Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Palestra
Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www. irc-espiritismo.org.br






Tema: Emancipação da Alma (Sonhos, Desdobramentos, etc.)

Palestrante: Altivo
Pamphiro

Rio de Janeiro



 Organizadores da Palestra:

Moderador: "Dejavu" (nick: |Moderador|)
"Médium digitador": "jaja" (nick: Altivo_Pamphiro)


Oração Inicial:

Senhor Jesus, novamente reunidos em teu nome, solicitamos ao Teu coração generoso e amigo, que nos sustente, ampare e nos fortaleça no cumprimento das tarefas que abraçamos em Tua seara. Envolve a todos nós neste momento, principalmente ao companheiro que conduzirá nossos raciocínios através da palavra amiga. Que seja em Teu nome, Senhor, em nome dos amigos espirituais, mas sobretudo em nome de Deus que solicitamos a abertura da nossa reunião de estudos desta noite. Que assim seja!

Considerações Iniciais do Palestrante:

A Emancipação da Alma é um estado particular do espírito obtido durante o sono físico ou, no caso, dos médiuns, um estado em que estes se libertam parcialmente do corpo físico permitindo, por esse modo, um contato com o mundo invisível. Obtém-se essa emancipação através dos passes magnéticos ou pelo próprio movimento da alma, isto é, ela mesma se desprende e se coloca junto aos espíritos.  (t)


Perguntas/Respostas:

<|Moderador|> [1] Altivo, por que algumas pessoas raramente lembram de seus sonhos? (Meu caso) É por que não sonham?

As pessoas que não lembram dos sonhos não têm uma facilidade para registrá-los no cérebro físico.  Fica apenas registrado no cérebro do perispírito.  Digo cérebro do perispírito para um melhor entendimento.  Agora, quando você recorda dos detalhes dos sonhos é porque você tem uma particular predisposição cerebral para registros. O fato de não lembrarmos dos sonhos não significa que não tenhamos sonhado, ou seja, vivemos uma vida no plano espiritual e não recordamos. (t)

<|Moderador|> [2] Pessoas que sonham com freqüência...vêem pessoas na casa...levantam e conversam...como isso se explica?

É justamente o fato de você, como espírito, ir aos lugares de sua preferência. Você vai numa casa, em espírito, e ali vê as pessoas que moram naquela casa. Você pode também ir a lugares públicos, como praças, ruas, etc. Neste caso, você não terá um sinal particular, isto é, verá as coisas como se vêem na rua de um modo bem geral. (t)

<|Moderador|> [3] Irmão Altivo , como você explica a interação relativa a aplicação dos passes magnéticos em torno de nossas estruturas espirituais possibilitando que o nosso corpo perispiritual possa se afastar do corpo físico através do processo emancipatório?

Quando você aplica o passe magnético, você provoca um desligamento parcial do corpo e do espírito. Isto faz com que, por um processo ainda não devidamente explicado, ou entendido, haja este afastamento do corpo espiritual do corpo físico. Essas descobertas foram analisadas por um inglês chamado Braid. Ele aplicava passes e verificou que, em certas pessoas, os passes provocavam o sono magnético e depois um estado particular de hipnose. O que se sabe através de Mesmer é que o sono magnético é provocado pelo passe dado por espíritos ou por encarnados, provocando este estado de emancipação. (t)

<|Moderador|> [4] Gostaríamos de saber até que ponto o sonho pode atingir o físico? Ou seja, o real?

Não existe, a rigor, uma medida. O que se sabe é que, em alguns casos de liberdade do espírito, este passa por situações que ficam profundamente gravadas no cérebro. Vou contar um caso pessoal: há muitos anos, participei de um socorro espiritual dado a uma pessoa obsedada louca mesmo. Isto que vou relatar foi durante o sono físico. No processo de socorro, esta pessoa batia-me nos olhos com suas mãos que eram muito grandes. Eu a conhecia encarnada. Ao acordar, passei um ou dois dias com profunda dor nos olhos, como se eles estivessem, realmente, edemaciados. Posso dizer, então, que foi uma situação bem particular, mas tenho passado por outras situações menos agressivas que também influenciaram meu corpo. Situações de socorro médico, de participação em locais que visitei, espiritualmente, etc. E que me recordei. (t)

<|Moderador|> [5] Todos os sonhos são o desprendimento do espírito do corpo físico ou alguns sonhos podem simplesmente ser projeções do inconsciente?

