Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

*ESTUDO EVANGÉLICO*

*Livro: Palavras de Vida Eterna*

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

*ESTUDO 63*


*Êxito*

*"Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." - Jesus. (João, 15:7.)*

O Evangelho traz orientação segura quanto aos objetivos e finalidades de nossas buscas e lutas. Em determinados momentos é tão explícito que não há como não entender. Quando Jesus ensina, "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça; tudo o mais vos será dado por acréscimo", e "Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito", não deixa dúvida. A preocupação primeira de todo homem deverá ser a de buscar os valores do Espírito, estes têm prioridade sobre tudo o mais. No entanto, agindo em flagrante antagonismo aos preceitos evangélicos fazemos exatamente o contrário empregamos recursos, oportunidades, tempo e força quase que unicamente na busca do êxito material, na conquista de valores efêmeros, transitórios. Buscamos os acréscimos, o tudo mais e relegamos ao segundo plano ou deixamos de lado a parte mais importante, a busca de valores para a formação do caráter e de aperfeiçoamento próprio. Ressalta Emmanuel1, que mesmo quando temos a intenção de realizar o Bem, o fazemos sob condições: "a execução de negócios imaginários, a aquisição de poder, a posse de ouro fácil ou a chegada de prêmios fortuitos...".

É necessário nos dispormos à revisão e reajuste de conceitos para retomarmos a tarefa de edificação que nos assegure o acesso a níveis superiores de evolução.

Conforme explica Emmanuel1"o nosso problema não é de ganhar para fazer, mas de fazer para ganhar" pois, a colheita jamais precede a sementeira. Traz o exemplo do Mestre como o conquistador de maior êxito do mundo que "não recebeu heranças, não governou princípios políticos, não escreveu livros e nem se enfileirou entre os maiorais de sua época", que se ausentou do mundo como um perdedor, no entanto, permanece tempo afora luarizando mentes e corações em trajetória ascendente, rumo ao Pai.

Se hoje, em nosso estado de ignorância e inferioridade, não sabemos pedir e solicitamos determinados favores, a satisfação de caprichos próprios que nem sempre podem ser atendidos porque serviriam à manutenção de vícios, do comodismo, da indolência, etc., alcançaremos época em que todos os nossos pedidos serão integralmente atendidos "porquanto teremos penetrado no sentido de cada coisa e a finalidade de cada circunstância2", quando tendo aprendido a observar plenamente as leis divinas nos tornamos aptos a pedir o que for justo e bom.

Conclui Emmanuel1: "Sirvamos ao bem, simplificando o caminho, de vez que a vitória real é a vitória de todos, convictos de que não precisamos gastar as possibilidades da existência em expectativa e tensão, porquanto, se estivermos em Cristo, tudo quanto de que necessitamos será feito em nosso favor, no momento oportuno."

*Bibliografia:*

1. Xavier, Francisco Cândido. "Palavras de Vida Eterna: Êxito". Ditado pelo Espírito Emmanuel. CEC. 17a ed. Uberaba, MG. 1992.

2. Xavier, Francisco Cândido. "Pão Nosso: Sigamos Até Lá". Ditado pelo Espírito Emmanuel. FEB. 23ª ed. Rio de Janeiro, RJ. 2003.

*Iracema Linhares Giorgini*
Novembro / 2006

Centro Espírita Batuira
cebatuira@cebatuira.org.br
Ribeirão Preto (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário