Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 27 de maio de 2018

Eixo Temático: A Busca da Felicidade - A Nova Sociedade do Futuro


**INFORMAÇÃO ESPÍRITA**


Eixo Temático: A Busca da Felicidade

A Nova Sociedade do Futuro

(Vianna de Carvalho, in “Espiritismo e Vida” – Cap 10)

Incontestavelmente, as inabordáveis conquistas do conhecimento hodierno, especialmente através da Ciência e da Tecnologia, alçaram o homem e a mulher a um patamar de grandeza antes jamais imaginado.

As viagens espaciais, as comunicações virtuais, a identificação da vida micro e macrocósmica, os avanços nas diversas áreas, notadamente na Medicina e na Engenharia, na Embriogenia e na Genética, na Física e na Química, entre outras, demonstram que se vive o período das luzes da inteligência, enquanto uma grande noite se abate sobre os valores morais do indivíduo e da sociedade em geral.

Nunca houve tanta dor e impotência humana em relação às penosas circunstâncias existenciais, quanto nestes tormentosos dias de beleza e de aflição, de cultura e de agressividade, de decantadas liberdades democráticas e espezinhamento dos direitos do cidadão...

Revoluções intestinas devoram as infelizes nações da África, que agoniza, vitimada pelas antigas calamidades epidêmicas adicionadas à AIDS, devoradora implacável de milhões de existências humanas, espalhando-se por outros países, cujos governos demonstram impotência para deter a onda de sequestros, de homicídios seriais, de crimes contra o patrimônio e contra o indivíduo, revoltas contínuas e terrorismo, tanto internacional como nacional, insegurança e ressentimentos... demonstram quão grave é a hora que se vive na Terra.

Concomitantemente, em fugas espetaculares do medo e da ansiedade, as multidões alucinadas atiram-se no desbordar das paixões sensuais e devastadoras do sexo, do alcoolismo, do tabagismo, da drogadição, tornando a existência um palco de exibição dos seus tormentos disfarçados de risos e embriaguez dos sentidos, como se a vida pudesse permanecer reduzida ao tóxico das momentâneas ilusões!

Em consequência, aumentam, assustadoramente, os transtornos de conduta, avolumam-se a depressão da afetividade bipolar, a síndrome do pânico, as doenças degenerativas, as cardiopatias, o câncer, culminando em loucura e suicídio...

Enquanto isso ocorre, as contínuas ameaças de pandemias assustam os cientistas e a Organização Mundial de Saúde, que não cessam de advertir os governos a respeito da moderna Influenza das Aves, quase impossível de ser detida, a ebola e outras mais...

O próprio planeta estertora em tsunamis, terremotos contínuos, erupções vulcânicas, prenúncios de contaminação e aquecimento atmosférico, resultando em degelo das neves eternas em toda parte, da Groenlândia e dos polos, com o consequente aumento de volume dos oceanos, que devorarão as cidades litorâneas, a poluição dos mares, rios e lagos, o desmatamento desordenado e perverso, produzindo a absorção das reservas de água potável, também resultante do desperdício e do mau uso do precioso líquido, o desaparecimento de centenas de espécies animais e vegetais em todo lugar, na sua maioria efeito da incúria humana e do despotismo de alguns governos alucinados e de milhões de criaturas insensatas que perderam o endereço de si mesmas, enquanto negando a existência de Deus...

Dir-se-á que algumas das calamidades sísmicas sempre estiveram presentes na estrutura do planeta, o que é verdade, não, porém, em ameaça devastadora à vida que se manisfesta em toda a parte, povoando-o sistemática e continuamente, de forma que se torna destruída com rapidez, produzindo terríveis danos emocionais e psíquicos para toda a Humanidade.

De igual maneira, há quem se refira às terríveis pandemias do passado que foram vencidas pela Ciência, não devendo causar espanto as que atualmente são identificadas.

Desejamos referir-nos à impotência humana, presunçosa, que se propõe tornar a vida feliz e não conseguiu evitar o surgimento de novos males que açoitam a sociedade.

As religiões, na sua quase totalidade, lutando pelo proselitismo e pelos benefícios disso decorrentes, têm-se esquecido do ser humano – sua meta, seu fanal1 – para preocupar-se com estatísticas retumbantes e lucros injustificáveis, permanecendo indiferentes aos acontecimentos graves que assinalam estes terríveis dias do Senhor!

Há uma quase generalizada indiferença ante as ocorrências perturbadoras que impactam por um momento, para logo serem substituídas por outras notícias mais aparvalhantes, gerando uma certa acomodação, parecendo demonstrar a impossibilidade de alterar-se a paisagem de angústia e desespero que toma conta da Terra em agonia...

O Espiritismo, porém, chegou em momento próprio para convidar os Espíritos encarnados e desencarnados a reflexões graves a respeito dos compromissos que todos assumiram com as Divinas Leis, a respeito dos valores éticos que devem permanecer governando os destinos.

As informações iluminativas, trazidas em linguagem clara, nos seus conteúdos insofismáveis, têm por finalidade despertar as consciências a orientar os sentimentos na direção do Bem e da Verdade, de modo que se possam mobilizar com denodo, a fim de modificar as lamentáveis ocorrências ameaçadoras.

As comunicações espirituais, produzidas nas mais diversas partes do orbe, são unânimes em assinalar este momento de transição, conclamando ao despertamento para a responsabilidade de todos, no que diz respeito à Nova Era que será instaurada após a grande transição que se opera.

Não é, pois, de estranhar-se a soma dos acontecimentos afligentes, desde que Jesus a eles se referiu com clareza meridiana, considerando o primarismo moral e emocional no qual preferem manter-se os indivíduos da imensa mole humana.

