Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO PARA SER ÚTIL

GEZIEL ANDRADE

É muito ilustrativa, para efeito didático, a criativa fábula da vaca e do porco, por mostrar-nos a importância de sermos úteis ao próximo, empregando os nossos recursos enquanto ainda estamos na vida material.
Diz a fábula que um porco aproximou-se de uma vaca e desabafou:
— Dona vaca, eu forneço, depois de morto, à semelhança de você, todas as partes do meu corpo para a alimentação e o benefício dos homens.
Entretanto, não desfruto no meio deles do mesmo respeito e prestígio. Você chega a ser considerada no meio de muitos deles uma verdadeira deusa sagrada. Não consigo entender o porquê dessa discriminação injusta!
A vaca, depois de refletir um pouco sobre o assunto, falou calmamente:
— Talvez, meu amigo, o meu prestígio junto aos homens decorra do fato de eu ser útil a eles, enquanto estou viva. Eu forneço-lhe, diariamente, em vida, o meu leite para a alimentação humana. Assim, os meus recursos geram inúmeros benefícios diários e não são doados e utilizados apenas após a minha morte.
Ouvindo isso, o porco fez uma expressão de quem acabara de ouvir uma grande asneira. Então, baixando a cabeça, encerrou o assunto e voltou a cuidar exclusivamente de si mesmo, acumulando recursos valiosos, mas para serem utilizados pelos outros apenas depois da sua morte.
A CONSISTÊNCIA COM AS LIÇÕES ESPÍRITAS
Allan Kardec, no Capítulo XIII de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, estimula-nos a sermos úteis e a fazermos o bem ao próximo, construindo um mundo mais fraterno:
“Aquele que deseja sinceramente tornar-se útil para os seus irmãos, encontra mil ocasiões de fazê-lo.
Que as procure e as encontrará.
Se não for de uma maneira, será de outra, pois não há uma só pessoa, no livre gozo de suas faculdades, que não possa prestar algum serviço, dar uma consolação, amenizar um sofrimento físico ou moral, tomar uma providência útil. Na falta de dinheiro, não dispõe cada qual do seu esforço, do seu tempo, do seu repouso, para oferecer um pouco aos outros?”
O Espírito Emmanuel, no Capítulo 82 do livro FONTE VIVA, psicografado por Chico Xavier, mostra-nos os benefícios de sermos úteis aos outros: “A criatura que serve pelo prazer de ser útil progride sempre e encontra mil recursos dentro de si mesma, na solução de todos os problemas.”
O Espírito André Luiz, no Capítulo 7 do livro AGENDA CRISTÃ, psicografado por Chico Xavier, orienta-nos a dedicar a oração inclusive àqueles que cuidam apenas de si mesmos:
“Ajude, com a sua oração, a todos os irmãos que jamais encontram tempo ou recursos para serem úteis a alguém, e que somente cooperam na torre de marfim do personalismo, sem lhe descerem os degraus para colaborar com os outros.”
A EDUCAÇÃO ESPÍRITA VOLTADA AO SER ÚTIL AO PRÓXIMO
A educação espírita prepara-nos, com seus ensinos filosóficos, religiosos e morais, para sermos úteis ao próximo.
Assim, fazemos o bem e colaboramos com o bem-estar alheio, praticando a fraternidade e a solidariedade e expandindo a alegria e a felicidade.
Dessa forma, atendemos ao ensino contido na Questão 643 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS: “Fazer o bem não é apenas ser caridoso, mas ser útil na medida do possível, sempre que o auxílio se faça necessário”.
Além disso, a educação espírita nos ensina a seguir os exemplos de Jesus e a tê-lo como guia e modelo.
Adicionalmente, nos leva a praticar as condutas amorosas e fraternas exemplificadas por Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier e muitos outros espíritas, estimulando-nos ao exercício do ser útil na família, no trabalho e na vida em sociedade, para a edificação do bem de todos.
Com o desenvolvimento do espírito fraterno e solidário, somos úteis e agimos em benefício dos que nos cercam, sem exigir reconhecimento, gratidão ou retribuição.
Com essa prestação de serviço útil e desinteressado ao próximo, praticamos e vemos ser difundidas as virtudes da fraternidade e da solidariedade, que efetivamente melhoram o relacionamento e a convivência na sociedade.
Além disso, sendo úteis ao próximo, não só acumulamos simpatia, méritos morais e tesouros espirituais, mas principalmente damos o bom exemplo para a edificação de uma forma de vida mais aprimorada e para a melhoria e a transformação moral da sociedade.
Portanto, sejamos úteis aos outros em todos os momentos de nossa convivência e relacionamento, engrandecendo o ambiente em que atuamos.
Com a educação espírita fazendo parte de nossa vida, estamos sempre dispostos a prestar, espontaneamente, auxílio útil, fraterno e generoso aos semelhantes, empregando os recursos que já dispomos neste momento para espalhar o bem-estar, a alegria e a felicidade e para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos.


FONTE: JORNAL TERRA AZUL, n.º 48.

INFORMAÇÃO”:
REVISTA ESPÍRITA MENSAL
ANO XXXIII N° 387
DEZEMBRO 2008
Publicada pelo Grupo Espírita “Casa do Caminho” -
Correspondência:

Cx. Postal: 45.307 - Ag. Vl. Mariana/São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário