Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

LIVRO É NOTÍCIA MENSAGENS DE ALÉM-TÚMULO


Desde sua fundação, em 10 de dezembro de 1997, o Centro de Documentação Espírita do Ceará (Cedec) vem lutando para que o passado do Espiritismo possa ser conhecido pelas gerações do presente e do futuro. Esses esforços têm se mostrado sobretudo através da imprensa espírita, pela qual o Cedec divulga o resultado de seu trabalho em reportagens e artigos fundamentados por documentos raros que, quase sempre, são descobertos em gavetas de instituições centenárias ou em bibliotecas e outros centros para pesquisa.

Imbuído desse mesmo espírito de preservação histórica, o Centro de Documentação Espírita do Ceará publicou “Mensagens de além-túmulo”, livro no qual homenageia o saudoso Francisco Cândido Xavier.

A ideia de escrever o livro surgiu depois que o professor Ary Bezerra Leite descobriu, durante pesquisa que realizava nos arquivos de um jornal local chamado “O Povo”, uma série de reportagens sobre o médium Chico Xavier que o vespertino havia reproduzido do jornal “O Globo” em 1935. Foi assim que a equipe composta pelos pesquisadores Luciano Klein Filho, Marcus Venícius Monteiro e Rogério Silva tomaram conhecimento das impressões do jornalista Clementino de Alencar sobre o Mineiro do Século. Clementino deixou o Rio de Janeiro rumo à pequenina Pedro Leopoldo, no interior de Minas, para colher informações que resultaram numa longa reportagem – seguramente a primeira de âmbito nacional publicada por um jornal leigo – sobre um jovem humilde por cujas mãos pessoas que já haviam deixado a Terra escreviam páginas falando sobre a vida observada sob o prisma do mais além, muitas delas figuras de destaque na literatura de língua portuguesa. Alguns desses literatos tiveram suas produções poéticas reunidas num livro, então lançado, de nome “Parnaso de Além-Túmulo”, obra que balançou os alicerces da incredulidade de muitos intelectuais da época, merecendo o reconhecimento público de outros vultos ilustres ainda no plano físico, como o presidente da Academia Brasileira de Letras, jornalista e escritor Humberto de Campos, que pouco tempo depois, já desencarnado, prefaciaria a edição futura do mesmo livro, tornando se, ainda, parceiro do médium em 12 outras obras, publicadas pela Federação Espírita Brasileira.

“Para a consecução deste trabalho montamos uma equipe, sintonizada com a idéia. (...) O grupo realizou pesquisa em diversos livros, atualizou a ortografia, organizou os capítulos e as notas de rodapé. No intuito de enriquecermos a obra, conseguimos fotografias da época, inclusive algumas nunca publicadas, obtidas dos arquivos do jornal ‘O Globo’” – explica Luciano Klein Filho, na parte inicial do livro.

Um dos momentos curiosos da ampla reportagem, que se desdobrou em consecutivos números do jornal, é a narrativa de Clementino sobre o seu primeiro encontro com o jovem médium, ocorrido na casa do coletor Maurício Azevedo.

“(...) timidamente, uma cabeça, quase risonha, quase assustada, surge à porta.

– Pronto, doutor...

– Entre, Chico Xavier.

Ele atende. Está agora à nossa frente, encostado à parede, evidentemente embaraçado diante daquela cara estranha e daqueles olhos curiosos. Não traz chapéu nem gravata e todo o seu traje é um atestado de pobreza. É moreno, de um moreno carregado, e tem cabelos muito negros, compridos, crespos. Baixo, compleição forte. Caboclo.

Mas no físico, não na expressão. Esta é de estranha humildade e doçura. Com o sorriso leve que mostra agora, seu rosto tem até um ar de ingenuidade” – conta o repórter.

O livro tem 27 capítulos, que estão distribuídos em 196 páginas, onde se encontram ainda fac-símiles dos jornais da época.

Ao final, há uma relação das obras recebidas pela mediunidade de Chico e um cronológico com os fatos que mais marcaram os seus 92 anos de existência física.

“Mensagens de além-túmulo” é um lançamento da Madras Editora, em parceria com a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário