Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

COMO IMPULSIONAR NOSSO ESPÍRITO EM DIREÇÃO À LUZ?



Há dois mil anos, Jesus veio e nos ensinou muitas coisas.  Por exemplo, que a nossa vida é para sempre, que somos imortais. Mas para vivenciarmos bem essa vida infinita, temos que nos preparar, melhorando-nos para trilharmos o melhor caminho, o caminho do bem e caminharmos em direção ao Criador que é a fonte do bem-estar perene e de todas as virtudes.  Para isso devemos exercitar realmente o Amor verdadeiro. Emmanuel nos diz que “O Espírito nunca se dirigirá a Deus, sem o aprimoramento e sem a sublimação de si próprio”.
Antes e depois de Jesus, Sócrates, Confúcio, Francisco de Assis, Gandhi, Madre Theresa de Calcutá, Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Chico Xavier e tantos outros também nos alertavam com suas próprias vidas e seus dignificantes exemplos de que só o caminho do bem nos leva à verdadeira felicidade. Quantos de nós vivemos nessas épocas passadas, e os espíritas sabem disso, mas ouvimos, ouvimos e ouvimos, achamos bonito e não praticamos.
Continuamos praticando somente o que nos interessa e isto nem sempre é para o bem de todos, mas, sim, para o nosso bem particular. Isto é, deixando o egoísmo sempre em primeiro lugar.
(Jesus nos alertava que o egoísmo velho prejudica o acolhimento das verdades celestes no coração do homem).
“Procuramos a felicidade nas coisas perecíveis, nas ilusões do mundo sujeitas às mesmas instabilidades, ou seja, nos gozos materiais, passageiros, em vez de buscá-la nos gozos da alma (que é imortal) e que constituem uma antecipação das alegrias  celestes. Em vez de buscar a paz do coração, única felicidade verdadeira neste mundo, ele procura com avidez tudo o que é inseguro e que pode agitá-lo e perturbá-lo.
E, coisa curiosa, parece criar de propósito os tormentos, que só a ele cabia evitar.” (Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. 5 VI )
A felicidade verdadeira exige UMA MUDANÇA DE DENTRO PARA FORA, sendo necessário identificar e eliminar os sentimentos negativos, como o orgulho e o egoísmo.
(E como diz Kardec – é preciso destruir em si próprio a causa que traz o mal).  Vigiar, diz Jesus, pensamentos, atos e palavras. A pergunta 919 de O Livro dos Espíritos tem a receita para a nossa melhora, a melhora íntima imprescindível à evolução de cada um.
E a pergunta 909 diz o porquê de não melhorarmos; faltanos esforço, e às vezes um pequeno esforço. Isto é, faltanos apenas querer de verdade!! 
Necessário se faz, ainda, julgarmos a nós próprios, ignorar os defeitos alheios, perdoar, acabar com a maledicência, exercitar a caridade, anular as ofensas.
Nosso modelo e guia é Jesus, que há dois mil anos veio nos mostrar a melhor forma de caminhar, de nos aperfeiçoar, ensinandonos para isto a amar a Deus e aos nossos irmãos como a nós mesmos. Muitas vezes, a dor nos bate à porta. TRATA  SE DE UM ALERTA DE QUE ALGO EM NÓS NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A JUSTIÇA DIVINA.
São ocasiões que nos oportunizam para melhorias mais intensas, mas, para isso, precisamos despertar como despertaram Madalena, o apóstolo Paulo, para o Evangelho e Zaqueu para o valor das riquezas espirituais.
É hora de não apenas vermos, ouvirmos, admirarmos, mas, acima de tudo, praticarmos o que é certo. O homem não tem consciência plena do bem enquanto não o exercitar na pratica.  Praticar a justiça, a lealdade, a honestidade, o amor, a bondade, o perdão, a compreensão, a paciência, a solidariedade, a fé verdadeira.  Assim não apenas erguemos os nossos olhos para o Alto, mas estaremos por nossas atitudes positivas impulsionando os nossos espíritos em direção à luz e à evolução; à  verdadeira paz e felicidade, alicerçadas no bem e no amor.
SEM MUDANÇAS NÃO HAVERÁ O PROGRESSO.
Pe. Eustáquio em mensagem nos diz – “estamos informados de que o Universo é percorrido pelo fluxo divino do Amor Infinito, mas para atraí-lo é indispensável que a mente e o coração da criatura estejam em sintonia com o amor que domina todos os ângulos da vida, porque a lei do amor é tão matemática como a lei da gravitação.
É imprescindível que nossa alma se mostre em condições de receber-lhe o Toque Sublime... E É PRECISO QUE NOS DISPONHAMOS A FAZER DA PRÓPRIA  VIDA  UM CANAL DE MANIFESTAÇÃO CONSTANTE DO BEM (da verdadeira paz e felicidade).
A canalização deve estar bem disposta e bem limpa. Em vista disso, É NECESSÁRIO QUE TODAS AS ATITUDES EM DESACORDO COM A LEI DO AMOR SEJAM EXTIRPADAS DE NOSSA EXISTÊNCIA.“ (do Livro Instruções Psicofônicas, Chico Xavier).



“O momento maior
do amor é quando ele sai
do sentir para começar a realizar.”

Jairo Capasso


O ARAUTO
ANO XV – Nº 87 – NOVEMBRO/DEZEMBRO – 2011
PUBLICAÇÃO BIMESTRAL

ÓRGÃO OFICIAL DA USE – INTERMUNICIPAL DE PIRACICABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário