Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

FIDELIDADE A KARDEC


Walter de Moraes Fontes

“Quanto a mim, este é o meu concerto:
Diz o Senhor: o meu espírito está sobre ti e as minhas palavras, que pus na tua boca não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, desde agora e por todo o sempre.“ Isaias: 59:21

O concerto, a aliança, a que desde Moisés os Profetas se referiam, era o pacto de fidelidade e de respeito ao ensino que eles recebiam dos espíritos e transmitiam ao povo.

O profeta Isaias, médium psicofônico, vidente e clarividente, desde a sua puberdade, várias vezes citado por Jesus, recomendava ao povo cautela quanto à evocação dos mortos, não como proibição, mas para que aquilatassem se as revelações dos manifestantes não se desviavam dos princípios que Jeová lhes transmitiu, precatando-se assim contra a falsidade e a contradição.

Fazia tal advertência porque o povo passou a ser influenciado pelas crendices místicas e pelas superstições introduzidas no seu meio pelos invasores Assírios, afeitos à idolatria, à crendice e à magia.

Isaias era um austero defensor do Javismo, a Nova Revelação, nascida da extraordinária mediunidade de Moisés, que se opunha à herança das crendices mágicas do passado dos hebreus e das que os influenciaram no Egito onde se mantiveram como autênticos escravos reduzidos a condições humilhantes durante mais de quatro séculos. (Ex.12:40)

Emmanuel, pela psicografia do nosso saudoso Chico Xavier, referindo-se às formas primitivas da mediunidade que geraram as crendices populares acerca da origem dos males e das formas mágicas que supostamente poderiam afastá-los, as conceitua como “mediunismo”.

O “mediunismo”, forma rudimentar da manifestação mediúnica, misturava as estranhas e até então inexplicáveis manifestações espirituais, quase sempre provocadas por entidades de condição atrasada, às primitivas práticas religiosas, às simplórias crenças populares e às superstições milenares.

Afinal, como declaram os sociólogos, os antropólogos, os arqueólogos e pesquisadores: das experiências primitivas da magia e da mística é que surgiram as primeiras formulações religiosas.

Como ressalta Kardec, o Espiritismo não pode ser confundido, nem encarado, menos ainda misturado ou agregado às milenares superstições criadas pelas empíricas formulações religiosas, resultantes do “mediunismo”, segundo o conceito de Emmanuel.

Como adverte Kardec, ao abordar o tema dos Caracteres da Doutrina, no livro A GÊNESE:

“O Espiritismo fez derrocar o império do maravilhoso e do sobrenatural, fonte da maior parte das superstições”.

As práticas e crenças supersticiosas, aceitas pela crendice em supostos favores materiais que se pretendem obter dos espíritos (normalmente zombeteiros), representam um retrocesso evolutivo que, já ao tempo de Isaias, há mais de 2600 anos, eram condenadas.

O móvel de tais condutas é o apego do homem aos interesses mundanos e o seu desejo de vencer com maior facilidade e inexistente segurança, pela proteção espiritual oferecida por espíritos de condição inferior.

Inadvertido, o homem entrega-se ao atavismo da religiosidade mágica e por fanatismo serve-se do “mediunismo” irresponsável, obtendo, quase sempre o que quer ouvir, mas obtêm, somente, a palavra da mistificação de espíritos que zombam da sua credulidade, como adverte Kardec. (LM. -XXIIV- Nota).

Erasto, discípulo de Paulo, que o ajudou na escrita das Epístolas em Corinto, onde exercia o cargo de administrador da Cidade, participando da elaboração do Livro dos Médiuns, escreveu a seguinte instrução:

“Os médiuns levianos e pouco sérios atraem espíritos da mesma natureza, por isso suas comunicações se mostram cheias de banalidades, frivolidades, idéias truncadas, não raro muito heterodoxas,” - contrárias à Doutrina. (LM. 230).

Assevera Kardec: os que: “Buscam um espírito qualquer” – aventuram-se à obsessão - “diversos foram punidos da presunção de se julgarem bastante fortes –” com anos de obsessão de toda a espécie, pelas mais ridículas mistificações e por uma fascinação tenaz – e pelas mais cruéis decepções.”

Desconsiderando os ensinos de Kardec surpreendemos com tristeza alguns médiuns mal informados ensinando a través de suposta aula de espiritismo para jovens os “segredos do zodíaco”, sem ter lido o seu Livro sobre A Gênese.

No capítulo V de A Gênese (12) acentua Kardec – que foi professor de astronomia como Prof. Rivail -:

“Os agrupamentos – de estrelas e astros - aos quais foi dado o nome de constelações, não são senão aparentes amontoados, causados pelo seu afastamento; suas figuras são efeito de perspectiva... para se distinguirem têm recebido nomes como: Leão, Touro, Gêmeos, Capricórnio, etc. A crença na influência das constelações, sobretudo aquelas que constituem os doze signos do zodíaco provém da idéia associada aos nomes que elas receberam.”

Abdicando da sua natural seriedade no trato dos assuntos espíritas, arremata como a irônica observação de que, se em vez de “... Leão tivesse sido denominada ( constelação) jumento ou ovelha, certamente lhe teria sido atribuída uma influência totalmente diversa.”

Não foi a leviandade, a presunção, a fascinação que os espíritos nos ensinaram pela psicografia dos missionários médiuns que ajudaram o Prof. Rivail a registrar as leis da vida espiritual, mas o estudo sério da doutrina que puseram na nossa consciência.

Utilizando a linguagem de Isaias, anote-se que “o nosso concerto com os Abnegados Espíritos que nos legaram a Abençoada Doutrina Codificada por Kardec é o de que “o espírito de suas palavras não se desviarão , nem da tua boca, nem da tua posteridade”.

Tratando da Perpetuidade do Espiritismo na Revista Espírita de fevereiro de 1865, declarou Kardec: “O Espiritismo é inamoldável – indeformável – e não se afastará da verdade.”

Fidelidade a Kardec é o nosso concerto.


“INFORMAÇÃO”:
REVISTA ESPÍRITA MENSAL
ANO XXXIV N° 400
JANEIRO 2010
Publicada pelo Grupo Espírita “Casa do Caminho” -
Redação:
Rua Souza Caldas, 343 - Fone: (11) 2764-5700
Correspondência:
Cx Postal: 45.307 - Ag. Vl. Mariana/São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário