Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ALTERAÇÕES NA TERRA


ALTERAÇÕES NA TERRA


O vigoroso desenvolvimento das ciências no século XIX, particularmente da Astronomia e da Geologia, levou à identificação de fenômenos que se processavam em tempo extremamente longo quando comparado à duração normal da vida humana.

Assim, por exemplo, a luz que nos chega das estrelas viajou, não raro, milhares de séculos até atingir nossos olhos e, na Terra, os períodos geológicos alongaram-se por centenas de milhões de anos. Nosso planeta, além dos movimentos de rotação e translação, cujos efeitos percebemos claramente, possui outros, bem mais demorados (a precessão dos equinócios, por exemplo, se completa em aproximadamente 26.000 anos) e que por isso não têm suas conseqüências percebidas por nós.

As tradições dos povos antigos mencionam, por vezes, inundações ou secas de intensidade incomum que afetaram profundamente a existência ou até a sobrevivência das comunidades que as experimentaram, atribuindo-as, compreensivelmente, à ira de Deus (ou dos deuses).

A Doutrina Espírita esclarece que tudo no Universo obedece a leis sábias e justas, pelo que mudanças climáticas ou geológicas, com suas conseqüências sobre vida, têm sempre um fim útil. Assim, tanto as glaciações, que em épocas diversas cobriram de gelo extensas regiões do planeta, ou a erupção de vulcões, que causam mortes e expulsam as populações de certas áreas, estão nesse caso.

Ao estudar esta questão em “A Gênese”, Allan Kardec lembra ser improvável a ocorrência de novas alterações de grande porte em nosso orbe (como o erguimento de uma cadeia de montanhas, por exemplo), dada a estabilização de suas camadas estruturais, prosseguindo, contudo, a possibilidade de se verificarem perturbações localizadas, mais ou menos intensas e de duração relativamente curta.

Ele observa também que, conforme esclareceram os benfeitores espirituais, as turbulências a serem ainda enfrentadas teriam, sobretudo, caráter moral, sendo causadas pelo próprio homem. E, realmente, desde que tais coisas foram escritas, conflitos numerosos e de extensão variada, por vezes terrivelmente dolorosos como as duas guerras mundiais, e ideologias diversas, algumas das quais pregando a exclusão e a violência, agitaram a humanidade trazendo lhe imenso sofrimento.

A Doutrina Espírita nos informa que tais fatos são típicos de um planeta de expiações e provas como o nosso, onde o meio hostil e a convivência difícil se acham em consonância com o egoísmo e a agressividade ainda tão presentes entre nós. Devemos reconhecer, por outro lado, que dessas experiências amargas resultam inegáveis benefícios, não só no campo tecnológico mas, igualmente, em termos de aperfeiçoamento das leis e instituições. Basta lembrar, a propósito, que o racismo praticado em vários países e sobretudo pelo regime nazista, até meados do século passado, hoje constitui crime em todas as legislações, enquanto a “religião oficial”, ou o materialismo, no caso dos Estados comunistas, foram substituídos pela liberdade de consciência.

Na verdade, o progresso é uma lei divina e no futuro, certamente, a Terra será a morada feliz de individualidades já espiritualizadas, onde o ambiente livre de extremos e abalos refletirá a paz e o amor reinantes nos corações.

“A Gênese” (capítulo 9).


D. Villela



GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA - WHATSAPP E TELEGRAM
16 9 97935920 - 31 8786-7389

Nenhum comentário:

Postar um comentário