De conversa em conversa, de jornal em jornal, de
noticiário em noticiário, de televisão em televisão, ultimamente a palavra mais
utilizada é a CRISE, como representação da nossa realidade social, nacional e
mundial. Questionam-se soluções, efectuam-se fóruns mundiais em busca de uma
saída, no entanto, a solução encontra-se bem longe dos dirigentes mundiais.
Veja o que a Doutrina Espírita tem a dizer sobre esta matéria.
Desde tempos imemoriais que o homem objectivou como
meta para sobreviver, ter êxito e sentir-se bem, alcançar o poder, nos seus
imensos meandros. Ora é o marido déspota que almeja dominar a esposa e família,
ora o negociante inescrupuloso que busca o poder no seu pé de meia avantajado,
ora o político local que procura tirar partido da sua posição social, ora os
políticos a nível nacional, ora esta ou aquela classe com mais ou menos
capacidade de exercer “lobby” em favor do seu espírito corporativo, enfim, este
“modus operandi”, é prática corrente desde tempos imemoriais.
O ser humano foi evoluindo tecnologicamente, rompeu os
céus em naves espaciais, criou tecnologia de ponta que mata com precisão em
questão de metros, que corrige problemas orgânicos com instrumentos quase
microscópicos, rompeu as barreiras de comunicações com as várias gerações de
telemóveis, está a adentrar a área da nanotecnologia, no entanto, em termos
morais, o Homem mantém uma moralidade muito primitiva, onde o seu ego predomina
sobre tudo, levando uma vida materialista, sem qualquer horizonte existencial “post
mortem”.
Num processo de auto-fascinação, o ser humano vê-se
como todo-poderoso, ao ponto de poder matar, invadir terrenos alheios, roubar,
manipular, mentir, humilhar, dominar, esquecendo-se de que em breve, o seu
corpo físico será sepultado, e que a vida continua no mundo espiritual, onde
terá de se enfrentar com a sua consciência.
Assim sendo, e após 1857, em que a pesquisa espírita
matou a morte, demonstrando à saciedade a imortalidade do Espírito, a
comunicabilidade dos espíritos, a reencarnação e a pluralidade dos mundos
habitados, aquilo que as religiões tradicionais mostravam como crenças, passou
a estar demonstrado cientificamente, pela ciência espírita.
Quando o Homem descobrir a sua imortalidade e a
reencarnação, mudará a sua atitude, consciente de que todo o erro cometido reverterá
contra si, em forma de dor física ou moral.
Modernamente, universidades pelo mundo inteiro,
cientistas e pesquisadores não espíritas, têm vindo a comprovar as assertivas
espíritas, no sentido de que tudo aponta para que a vida continue após a morte
do corpo de carne, tamanhas são essas evidências.
Não serão os fóruns mundiais, pejados de dirigentes
corruptos, comprometidos uns com os outros, materialistas, egoístas, que
resolverão o problema social que estamos a viver, mas somente uma mudança de
atitude interior de todos nós – fazer ao próximo o que gostarias que te
fizessem (Jesus de Nazaré) – alterará o espectro mundial de crise, que é
essencialmente crise de valores, crise de moralidade, crise de ética, crise de
honestidade.
O Espiritismo é a doutrina do optimismo, mostrando ao
Homem que, o nosso futuro será cada vez mais brilhante e, que a solução dos
problemas, passa pela transformação íntima de cada um, sem se preocupar em
mudar os demais. Com essa consciência espiritual que o Homem terá, da sua
imortalidade, da realidade da reencarnação, ele tornar-se-á um ecologista da
alma, lavando os sentimentos na prática diária da caridade, tornando-se assim
melhor e, tornando melhor os que o rodeiam, bem como o espaço físico com o qual
interage.
Já os espíritos superiores referem que, a humanidade
tem o livre-arbítrio, mas que a evolução é o seu fim inevitável, podendo ser
efectuada voluntariamente, pelo Amor, ou coercivamente, pela dor. Cabe a cada
um de nós escolher o caminho do nosso futuro, dentro da assertiva de Jesus de
que «a semeadura é livre mas a acolheita é obrigatória».
Bibliografia:
- Kardec, Allan – O Livro dos Espíritos
- O Evangelho Segundo o Espiritismo
- www.adeportugal.org – Curso Básico de Espiritismo
Publicado por José Lucas
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