A maior parte dos sonhos se passam entre espíritos. O que sei por parte do plano espiritual é que mesmo quando você projeta seu inconsciente, você vai em busca de uma situação de um parceiro, ou de uma circunstância que caracteriza o seu desejo íntimo. Assim, a projeção do seu inconsciente leva você para o lugar que deseja. (t)

<|Moderador|> [6] Boa Noite. Minha pergunta diz respeito aos sonhos com pessoas já desencarnadas. Por que eu não consigo sonhar com parentes e amigos que já partiram pouco tempo depois do desencarne? Às vezes, acontece o sonho somente um ano depois. Qual o motivo que me bloqueia minha capacidade de sonhar com eles e me lembrar disso?

Muitas vezes, você esteve com a pessoa, mas não recorda. Eu mesmo tenho a mãe falecida há 9 anos e tive poucos sonhos com ela, embora tenha percebido sua presença inúmeras vezes ao meu lado. Agora, você recorde que só os sonhos que atinjam profundamente nosso cérebro físico é que recordamos. (t)

<|Moderador|> [7] Porque as vezes, quando sonhamos parece que entramos num estado entre o sono e a realidade?

O desprendimento do espírito do corpo vai ocorrendo aos poucos e por isso ficamos entre dois mundos um mundo real, material, e o mundo que vamos visitar. (t)

<|Moderador|> [8] O desdobramento é perigoso? Pode algum desencarnado nos "molestar", e até nos "matar", durante este estado? O cordão fuídico que nos prende ao corpo físico pode ser rompido durante a emancipação? É verdade que quando saímos do corpo há o perigo de não voltarmos mais?

O desdobramento não é perigoso a partir do momento em que oramos e contamos com a proteção dos benfeitores espirituais. Quando você sai do corpo e em sua casa não há uma proteção fluídica, você pode ter o corpo molestado por um espírito que entrou na sua casa. Mas, o comum é você voltar logo para o corpo, uma vez que você se sente prejudicado. Neste caso, o espírito apenas incomodará. Mas, há casos em que o espírito tem um grande ascendente sobre aquele que dorme e então este se aproveitará deste ascendente para fazer o que bem entender. É o caso dos grandes pesadelos. Não há na literatura específica casos registrados de pessoas morrerem por conta desta influenciação durante o sono, embora, muitas vezes, as pessoas tenham se sentido muitíssimo mal quando perseguidas por um espírito. No livro "Entre a Terra e o Céu" de André Luiz, temos um exemplo muito interessante de um grupo de pessoas que viviam uma realidade no corpo físico e outra no corpo espiritual. (t)

<|Moderador|> [9] Existe algum momento em que pode se passar do sonho para desdobramento vou vice-versa?

Sim. Você pode começar a ver um espírito no estado de sonho e depois seguir com ele para mais longe dando início a um processo de desdobramento. Será um momento em que seu espírito precisará ficar bem longe do corpo. Este momento é o do desdobramento. (t)

<|Moderador|> [10] Como se processa o desdobramento no mundo espiritual, existe sonho em relação aos espíritos desencarnados?

Sim. O mesmo sentido dado quando falei no sonambulismo e hipnotismo. O espírito, a partir de um momento, ele aprofunda o seu desligamento e começa a colocar o seu corpo espiritual que, juntamente com suas recordações mentais, forma o que se chama de um estado entre o sono, o desdobramento e a vida dos espíritos. Nesse caso, você, como espírito, projeta seus sentimentos e vai em busca dos seus parceiros ou amigos. Também você pode entender desse modo: O espírito deixa seu corpo perispiritual descansando e sai com sua projeção mental. (t)

<|Moderador|> [11] As pessoas que têm problemas de insônia. Isto pode significar que elas são por demais ligadas às coisas materiais? Mesmo existindo problemas neurológicos, esse problema pode retardar o desligamento do espírito após o seu desencarne?

Entendo que a insônia pode ter suas causas físicas. No caso da dificuldade espiritual, o espírito está realmente muito preocupado com alguma coisa, impedindo o descanso físico, como por exemplo nas nossas grandes preocupações. No caso das pessoas com problemas neurológicos, temos que distinguir se o problema é provacional ou apenas um problema do próprio espírito. Quando é provacional, o corpo é que é o doente o espírito tão logo se veja liberto das amarras físicas, esquece e nada mais sente. O corpo doente fica de lado e o espírito liberto voa para onde quiser. Mas quando é o espírito o doente, este carrega consigo todas as suas marcas dolorosas e assim ele tem dificuldades para se desprender, para dormir e não consegue ter nem um sono, nem um desprendimento tranqüilo, uma vez que ele é um grande doente da alma. (t)

<|Moderador|> [12] Quando entramos numa espécie de transe, como fazemos para ter o controle e conseguir voltar?

Somente a vontade pode fazê-lo. Mas, é preciso uma vontade forte e esperar algum tempo para podermos voltar. Este tempo nos parece, às vezes, muito longo, mas na verdade é um tempo bem pequeno nos padrões terrenos Yvonne Pereira, no livro "Recordações da Mediunidade" fala de uma experiência que ela passou durante um desdobramento em que ela mesma provocou e que depois não sabia como voltar e somente após muitas preces a Dr. Bezerra de Menezes é que ela o viu aproximar-se e num simples passe magnético colocou-a novamente no corpo. (t)

<|Moderador|> [13] Amigo Altivo, por que é importante a emancipação da alma? Para que serve?

A emancipação da alma é uma oportunidade que o espírito tem para "descansar" das opressões próprias da matéria. Somente desse modo o espírito enfrenta as suas múltiplas obrigações e se sente amparado nos seus momentos de sofrimento, dores, etc. (t)

<|Moderador|> [14] Não entendi direito a diferença entre sonho e desdobramento.

No desdobramento, o corpo espiritual se liberta inteiramente do corpo físico e vive a vida de espírito. No sono físico, o espírito não se afasta muito do corpo e assim ele é capaz de passar para o cérebro físico as recordações do que vê. A rigor, há horas que, realmente, fica difícil fazer a distinção entre os dois estados. (t)

<|Moderador|> [15] Quando se tem pesadelos, terríveis, com pessoas negativas, tem a ver com sintonia com um plano inferior no dia a dia acordado?

Sim, quando você se liga àquela pessoa ou àquelas situações. Mas você pode também estar em processo de auxílio a ela ou mesmo estar vendo como simples participante como ela vive em espírito. (t)

<|Moderador|> [16] Quando entro em transe, tenho dificuldades de voltar não consigo movimentar meu corpo, e fico desesperada! Posso evitar isso? Por que quando começo a entrar nesse tipo de transe, pareço estar muito dopada?

Seu espírito realmente sai do ambiente físico. É como se fosse um desejo muito grande de desligar-se de alguma coisa. Deve você recordar que certamente seus interesses maiores estão no mundo dos espíritos. Daí, suas dificuldades.  Mas você recorde o exemplo dado por Yvonne Pereira. Ore muito para o seu guia ou a um bom espírito. (t)

<|Moderador|> [17] Poderia conceituar animismo e a influência deste nos desdobramentos, se há?

O animismo significa a comunicação do próprio espírito e não como muitas pessoas pensam um estado de mistificação. No animismo, o espírito realmente se liberta do corpo e pode se comunicar, ele mesmo, como espírito imortal que é. Na mistificação fica claro que a pessoa só está fazendo alguma coisa para enganar o próximo. Pode-se então entender que o espírito quer sair do corpo, determina-se a isso e o consegue com alguma experiência. Na mistificação ele não tem real interesse em sair do corpo. (t)

<|Moderador|> [18] Irmão, até que ponto podemos ter certeza de estarmos realmente nos encontrando com entes queridos desencarnados em determinados sonhos? Como pode-se diferenciar um simples sonho de um encontro? Como podemos saber ao acordar se tivemos um sonho ou se foi um desdobramento?

Realmente não há outra medida senão a certeza íntima que temos ao acordarmos que estivemos com alguém. Por outro lado, temos alguns outros referenciais, como vermos pessoas que não conhecemos, situações diferentes das nossas habituais e ainda devemos entender que há muitos momentos de apoio espiritual. É quando os desdobramentos trazem características de suavidade, de beleza que não são habituais no nosso cotidiano. (t)

<|Moderador|> [19] boa noite ! podem os mentores fixar a recordação de uma conversa mantida durante o "sonho" no cérebro do espirito fazendo com que nos lembremos ao acordar ?

Sim, desde que isto tenha importância para o encarnado André Luiz é pródigo em informações neste sentido.  E nós mesmos temos muitas vezes o apoio, o ensino dos guias quando num sonho ou num desdobramento nos recordamos de uma única situação parecendo que aquela situação tem a ver com a nossa necessidade de informação. (t)

Considerações finais do Palestrante:

Espero que as noções de desdobramento e de sonhos tragam para todos a noção exata de que temos uma vida espiritual vivenciada quando dormimos e que esta vida não pode ser esquecida por nós quando estamos em vigília. Assim, tenhamos um bom dia para termos uma boa noite. Deus nos abençoe!! (t)

Oração Final:

Senhor Jesus, agradecidos estamos por mais esta oportunidade de aprendizado, através deste meio de comunicação. Que possamos sempre estarmos sintonizados com Teu coração amigo, que nos sustenta , ampara e fortalece no dia a dia de nossas jornadas. Que possamos nos despedir em paz, rogando mais uma vez que a Tua bondade nos envolva hoje e sempre. Que seja em Teu nome, mas acima de tudo em nome de Deus, que encerramos nossa reunião de estudos desta noite. Que assim seja!





Nenhum comentário:

Postar um comentário