Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2016

ESTUDO EVANGÉLICO 57 - LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - TEMA: #EM HONRA DA LIBERDADE

ESTUDO EVANGÉLICO

Livro: Palavras de Vida Eterna

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

ESTUDO 57
EM HONRA DA LIBERDADE

"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilizas, segundo a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo o Cristo." - Paulo. (Colossenses, 2:8.)

Fomos todos criados para viver em plenitude e a vinda de Jesus ao planeta teve como finalidade oferecer aos homens os padrões de vivência para que alcancemos esse objetivo.

O clímax do processo evolutivo encerra toda a saga da autoconquista, todo o trabalho perseverante do Espírito Imortal pela renovação moral e aquisição de valores que o engrandeçam e o libertem das inferioridades. A evolução, bem o sabemos, é empreendimento de longo curso, que não se alcança de improviso. Pede o esforço incessante de libertação dos atavismos em caminhada ascendente, rumo ao Pai.

Por isso, as metas reais da existência deverão ser aquelas que facultem harmonia, a perfeita identificação das necessidades espirituais com os propósitos evangélicos.

O apelo de Emmanuel, no tema em estudo, vem reforçar a necessidade do cuidado diante dos percalços, dos desvios que podemos encontrar nessa caminhada. Alerta-nos a fim de que não nos deixemos envolver pelas circunstâncias negativas, incompatíveis com o progresso e elevação; pelos convites menos dignos, que conduzem ao pessimismo; pelas armadilhas de interesses inconfessáveis, que nos desviam da verdade, situações muito comuns e perfeitamente justificadas em conseqüência do estado atual de moralidade do planeta. Além disso, devemos examinar a própria fragilidade, pois nossas limitações intelecto morais, as paixões ainda existentes em nosso mundo íntimo nos tornam suscetíveis aos enganos e às ilusões; nos fazem sintonizar com aqueles que nos chegam de outra procedência, levando-nos à indisciplina e à estagnação, comprometendo a marcha.

Em "Convites da Vida" o espírito Joanna de Angelis traz reflexões bastante oportunas, reforçando todos estes raciocínios, recomendando "a vigilância regular e incessante" pois nem sempre as urdiduras do caminho, os interesses dos adversários do Bem mostram a sua periculosidade na aparência. Podem se fazer sutis, agradáveis, vencendo as resistências; surgem muitas vezes discretamente produzindo simpatia; aqui se apresentam comedidos causando interesse; ali se mostram enlevantes, conseguindo receptividade que vão seduzindo paulatinamente, etc.

O preço a pagar para quem se deixa enredar, seja por ignorância, seja por comodismo ou por interesse, é sempre muito alto e penoso. 

"Acompanhando-os, ..., não te farás senão presa deles, fâmulo desditoso das idéias desequilibradas que emitem, no temerário propósito de se anteporem ao próprio Deus.



Querem escravos para os sistemas falaciosos que mentalizam, quando Jesus deseja te faças livre para a conquista da própria felicidade."

Em honra da liberdade necessária ao progresso conclui Emmanuel:



"Acautela-te no trato com todos os que tudo te pedem, no campo da independência espiritual, limitando-te a capacidade de sentir e pensar, empreender e construir, porquanto, em nos fazendo tributários da falsa glória em que se encasulam, relegam-nos a existência a planos de subnível, quando o Cristo de Deus, tudo nos dando em amor e sabedoria, nos ampliou a emoção e o conhecimento, a iniciativa e o trabalho, convertendo-nos em filhos emancipados da Criação, para que tenhamos não apenas a vida, mas Vida Santificada e Abundante."

Bibliografia:

Xavier, Francisco Cândido. "Palavras de Vida Eterna: Em Honra da Liberdade". Ditado pelo Espírito Emmanuel. CEC. 17a ed. Uberaba, MG. 1992.

Franco, Divaldo Pereira. "Rumos Libertadores: Em Vigília Constante". Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Livraria Espírita "Alvorada" Editora. 2ª ed. Salvador, BA. 1988.

Franco, Divaldo Pereira. "Rumos Libertadores: Dor, Tentação e Perseverança". Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Livraria Espírita "Alvorada" Editora. 2ª ed. Salvador, BA. 1988.

Franco, Divaldo Pereira. "Convites da Vida: Convite à Vigilância". Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Livraria Espírita "Alvorada" Editora. 4ª ed. Salvador, BA. 1988.

Iracema Linhares Giorgini

Abril / 2006

Centro Espírita Batuira
cebatuira@cebatuira.org.br


Ribeirão Preto (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário