Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

EMMANUEL RESPONDE COMO DEVE SER O TRABALHO NA CASA ESPÍRITA?


LENDO PARA VOCÊ


1) Como deve ser o trabalho na casa espírita?
Num templo, espírita-cristão, é razoável anotar que TODO TRABALHO e ação de conjunto. Cada companheiro é indicado à tarefa precisa; cada qual assume a feição de peça particular na engrenagem do Serviço, sem cuja cooperação os mecanismos do bem não funcionam em harmonia.
2) O que observar em nosso tra­balho?
INDISPENSÁVEL APAGAR‑NOS PELO BRILHO DA OBRA.
Na aplicação da eletricidade, congregam-se implementos diversos, mas interessa, acima de tudo, a produ­ção da força, e, no aproveitamento da força, a grande usina é um espetáculo de grandeza, mas não desenvolve todo o concurso de que é suscetível, sem a tomada simples. Necessário, assim, saibamos reconhecer por nós mesmos o que seja essencial a FAZER PELO RENDIMENTO DIGNO DA ATIVI­DADE GERAL.
3) E quanto ao comportamento do voluntário?
Orientando ou colaborando, em determinadas ocasiões, A REALIZA­ÇÃO MAIS IMPORTANTE que se nos pede é o esclarecimento temperado de gentileza, a indicação paciente e clara da verdade ao ânimo do obreiro me­nos acordado, na edificação espiritual.
Noutros instantes, a OBRIGAÇÃO MAIS VALIOSA que as circunstân­cias nos solicitam é o entendimento com uma criança, a conversação fraternal com um doente, a limpeza de um móvel ou a condução de um fardo pequenino. IMPRESCINDÍVEL, PORÉM, desempenhar semelhantes incumbências, sem derramar o ácido da queixa e sem azedar o sentimento na aversão sistemática.
IRRITAR‑SE ALGUÉM, NO EXER­CÍCIO DAS BOAS OBRAS É O MES­MO QUE RECHEAR O PÃO COM CINZAS.
Administrar amparando e obede­cer, efetuando o melhor! ...Em tudo, compreender que O MODO MAIS EFICIENTE DE PEDIR É TRABALHAR e que O ROCESSO MAIS JUSTO DE RECOMENDAR É FAZER, mas trabalhar e fazer, sem tristeza e sem revolta, entendendo que benfeitorias e providências são recursos preciosos para nós mesmos.
4) Suas conclusões finais sobre o nosso trabalho na casa espírita.
EM TODAS AS EMPRESAS DO BEM, SOMOS COMPLEMENTOS NATURAIS UNS DOS OUTROS.
O Universo é sustentado na base da equipe.
Uma constelação é família de sóis. Um átomo é agregado de partículas. Nenhum de nós procure destaque injustificável. Na direção ou na su­balternidade, baste-nos o privilégio de cumprir o dever que a vida nos as­sinala, discernindo e elucidando, mas AUXILIANDO E AMANDO SEMPRE. O coração, motor da vida orgânica, trabalha oculto e Deus, que é para nós o Anônimo Divino, palpita em cada ser, sem jamais individualizar-se na luz do bem.


(Respostas de Emmanuel, de reda­ção extraída pelo Jornal O Arauto no Livro da Esperança (Lição 69)

Nenhum comentário:

Postar um comentário