Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

“VINDE A MIM...”


“VINDE A MIM...”

(Mateus, 11: 28-30; Lucas, 10: 23-24)

Ayrton Xavier

Fazia um mês da saída de Cafarnaum (a “Cidade do Consolador”), coração da
Galiléia, terra das bem-aventuranças do Cristo, onde havia reunido os doze, Levi Mateus o último deles...

A travessia da Samaria, buscando o caminho dos vales entre as montanhas, passara ao largo do Tabor e de Nazaré, e já o clima ameno da Galiléia se transformava no cheiro seco de outono, nas pedregosas estradas samaritanas.

Para acompanhar a “Marcha da Paz”, no ritmo do Mestre, e chegar a Jerusalém a tempo da festa dos Tabernáculos, era preciso seguir a passos firmes. O Filho do Homem não tinha toca nem ninho, nem pedra onde repousar a cabeça. Era preciso anunciar o Reino de Deus; que os mortos sepultassem seus mortos.

Não havia a hora da despedida. Quem quisesse juntar-se à marcha, seria como o lavrador que, tendo lançado mão do arado nem mais olharia para trás, ou não estaria apto a lavrar a terra do Reino de Deus.

As primeiras palavras de Jesus, na caminhada, tinham o peso de profecias sobre cidades que desapareceriam na poeira dos tempos. Depois de testemunharem tantos prodígios, guardavam com frieza a memória das bênçãos recebidas: Corazim, Betsaida e a própria Cafarnaum.

A má recepção, previsível, aos precursores, João e Tiago, já na primeira aldeia da Samaria, avivara a chama de amor no coração do Mestre. Não viera para perder, antes salvar as almas.

Os setenta e dois da Galiléia, enviados à frente da caravana, poucos obreiros para o tamanho do campo a semear, haviam partido como cordeiros em meio a lobos, sem levar bolsa nem alforge, nem sandálias na bagagem. Em silêncio, pressurosos, avançavam, sondando casas onde entrar, para anunciar a Paz.

Percorrido todo o Vale do Siquém, a vista do poente por detrás do Monte Garizim, voltariam depois os discípulos, então cercados por mais de 400 novos caminheiros entusiastas e muita gente do povo.

Traziam rostos de alegria, não por haverem submetido espíritos rebeldes, mas por saberem-se inscritos nas cortes celestiais.

A emoção contagiara a todos, naquela marcha de homens de roupas brancas. Levantando, então, a mão direita, o Mestre convidou a que se sentassem ao seu redor, em um trecho da descida para Jericó em que a curva da estrada formava um anfiteatro natural, entre pequeno bosque de sicômoros e flores amarelas ao chão.

Os olhos do Mestre pareciam procurar o brilho de cada olhar, o sorriso em cada rosto – ele também sorrindo – quando começou a falar ao Pai, em voz alta: “Pai, Senhor do céu e da terra, como te glorifico por haveres revelado o caminho de Teu Reino a esses pequeninos, enquanto o trazes oculto aos ditos sábios e entendidos!”

“De Ti recebi as revelações que vim trazer ao mundo. Escolheste a mim como mensageiro da Tua palavra e ninguém conhece Teu rosto, que não Teu Filho e aqueles a quem ele o tenha revelado...”

Parecia que sua presença abraçava a pequena assembléia; muitos choravam, outros deitavam sobre a relva cansados da caminhada, outros mais se apoiavam sobre os companheiros ao lado. Foi, então, que, cheio de ternura, desceu os olhos sobre eles, de mãos estendidas, a dizer: “Vinde a mim, vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Vinde comigo, pois meu jugo é suave, e o meu fardo é leve...”

Voltando-se então, particularmente, para os discípulos, lhes disse: “Felizes os olhos que vêem o que vedes, pois nem muitos dos profetas e reis, que tanto o ansiaram, o viram e nem ouviram o que vós ouvis!”

Foi quando um doutor da Lei, que a tudo assistia, ao provocá-lo, deu motivo a que narrasse a parábola do bom samaritano, como se, naquela mesma estrada, o personagem da história houvesse acolhido o viandante caído.



“O lar é o santuário em que a bondade de Deus te situa. Dentro dele, nos fios da consangüinidade, recebes o teu primeiro mandato de serviço cristão.”
“Família” Emmanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário