Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

UM SENTIMENTO DE DOCE ESPERANÇA



 A aparição do filho Daniel trouxe novos alentos ao coração de Franz Liszt e veio consolidar a sua crença na imortalidade da alma e confirmar ainda a comunicabilidade dos Espíritos e de como estes interagem com o plano físico. Também foi uma prova de que as almas não permanecem na imobilidade, em contemplação ad aeternum da obra Divina, o que desmente ou esclarece sobre a secular sentença “descanse em paz”.

Para ele, a morte perdera o seu sentido de imobilidade e o seu aspecto aterrador, como senhora absoluta do desconhecido além da fronteira física. Vivesse ele em nosso tempo e é certo que teria empregado a conclusiva frase do nosso saudoso amigo e professor Deolindo Amorim (1906-1984), afirmativa esta que repetia sempre: “O Espiritismo decretou a morte da morte”.

Assim, ciente da sobrevivência da alma, e de que estas estão continuamente conosco, segundo a Lei de afinidades, Liszt resolve render uma homenagem póstuma ao amigo Richard Wagner através de uma Ode. Um conhecido, sabedor da intenção do músico, pergunta se não lhe trazia pesar a lembrança do dedicado amigo, uma leve amargura ou sentimento similar. Liszt, possuído de uma lúcida serenidade, observa:

“Não se justificam o temor, a amargura e, por isso, quero dar à morte um sentido de doce esperança”. Com mais esta valiosa interpretação sobre o fenômeno evolutivo, determinismo do qual ninguém escapa, Liszt divulga o princípio da imortalidade, da continuidade da vida.

Viver, para ele, era como fazer um curso preparatório para morrer, para transpor a grande barreira vibratória que divide os dois mundos. Era sentir-se como um hóspede em trânsito por este mundo rumando para um outro ainda melhor, e é isto que se depreende de suas palavras quando dialogava com uma amiga: “Estou preparado para a grande viagem. Estou disposto a subir no vagão do céu quando Deus assim o quiser”. Vale destacar que Liszt fez esta declaração em plena lucidez e gozando de perfeita saúde, e mais ainda: estava no auge da fama, com todos os ventos favoráveis a uma vida feliz. Um depoimento oportuno e valioso feito por quem não se deixava dominar pela influência da matéria, uma prova do seu desapego aos tesouros perecíveis que o ladrão rouba e a traça corrói.

E por falar em bens materiais, que nunca entraram no quadro de interesses do grande compositor, relatamos pequena ocorrência que teve lugar num teatro lírico de Paris, numa fria noite de inverno. Liszt, em companhia de amigos, fora prestigiar a estréia de uma determinada Ópera e para se sentir mais à vontade deixou o seu belo casaco de veludo em determinado local destinado à guarda de objetos para depois pegá-lo.


Terminado o espetáculo, vai em busca do valioso casaco e não o encontra. Os amigos o observam, aguardando uma reação contrária, uma explosão de raiva, de descontentamento. E qual não foi a surpresa ao ouvirem do prejudicado, sem qualquer revolta ou indignação, esta explicação para o ocorrido: “Passarei frio por alguns instantes, pois retorno a casa onde me agasalharei devidamente e onde me espera uma cálida lareira. Mas, quem levou o casaco, vinha sofrendo frio há bastante tempo. Agora está bem agasalhado e livre da pneumonia”. Esta atitude cristã nos lembra a recomendação do Mestre Jesus quando disse: “Se alguém te tomar a túnica, da-lhe também o manto”. E, assim, colhemos mais uma preciosidade, mais uma jóia de fino valor no garimpo da fraternidade onde trabalhou Liszt.

Logo estaremos com Franz Liszt, ouvindo suas ponderações, seus motivos para estudar teologia e tornar-se sacerdote católico, pendor que ele trazia desde vidas passadas.


Giovanni Scognamillo


SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA - WHATSAPP E TELEGRAM
16 9 97935920 - 31 8786-7389

Nenhum comentário:

Postar um comentário