Após haverem chegado ao Orbe os missionários do amor e da compaixão, do dever e da caridade, do conhecimento e da beleza, do pensamento e da fé, tentando orientar as mentes no rumo da imortalidade inevitável, após Ele próprio haver estado entre nós, outra alternativa não existe exceto o chamamento pela dor, de forma a facultar a compreensão compulsória dos deveres de todos em relação ao Excelso Amor.

Como ninguém pode deter a marcha do progresso, que é inestancável, todos aqueles que se lhe constituem obstáculo ou motivo de escândalo, pedras de tropeços, após advertidos inúmeras vezes, serão transferidos compulsoriamente para esferas mais primitivas de evolução, nas quais recomeçarão o processo iluminativo sob os acúleos pungentes da aflição.

Conforme ocorreu na Terra, nos seus primórdios do processo evolutivo, quando recebeu a grande legião de emigrados espirituais de outra dimensão, verdadeiros Luciferes das narrações bíblicas por sua teimosa resistência aos Códigos Divinos, também chega o momento em que os rebeldes terrestres seguirão a novos planetas, onde projetarão o conhecimento de que são portadores, a braços com as feridas morais que conduzirão no íntimo, até a cicatrização que se dará, credenciando-os ao retorno à pátria de origem, de onde se afastaram por um expressivo período.

Simultaneamente, a fim de tornarem estes dias menos dolorosos, pois que se assim prosseguirem, afirmam as Escrituras (Marcos XIII – O sermão profético de Jesus), não se poderia suportá-los, descem às sombras terrestres novas legiões de emigrantes espirituais, que deverão promover os sentimentos morais, a par dos avanços da cultura, das ciências, das artes, da tecnologia já existentes e por conseguir-se, construindo uma nova sociedade mais benigna e justa.

Neste grave trânsito de mundo de provas e de expiações para mundo de regeneração, a felicidade também vem desenhando perspectivas de esperança e de paz, aquinhoando os Espíritos fiéis com bem-estar, saúde e resistência para superar as investidas do mal que ainda teima em permanecer nas paisagens íntimas, tanto quanto aquelas que procedem de outrem, do mundo exterior...

A soberba do ser humano, porém, é-lhe também adversário cruel, porque, mantendo-o na ignorância a respeito dos elevados deveres que lhe cumpre desempenhar, impede-o de desenvolver-se espiritualmente, avançando pela senda do progresso conforme seria de desejar, de modo que atingisse os níveis de lucidez que o capacitariam à legítima compreensão da finalidade existencial na Terra.

Bloqueando-se pelo orgulho desmedido, mergulhado na vã loucura do materialismo, ele pensa poder a tudo explicar através das suas concepções ousadas, mas pobres de significado, atravessando as horas do rio do tempo na frágil embarcação da ignorância da realidade.

Quando se lhe acerca o fenômeno biológico da morte, seja pela idade avançada ou através de enfermidades desgastantes, ou mesmo por tragédias não desejadas, não mais dispõe de oportunidade para refazer o caminho, para instalar novos conceitos no imo e renovar-se mediante a elevação espiritual que lhe diz respeito.

Eis por que as profundas e incomparáveis lições do Evangelho de Jesus constituem, ainda hoje, e especialmente nestes dias, a mais avançada proposta psicoterapêutica preventiva e curadora de que se tem notícia para os males da psique, os tormentos da emoção, os desgastes do corpo, oferecendo os recursos hábeis para o encontro da razão de existir, dos motivos próprios para lutar e dos instrumentos específicos para aplicação imediata nas circunstâncias que se defrontem...

Emergem de suas páginas os ensinamentos notáveis da compaixão e da misericórdia, do amor e do perdão, da disciplina e da ordem, do dever e da responsabilidade, trabalhando os materiais que constituem os alicerces do inconsciente à aceitação de novos elementos com os quais serão construídos os pilotis da atualidade consciente.

Jesus, na sua linguagem figurativa, refere-se à Nova Jerusalém, àquela de natureza eterna que um dia albergará toda a sociedade terrestre, na Pátria além do corpo, mas oferecendo também a perspectiva em favor de uma existência feliz na trajetória orgânica, na condição de degrau de ascenção por onde todos os Espíritos alcançarão os patamares elevados da Imortalidade.

Já se encontram, pois, na Terra, incontáveis preparadores da nova sociedade do futuro, envergando a vestimenta carnal, despertando atenção para a sua capacidade de compreensão da vida e de comportamento ora infantil, impondo a necessidade de uma nova pscicopedagogia para os conduzir, despertando o interesse e a atenção dos mais renitentes negadores do Espírito, de modo que, de imediato, haja lugar para a instalação do Reino de Deus nas mentes e nos corações afervorados à verdade.

Nos cataclismas que vergastam a Natureza e a sociedade terrestre, apresentam-se igualmente as bênçãos da renovação moral do planeta e dos seus habitantes, que se deverão utilizar dos inestimáveis produtos da inteligência ao seu alcance, para tornar a vida mais exequível e mais digna entre todas as criaturas: vegetais, animais e humanas.

A grandeza deste momento está na dicotomia da destruição do mal e da construção do bem, nas ocorrências calamitosas e edificantes, das quais resultará o amanhecer da Era de paz e de felicidade relativas que serão convites estimulantes para a conquista da plenitude sem jaça e de sabor eterno ao alcance de quem a desejar.




FREQUENTE UMA CASA ESPÍRITA,

QUER RESPOSTAS?

ENCONTRE-AS NO LIVRO DOS ESPIRITOS .




GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA
- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM




Nenhum comentário:

Postar um comentário