao perigo. A boa ansiedade é proporcional às dificuldades, e promove o enfrentamento saudável. A má ansiedade é desproporcional à dificuldade e/ou improdutiva diante das dificuldades.

COMO A ANSIEDADE SE FORMA?

A maioria das pessoas tem uma grande atração por uma interpretação catastrófica da realidade, por ter esse sentido geral de perigo. Provavelmente isso se deva à jornada evolutiva (no sentido biológico) do homem. Durante o período pleistoceno, a idade da pedra, a humanidade teve que enfrentar perigos reais e imediatos no seu dia-a-dia. Inundações, ataque de feras, risco de vida a cada momento eram realidades cotidianas, e as pessoas que estavam mais alertas, que tendiam a ver perigo a cada momento tinham maiores chances de sobrevivência. Essa é nossa herança: antecipar-se, preocupar-se permanentemente como se nossa integridade física, nossa sobrevivência, dependesse desse estado de constante alerta.

TESTE SUA ANSIEDADE:

O questionário abaixo pode auxiliá-lo. Para cada pergunta, responda com V (verdadeiro) ou F (falso):

Nos últimos seis meses, pelo menos, venho experimentando preocupações e ansiedades excessivas em diversas atividades (como atividade profissional ou doméstica)

Estou tendo dificuldade em controlar essa preocupação.

Essa preocupação é acompanhada de 3 ou mais dos sintomas abaixo:

Inquietação ou sensação de estar com "os nervos à flor da pele." cansaço, fadiga. Dificuldade em concentrar-se, sensações de "branco" na cabeça. irritabilidade maior que o habitual. Tensão muscular (ombros, nuca, costas, braços, etc.) dificuldades com o sono (dificuldade em adormecer, ou manter o sono, ou sono "agitado", ou insatisfatório)

A preocupação, a ansiedade ou os sintomas físicos estão causando sofrimento ou prejuízo em minha vida pessoal (social, profissional, etc.)

INTERPRETAÇÃO DO TESTE:

Se você respondeu Verdadeiro a essas afirmações, convém procurar um médico. Esses sintomas definem o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, e esse transtorno pode ser causado por uma série de fatores, inclusive doenças orgânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário